O interior de São Paulo oferece diversas cidades históricas para explorar, algumas delas construídas durante o período colonial, sendo possível, em alguns casos, fazer até um bate-e-volta partindo da capital. Vamos nesse artigo vamos explorar três delas.
Aqui você encontra:
São Luís do Paraitinga
São Luís do Paraitinga foi aprovada como estância turística em julho de 2002. É um importante destino turístico na região do Vale do Paraíba.
Seu nome tem origem no rio onde havia, desde os tempos dos Bandeirantes, um posto por onde passavam o ouro e o café.
Quando foi fundada em 1769 seu nome era São Luís e Santo Antônio do Paraitinga. Posteriormente, o padroeiro da cidade passou a ser São Luís, bispo de Tolosa e seu nome passou a ser São Luís do Paraitinga.
A área total do município é de 617 km² e conta com 10.397 habitantes, segundo o último censo. Seu clima é temperado com inverno seco.
Sua economia baseia-se principalmente na agropecuária, plantio de milho, feijão, hortaliças, etc.
Atrações Turísticas
São Luís do Paraitinga oferece desde atrações calmas e contemplativas até outras bem mais radicais. Vamos a algumas elas:
Parque Estadual da Serra do Mar
O Parque Estadual da Serra do Mar percorre mais de 20 municípios, dentre eles, São Luis do Paraitinga. O trecho que passa por ele é chamado de Núcleo Santa Virgínia. Esse núcleo abrange uma área de 17.513 hectares tendo sido fundado em 1989. Uma de suas missões é proteger o Rio Paraibuna, que abriga diversas cachoeiras e corredeiras – prato cheio para os praticantes de rafting! Além disso, é possível encontrar diversas trilhas espalhadas por ele.
Um dos atrativos deste núcleo é o fato dele abrigar várias espécies da fauna, como por exemplo, onça-pintada, onça-parda, anta, jacutinga, entre outras.
Você pode obter aqui mais informações sobre sua fauna, seu bioma, etc.
Mirante da Torre
Como ponto mais alto da cidade de Paraitinga, o local oferece uma bela vista da cidade e da região. O ideal é ir até ele caminhando porque a estradinha é bem estreita e íngreme. Mas não espere por uma grande estrutura. Na verdade, o mirante não oferece banheiros, nem restaurantes. Mas belas fotos estão garantidas!
Centro Histórico
O centro histórico de Paraitinga conserva construções dos séculos XVIII e XIX. Seu colorido chama a atenção. Gaste um tempo passeando sem pressa por suas ruazinhas e apreciando a atmosfera colonial do lugar.
O destaque fica por conta da Igreja das Mercês, do Instituto Elpídio dos Santos, além dos bonecos que enfeitam a cidade.
A cidade oferece outras atrações como seu famoso Carnaval com marchinhas tradicionais e outas festas. Você pode conferir mais detalhes aqui.
Santos
Não tem como falar de cidades históricas de São Paulo sem mencionar Santos. Com seus 433.991 habitantes espalhados ao longo de uma área total de 281,033km², a cidade de Santos fica distante apenas 72 quilômetros da capital. Ocupa o 5° lugar entre os melhores municípios brasileiros quanto à qualidade de vida, conforme o IDH, Índice de Desenvolvimento Humano, status esse confirmado pela ONU, Organização das Nações Unidas.
Conta com o maior porto da América Latina, com 13 quilômetros de extensão. Mais de um quarto do total de cargas que entram e saem do Brasil passam por ele. Isso contribui para fazer de Santos uma das cidades mais ricas do país. Além do porto, as atividades econômicas da cidade incluem o turismo e a pesca em geral.
Outro destaque de Santos é sua orla. Segundo o Guinness World Records, a cidade detém o maior Jardim de orla do mundo.
Acesse o site do Turismo de Santos para obter mais detalhes.
Atrações turísticas
Aquário Municipal de Santos
O aquário municipal de Santos foi inaugurado em 1945. É a atração mais visitada da cidade.
Com uma área de 2.000m2, conta com mais de 4000 animais, além de manguezais, rios e ambiente marinho. Recentemente o Aquário passou por uma reforma, o que trouxe muitos benefícios para o local. Um deles foi o acréscimo do tanque oceânico – é um enorme aquário com várias espécies de tubarões, arraias e peixes. Mas o que a criançada gosta mesmo é do tanque dos pinguins. Muito fofo!
Localização: Av. Bartolomeu de Gusmão, s/n – Ponta da Praia;
Horário de Funcionamento: 4ª a Domingo, das 12h00 às 18h00. No verão o horário é ampliado. Informações adicionais podem ser encontradas aqui.
