O turismo de luxo atual substitui as estrelas tradicionais por experiências de isolamento radical e desconexão digital. Destinos como o Unplugged e o Sky Cave Retreats oferecem desde cabanas sem sinal de celular até retiros em escuridão total para estimular a introspecção. No Brasil e no Peru, opções como casas flutuantes e cápsulas suspensas a 400 metros de altura redefinem o conceito de refúgio na natureza.
O novo turismo de luxo não se mede mais em estrelas, mas em silêncio e isolamento, por vezes, radical e peculiar. Com o crescimento do esgotamento digital e de uma população comumente envolvida por telas e informações em tempo real, desconectar é a nova ordem do momento.
Uma nova safra de viajantes está trocando resorts all-inclusive por experiências “fora da casinha”, que desafiam os sentidos e a zona de conforto. De cabanas que exigem a entrega do smartphone a quartos suspensos em abismos, conheça os destinos e lugares que redefinem o conceito de refúgio “para fugir do mundo”.
Unplugged Digital Detox (Reino Unido e Espanha)
A proposta do Unplugged é bem clara e pode ser difícil pra muita gente: ajudar você a se livrar do vício em telas por meio de uma estadia em cabanas minimalistas isoladas na natureza. Ao chegar, o hóspede é convidado a colocar seu smartphone em um cofre trancado, recebendo em troca um mapa de papel e uma câmera analógica.

Turismo de luxo | Uma das cabanas oferecidas pelo Unplugged | Créditos: Unplugged Digital Detox
As cabanas são totalmente “off-grid”, alimentadas com energia solar e equipadas com janelas panorâmicas para observação da mata, lareira e cozinha completa. Estão localizadas a cerca de 1 a 2 horas de cidades como Londres, Manchester ou Barcelona, e o acesso é feito por estradas rurais, sendo necessário caminhar um pequeno trecho final.
Sky Cave Retreats (Oregon, EUA)
Famoso pelos seus “Dark Retreats”, o Sky Cave oferece uma das experiências mais radicais que o viajante poderia encontrar: o isolamento em escuridão total. Localizado em uma área selvagem no sul do Oregon, nos Estados Unidos, o retiro utiliza cabanas subterrâneas (earth-bermed) onde não entra um único fóton de luz, estimulando processos introspectivos profundos e estados meditativos.

Tursimo de luxo | Retiro de meditação no escuro | Créditos: site oficial Sky Cave Retreats
As cabanas são totalmente equipadas com banheira quente, colchão de látex, fogão à lenha, sistema de ventilação e refrigeração, e é servido até uma refeição com alimentos orgânicos. A área conta com 100 mil acres de preservação, com água direto da nascente da montanha. No serviço, os atendentes passam todas as orientações, explicam aonde podem encontrar o zelador para casos de emergência e combinam horários para servir as refeições e fazer a verificação.
Altar (Joanópolis, Brasil)
O Altar é um projeto naval brasileiro que propõe uma casa flutuante sustentável e autossuficiente na Represa de Jaguari, a 2 horas de São Paulo, na cidade de Joanópolis. A estrutura flutua sobre o próprio eixo de acordo com o vento, garantindo que o hóspede acorde com uma paisagem diferente da que viu ao dormir, sem nunca sair do lugar.

Turismo de luxo | Altar Flutuante em Joanópolis, Brasil | Créditos: site oficial O Altar
A casa é equipada com uma cozinha, cama queen, lareira, deck privativo com churrasqueira, espreguiçadeira e guarda-sol, além de projetor e caixas de som para assistir filmes e uma vitrola com coleção de vinis para ouvir uma boa música. O local ainda oferece experiências como trilhas, passeios ao mirante, kayak, rafting, observação de astros e birdwatching, conectando você ainda mais à natureza.
Skylodge Adventure Suites (Vale Sagrado, Peru)
Localizado no coração do Vale Sagrado dos Incas, em Cuzco, no Peru, este é o primeiro hotel suspenso do mundo, composto por cápsulas de policarbonato transparentes penduradas em um paredão de rocha. A proposta é dormir em um “ninho de condor”, com uma vista de 300 graus para o vale e as estrelas, a 400 metros de altura.

Turismo de luxo | Casal chegando em sua cabine no Skylodge Adventure | Créditos: site oficial Skylodge Adventure Suites
Para chegar ao quarto, não há elevador! O hóspede precisa escalar o paredão Via Ferrata (escada de ferro na rocha) ou fazer uma trilha seguida de tirolesas. O jantar é servido no topo da cápsula com vinho gourmet, e a descida no dia seguinte é feita por tirolesa para completar a dose de adrenalina. E aí, teria essa coragem?
Para Saber Mais
Para conferir outros destinos que publicamos no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





