Quando você pensa em turismo na Jamaica, o que vem logo em sua cabeça? Reggae, Bob Marley? Se foi isso, preciso te contar: A Jamaica é o destino perfeito para quem curte as águas clarinhas do Caribe.
Em julho deste ano, fiz uma passagem rápida pelo país, confesso que não desbravei o muito, no entanto curti bastante os dias que estive por lá e vou dividir aqui algumas dicas pra você que está pensando em viajar pra lá ou se nunca pensou, pelo menos ficar com vontade.
Aqui você encontra:
Localização
A Jamaica é a terceira maior ilha do Caribe e, apesar de não fazer fronteira com nenhum país, ela fica muito próxima de Cuba.
Turismo na Jamaica
Se você está planejando fazer turismo na Jamaica, aqui mostro algumas informações básicas sobre o país.
Como Chegar
A Jamaica conta com dois aeroportos que recebem voos internacionais: o da capital Kingston (KIN) e o de Montego Bay (MBJ). Voando do Brasil a melhor opção é a Copa, via Panamá, ou então alguma companhia americana, via Estados Unidos (atente-se que para esse caso será necessário visto americano).
Eu cheguei saindo do Brasil porém meu próximo destino era Miami. Voei de American Airlines de MBJ a Miami em um voo de aproximadamente 1:30 min. Paguei 9.000 milhas Smiles, no entanto as taxas eram bem caras, pouco mais de R$ 500 por pessoa.
Quando Ir
Por estar localizada no Caribe, na Jamaica é calor o ano todo, porém no verão, de junho e novembro a temperatura é mais quente e o clima úmido e por isso as chuvas podem ser mais frequentes. Lembrando que esta também é a temporada de furacões no Caribe. Não quer dizer que sempre tem, mas você precisa saber desta informação antes de ir.
Já no inverno, de dezembro a meados de maio, as temperaturas são mais amenas e o clima mais seco. Por isso é a alta temporada, quando tudo fica mais cheio e mais caro.
A minha viagem foi no final de julho e estava realmente muito quente. Choveu apenas no dia que eu cheguei e apesar da previsão marcar chuva todos os dias, não peguei mais nenhum dia chuvoso.
Sobre a água do mar, acho que foi a mais quente que entrei em toda minha vida. Pra quem não gosta de entrar no mar quando a água está muito gelada, a Jamaica é a melhor pedida.
Onde se Hospedar
Onde se hospedar vai depender muito do estilo de viagem que você deseja fazer. Há muitas opções de resort all inclusive, mas na minha opinião, se sua ideia é só curtir o hotel, vá para Punta Cana, pois a Jamaica tem muitos lugares para visitar.
Embora a capital Kingston seja um dos meios de chegada ao país, não recomendo ficar por lá, pois além de não ter muitas atrações, é bastante perigosa.
As melhores regiões para se hospedar são Montego Bay, Ocho Rios e Negril.
Montego Bay
É onde a maioria dos resorts all inclusive estão. Além disso, ficar entre Negril e Ocho Rios, pode ser estratégico se hospedar ali quem pretende explorar ambas.
Ocho Rios
Para quem gosta de aventuras, essa região não pode passar despercebida. O local conta com muitos rios e cachoeiras. É onde estão a maioria das atrações do país.
Negril
Quem escolhe se hospedar em Negril, tem duas opções de experiência: se hospedar em algum hotel ou resort pé na areia ou então na parte dos cliffs, que estão localizados na ponta da ilha. Nesta parte há diversos hotéis onde você pode pular das pedras direto no mar. Negril foi minha opção de hospedagem, me hospedei em um hotel pé na areia na famosa Seven Miles Beach.
Como se Locomover
Por ser de colonização britânica, a mão inglesa é utilizada no país, logo, alugar um carro, embora seja uma boa opção, pode ser um pouco mais complicado para quem não estiver familiarizado em dirigir no lado oposto ao nosso.
O taxi é uma boa opção para se locomover. Foi como me locomovi lá dentro. Bastava solicitar para o hotel chamar. Nas saídas das atrações haviam taxis disponíveis. Não se esqueça de combinar o preço antes e tentar aquela negociada básica.
Moeda
Apesar do Dólar Jamaicano ser a moeda oficial, o dólar americano é muito bem aceito em todos os lugares.
Não utilizei papel moeda em nenhum momento, apenas cartão de crédito (americano) da bandeira visa. Não consegui pagar com Amex em nenhum lugar que estive.
A Jamaica, apesar de ser um país muito pobre, não é um destino muito barato. O aluguel de carro, por exemplo, pode chegar a ser mais caro do que em algum lugares dos EUA. Gastos com alimentação são bem parecidos com os Estados Unidos.
Segurança
Não estive em Kingston, que é a parte onde mais ouvi com relação à segurança. Apesar de ter circulado por nas ruas, não vi problemas ou estive em situações em que me sentisse em risco. Vale ressaltar que viajei com meu marido e estive acompanhada dele na maioria do tempo.
Como não estava hospedada em resort all inclusive, a praia onde eu estava era pública, então passavam muitos vendedores ambulantes por ali oferecendo coisas, inclusive maconha, que apesar de ser oficialmente proibido, era bastante comum. Além disso, meu hotel apesar de não ser tão grande, contava com um segurança que ficava na beira da praia. Isso era bastante comum, todos hotéis tinham segurança.
O que Fazer na Jamaica
- Em MoBay, como Montego Bay é chamada pelos nativos, a praia Walter Fletcher é para quem busca tranquilidade com águas cristalinas e areia fina. Já a praia Doctor´s Cave Bay conta com mais estrutura e diversos restaurantes.
- Em Negril, a Seven Mile Beach é para quem busca badalação. Ali está o famoso bar Margaritaville, um ótimo local para passar o dia. Em Negril, não deixe de visitar o Rick’s Cafe, uma especie de Beach Club localizado nos cliffs que conta com musica, entretenimento e o principal, onde é possível pular dos altos penhascos.
- Em Ocho Rios conheça a Dunn Rivers Falls, uma cachoeira que deságua na praia. A Blue Hoje é outra cachoeira bastante procurada.
Tome Nota
Na minha opinião valeu muito a pena ter conhecido e fazer turismo na Jamaica, apesar de ter ficado poucos dias e apenas em Negril curtindo praia, o destino me agradou muito.
No meu Instagram @asviagensdananda criei um destaque da Jamaica com várias dicas da minha viagem.
Saiba Mais
Para ler outros artigos sobre destinos publicados pelo Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.