Centro Histórico de Santos
O Centro Histórico de Santos é composto por diversos monumentos e edifícios que ajudam a contar várias fases da história do Brasil, especialmente a fase relacionada à chegada do café ao país. Tanto que foi criado o Museu do Café, que oferece aos visitantes informações sobre a história desta deliciosa bebida, não só no Brasil como também no mundo. Abaixo estão as principais atrações do Centro Histórico de Santos:
- Cadeia Velha de Santos
- Monte Serrat
- Teatro Guarany
- Santuário de Santo Antônio do Valongo
- Museu Pelé
- Casa da Frontaria Azulejada
- Museu do Café e Bolsa do Café de Santos
- Conjunto do Carmo e Panteão dos Andradas
- Monumento a Brás Cubas
- Prédio da Alfândega
- Casa do Trem Bélico
- Outeiro de Santa Catarina
- Teatro Coliseu
- Catedral de Santos
Vamos nos deter a apenas uma delas – que para muitos, é a principal!
Museu Pelé
Dispensa apresentações! O Museu foi construído no antigo Casarão do Valongo que, entre o final do século XIX e o início do século XX, serviu como sede da Prefeitura e Câmara Municipal da cidade.
A trajetória de Edson Arantes do Nascimento é contada em seus mais de 4134m2 através de roupas, chuteiras, troféus, bolas, etc., além de filmes, textos e fotos que contam a história do rei.
Independente de gostar ou não de futebol, a visitada vale muito a pena.
Localização: Largo Marquês de Monte Alegre, s/n° – Estação do Valongo – Centro
Horário de Funcionamento: 3ª a Dom, das 10h0 às 17h30
Ingressos: A entrada é gratuita
Para mais informações visite o site do Museu.
Bondinho de Santos
Uma opção muito legal é andar no Bondinho de Santos. Além de conhecer a cidade, será como fazer uma viagem no tempo! O passeio dura 40 minutos e percorre uma área de 5 km pelo centro histórico. Durante o passeio um guia conta a história de cada ponto por onde o Bondinho passa.
Estão disponíveis 2 opções de passeio: o Bonde Turístico e o Bonde Café, sendo que esse último oferece uma degustação de café durante o passeio, dentro do próprio bonde. Um passeio super diferente!
Informações mais detalhadas podem ser obtidas clicando aqui.
Guaratinguetá
Não tem como falarmos de cidades históricas no interior de São Paulo sem mencionarmos Guaratinguetá. A cidade, localizada na região do Vale do Paraíba, fica a uma distância de 188 km, percorridos em um pouco mais de 3 horas, partindo de São Paulo. Conta com 121.798 habitantes espalhados por uma área de 752,4 km².
Ela se destaca em sua região, dentre outros fatores, por seu índice de distribuição de renda e pelos baixos índices de criminalidade. Além disso, é um dos maiores centros industrializados da região. Abriga a BASF, o maior complexo químico da América Latina, além de empresas de outros setores, como o têxtil, alimentício e de laticínios. A cidade é também um importante produtor de café.
O turismo religioso é outro destaque de Guaratinguetá devido à sua proximidade da cidade de Aparecida. Estas duas cidades, juntamente com Cachoeira Paulista, formam o chamado Circuito da Fé.
Sua riqueza histórica é notória. Exerceu um importante papel sociocultural, especialmente durante o período de 1920 a 1960.
Atrações turísticas
Igreja de Santo Antônio de Guaratinguetá
Também conhecida como Matriz de Guaratinguetá, é um dos monumentos mais antigos da cidade, tendo sido construído em 25 de fevereiro de 1651. Depois disso o prédio passou por várias reformas, mas, felizmente, seu estilo barroco foi preservado.
A Matriz também foi palco da primeira missa realizada pela Santo Frei Galvão, em 1762.
Já seu tombamento ocorreu através da Lei Municipal n.º 177, datada de 26 de junho de 1952, que a declarou “obra de valor histórico como monumento da fundação de Guaratinguetá”.
Localização: Praça Santo Antônio, 300 – Centro, Guaratinguetá
Maiores informações podem ser obtidas no site da Prefeitura de Guaratinguetá.
Estação Ferroviária de Guaratinguetá
Para mim é o mais lindo cartão postal da cidade. Foi construída em 1914 pelo engenheiro Paulo de Frontin, no estilo inglês do século XIX. Sua construção, sob forte influência vitoriana, reflete bastante o próspero período cafeeiro do município, .
A Estação conta com uma torre centralizada onde quatro relógios se destacam, construída em alvenaria com tijolos aparentes e seu telhado é feito em ardósia.
O local era bastante conhecido porque servia de ponto de encontro da alta sociedade da cidade nos anos 50.
Em 1996 a estação foi desativada pela RFFSA (Rede Ferroviária Federal). O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, CONDEPHAAT decretou seu tombamento e em 2006 teve início sua restauração.
Apesar da Estação não oferecer nenhuma estrutura como opções para comer ou beber, ainda assim, em determinados finais de semana, ela é palco de vários eventos, além de servir como espaço para exposições e eventos, Centro de Treinamento e Capacitação de Professores e abrigar o polo de Guaratinguetá da UNIVESP.
Esse é um dos pontos turísticos mais procurados da cidade. Ir até lá é garantia de belas fotos!
Localização: Praça Condessa de Frontin, 82 – Centro
Veja mais detalhes dessa estação clicando aqui.
E você? Tem dicas de outras cidades históricas no Estado de São Paulo? Compartilhe conosco nos comentários.
Para Saber Mais
Para ler mais publicações do Pontos pra Voar sobre outros destinos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.