Com o fim de 2024 se aproximando, clientes da categoria Azul Diamante devem ficar atentos ao prazo para emissão de um dos principais benefícios, a Passagem Cortesia. O benefício, que permite levar um acompanhante em voos domésticos sem custo adicional pelo bilhete, está disponível apenas até o dia 31 de dezembro de 2024.
Como Funciona a Passagem Cortesia Azul Diamante
A Passagem Cortesia concede ao cliente Azul Diamante dois trechos cortesia por ano, podendo ser ida ou ida e volta no mesmo localizador. Ele poderá ser utilizado por qualquer acompanhante em todos voos operados pela Azul no Brasil.
Para aproveitar, é necessário adquirir um bilhete pago, sendo que o acompanhante pagará apenas as taxas de embarque correspondentes. Ou seja, a partir das mudanças na política da companhia para a passagem cortesia no início do ano, não é mais possível realizar a emissão da passagem do titular com pontos.
Como Emitir a Passagem Cortesia
A emissão da passagem cortesia deve ser feita exclusivamente pelo app da Azul. Confira o passo a passo:
- Acesse o app Azul;
- Faça procura pela passagem de interesse e selecione pelo menos dois passageiros para seguir a compra;
- Na tela de seleção do número de viajantes, irá aparecer para seleção uma opção ‘Quero levar um passageiro cortesia’;
- Selecione a opção para aplicar o benefício da cortesia para o acompanhante;
- No final do processo, o sistema somará as taxas de embarque do segundo passageiro ao valor total.
Requisitos e Regras para Uso
Antes de planejar o resgate da cortesia, fique atento às regras:
- O benefício é válido apenas para classe econômica, exceto as classes tarifárias “Y”, “A” e “B”.
- Voos operados pela Azul Conecta não tem direito a emissão do benefício.
- É necessário que o acompanhante viaje no mesmo voo que o titular (não é permitido viajar em trechos diferentes).
Mudanças no regulamento em 2024
Como comentado inicialmente, a Azul alterou a política de benefícios da Passagem Cortesia em fevereiro deste ano. O regulamento desagradou a maioria dos clientes com status Diamente, especialmente por alguns pontos em destaque, abaixo:
- Emissões de Passagem Cortesia somente podem ser efetuadas pelo app da Azul. Não é mais possível realizar tais emissões via call center.
- A emissão da cortesia do acompanhante obrigatoriamente deve ser feita junto a compra da passagem do titular. Anteriormente, era possível efetuar a emissão de uma cortesia retroativa a compra da passagem do titular.
- As emissões devem ser feitas mediante pagamento não sendo mais possível utilizar emissão em pontos.
Tome Nota
O status Azul Diamante é atualizado no final do ano civil, ou seja, em 31 de dezembro de 2024. Por isso, a Passagem Cortesia precisa ser emitida até esta data. Caso não seja feita a emissão, o benefício é perdido. No entanto, caso o cliente mantenha sua qualificação Diamante em 2025, ele terá novamente direito ao benefício para o próximo ciclo de ano. s
Aqueles que planejam viagens ainda este ano devem considerar aproveitar o benefício, especialmente em trechos mais cobiçados. No entanto, é importante avaliar as tarifas, já que o regulamento exige que o bilhete seja pago integralmente em dinheiro. Este é um ponto interessante de se comentar. As emissões pela Azul sofreram um reajuste considerável. Confesso que esta bem difícil encontrar boas emissões para destinos como Fernando de Noronha, Lençóis Maranhenses, Bonito, Amazonas, entre outros destinos.
No entanto, por se tratar de um benefício cortesia, qualquer emissão regular que o cliente costume fazer, pode se tornar válida. Então, fique atendo e não perca o prazo. Aliás, fica a dica ao leitor: não deixe para última hora!
Para Saber Mais
Clique aqui para conferir outras publicações sobre o programa Azul Fidelidade no Pontos Pra Voar.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.