O tráfego aéreo no Centro-Oeste ganhou fôlego em 2025, com avanço consistente ao longo do ano, expansão nos principais terminais e perspectiva de novos investimentos públicos para sustentar o crescimento regional.
A região Centro-Oeste encerrou 2025 com o maior volume de passageiros aéreos desde 2018, segundo dados oficiais da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Ao todo, 12.507.560 passageiros passaram pelos aeroportos da região, alta de 7,5% em relação a 2024, quando foram registrados 11.634.480 viajantes.
Os números constam no Painel de Demanda e Oferta da Anac, compilado pelo Ministério de Portos e Aeroportos, e indicam que todos os meses de 2025 superaram o desempenho do mesmo período do ano anterior.
Crescimento concentrado nas capitais e polos regionais
Em termos absolutos, o principal motor do resultado foi o Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, em Brasília. O terminal movimentou 8.173.860 passageiros, avanço de 10,13% frente a 2024, respondendo por cerca de dois terços de todo o tráfego da região.
O Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, registrou 1.913.579 passageiros, crescimento de 9,47%. Em Mato Grosso, o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, que atende Cuiabá e Várzea Grande, somou 1.245.965 viajantes, alta de 7,09%. Já o Aeroporto Internacional de Campo Grande alcançou 775.150 passageiros, expansão de 3,15%.
Sinop lidera em crescimento percentual
O maior avanço proporcional foi registrado no Aeroporto Presidente João Batista Figueiredo, em Sinop (MT). O terminal movimentou 227.484 passageiros, crescimento de 14,09% em 2025.
De acordo com a concessionária Centro-Oeste Airports, a expansão no tráfego aéreo está associada a intervenções na infraestrutura, incluindo a requalificação do pavimento da pista de pouso e decolagem e das taxiways. As obras também contemplaram ajustes no sistema de drenagem, com adequação de declividade às normas vigentes, visando ampliar a durabilidade da pista e reforçar a segurança operacional.
Série histórica e perspectiva de investimentos
O volume total de 2025 representa o maior movimento anual dos últimos sete anos no Centro-Oeste, consolidando a recuperação e expansão do transporte aéreo na região após oscilações registradas ao longo do período.

Para o ciclo 2026–2027, o Ministério de Portos e Aeroportos anunciou R$ 91 milhões em investimentos destinados aos aeroportos regionais do Centro-Oeste. Os recursos integram a carteira pública de investimentos federais e têm como objetivo ampliar a capacidade e a eficiência da infraestrutura aeroportuária regional.
“É desenvolvimento regional conectado ao crescimento do país. Fortalecer a infraestrutura aérea é mais eficiência logística e competitividade para quem produz. Também representa integração do campo com os mercados nacionais e internacionais. Por isso, nosso trabalho é garantir que o transporte aéreo continue impulsionando a geração de empregos e a integração nacional”, explica o ministro da pasta, Costa Filho.
O desempenho de 2025 reforça o peso estratégico da região, que combina a função de hub político-administrativo, concentrado em Brasília, com polos logísticos e agroindustriais em Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul, ampliando a demanda por conexões domésticas e integração com outros mercados nacionais.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente aqui no Pontos Pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





