Turkish Airlines anunciou um acordo com a Boeing para a compra de 75 aeronaves wide-body da família 787, entre 2029 e 2034, como parte de seu plano estratégico “Vision 2033” para expandir a frota e aumentar a eficiência operacional em rotas de longo e curto alcance.
A Turkish Airlines firmou um acordo com a Boeing para a aquisição de 75 aeronaves wide-body da família 787, incluindo os modelos 787-9 e 787-10. O pedido contempla 50 aeronaves firmes e 25 opções, com entregas previstas entre 2029 e 2034.
Aquisição de aeronaves de curto e longo alcance
A expansão da frota também inclui negociações para a compra de até 150 aeronaves 737-8/10 MAX, entre pedidos firmes e opções, cuja aquisição depende do fechamento de acordo com o fabricante de motores CFM International. Paralelamente, a Turkish Airlines continua em tratativas com Rolls-Royce e GE Aerospace para o fornecimento de motores das aeronaves wide-body.
A companhia opera atualmente mais de 200 aeronaves Boeing, incluindo modelos 787-9, 777, 737 MAX, Next-Generation 737 e cargueiros 777. A introdução do 787-10 ampliará a capacidade de passageiros e cargas, com uma eficiência de combustível cerca de 25% superior à das gerações anteriores. Os novos 737 MAX reforçarão a flexibilidade operacional em rotas de curta e média distância.
Plano estratégico “Vision 2033”
A expansão faz parte do plano estratégico “Vision 2033”, que marca o centenário da companhia. O objetivo é aumentar a frota para mais de 800 aeronaves, elevando a proporção de aviões de nova geração para 90% até 2033 e 100% em 2035, com crescimento anual médio projetado de 6%.
O aumento da frota de 787 Dreamliners deve fortalecer a operação de longo alcance, especialmente em rotas para Estados Unidos, África, Sudeste Asiático e Oriente Médio. Já os 737 MAX permitirão maior eficiência e versatilidade em trajetos regionais, consolidando Istambul como hub estratégico para transporte de passageiros e cargas.
“Este acordo histórico representa muito mais do que um aumento na frota. É um reflexo da nossa liderança no setor, bem como da nossa dedicação à inovação e à excelência operacional. A adição dessas avançadas aeronaves Boeing à nossa frota não só aumentará nossas capacidades operacionais, como também se tornará um elemento significativo para apoiar a Visão 2033 da Turkish Airlines de expandir nossa frota para 800 aeronaves” comentou o Presidente do Conselho e do Comitê Executivo da Turkish Airlines, Prof. Ahmet Bolat
Relações comerciais e cooperação internacional
O acordo reforça a parceria histórica entre a Turkish Airlines e a Boeing, que se estende por mais de 80 anos. Segundo a CEO da Boeing Commercial Airplanes, Stephanie Pope, a empresa continuará apoiando a expansão operacional da companhia turca.
“É uma honra para nós que a Turkish Airlines tenha escolhido mais uma vez o 787 Dreamliner e o 737 MAX para impulsionar seu crescimento futuro. Como parceiros orgulhosos da Türkiye e da indústria de aviação turca há 80 anos, esperamos continuar apoiando a Turkish Airlines à medida que expande suas operações e proporciona experiências excepcionais aos seus passageiros” disse CEO da Boeing.
A Turkish Airlines destaca que a ampliação da frota permitirá aumentar a capacidade operacional, reduzir custos e oferecer maior conectividade em rotas internacionais, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento do setor aéreo e turístico na Turquia.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





