Um novo passeio de trem, no Rio Grande do Sul, levará turistas para experiência em vinícola no Uruguai. A região do Cerro de Palomas, conhecida por suas belas paisagens das planícies gaúchas e tradição vitivinícola, ganhou um novo atrativo turístico, o Trem do Pampa.
Trem do Pampa entre Brasil e Uruguai
O passeio de trem, com percurso de cerca de 20 kms, será inaugurado a partir de 20 de julho, com frequência semanal, aos sábados, tornando-se um roteiro atrativo em meio ao inverno gaúcho. A operação será da Giordani Turismo, a mesma responsável pelo tradicional passeio de Maria Fumaça, na serra gaúcha.
Em sua experiência, o turista embarcará a bordo de um moderno VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e passará por um dos cartões-postais da fronteira entre Sant’Ana do Livramento, no RS, e Rivera, no Uruguai. No roteiro, com duração de aproximadamente 3 horas, serão oferecidas degustações de vinhos e sucos de uva produzidos localmente, na Vinícola Almadén. Além disso, o passeio promete uma viagem a história e cultura da região, acompanhada de música tradicionalista gaúcha, ao vivo.
Os pacotes encontram-se à venda no site e com valor de R$ 135,00 por pessoa. Pessoas residentes em Sant’Ana do Livramento e Rivera terão 50% de desconto no primeiro ano do Trem do Pampa.
Parada Obrigatória – Vinícola Almadén
A experiência inicia na vinícola Almadén, onde os visitantes têm a oportunidade de conhecer o processo de produção dos vinhos, por meio de uma visita guiada as estruturas do local, e serem apresentados a história do local conhecendo o museu do vinhedo. Tudo isso, é claro, acompanhado de degustações de vinhos e sucos.
Conheça mais sobre Rota da Ferradura dos Vinhedos
Além do Trem do Pampa, a região oferece outras opções de enoturismo, como a Rota da Ferradura dos Vinhedos, que abrange diversas vinícolas e atrativos naturais, como cachoeiras e trilhas.
A Rota da Ferradura dos Vinhedos tornou-se um destino imperdível para os amantes do vinho. Localizada no paralelo 31°, a região da Campanha Gaúcha se destaca como um terroir promissor, compartilhando a mesma latitude de renomadas regiões vitivinícolas da Austrália, África do Sul, Argentina e Chile.
Essa combinação de fatores, como clima, solo e altitude, proporciona condições ideais para o cultivo de uvas de alta qualidade, resultando em vinhos únicos. A rota oferece aos visitantes a oportunidade de explorar diversas vinícolas, desfrutar de degustações, harmonizações e vivenciar a cultura local em meio a paisagens deslumbrantes.
Tome Nota
O turismo na região da Campanha do Rio Grande do Sul está em alta. As cidades fronteiriças estão cada vez mais buscando investir em atrativos turísticos, aliando diferentes experiências com a possibilidade de compras nos Freeshops das zonas francas. Confirma aqui nosso outro post sobre um destino de fronteira, Uruguaiana.
Com a inauguração do Trem do Pampa e a crescente oferta de experiências enogastronômicas, as cidades de Sant’Ana do Livramento (RS) e Rivera (Uruguai) se consolidam como um destino imperdível para os amantes do vinho e da natureza.
Ambas as rotas contam com aeroportos, o que facilita a conexão dos turistas com os grandes centros, a exemplo de Porto Alegre (antes do fechamento do aeroporto), que contava com voos para o Aeroporto Internacional Presidente General Óscar D. Gestido, de Rivera.
Com informações de CNN Brasil Viagem e Gastronomia
Para Saber Mais
Para ler publicações do Pontos pra Voar sobre outros destinos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligênciar artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.