No início desta semana a União Europeia deu sinal verde para que o governo português socorra a TAP com um financiamento de €2,5 bilhões e uma compensação de €107 milhões pelos prejuízos causados devido às restrições de viagem impostas pelo governo para conter a disseminação do coronavírus.
A financiamento é mais que bem vindo para a TAP que, nas palavras do ministro português da Infraestrutura e Habitação Pedro Nuno Santos, encerraria as suas operações se Bruxelas não aprovasse o seu plano de reestruturação apresentado pelo governo.
Em contrapartida ao financiamento, a TAP terá que:
- Liberar 18 slots (autorizações de pouso e decolagem) no aeroporto de Lisboa.
- Vender a divisão de catering (responsável por colocar os alimentos a bordo dos aviões).
- Vender a sua unidade que faz o handling das bagagens nos aeroportos portugueses.
Sobre a ajuda concedida à TAP, a vice presidente executiva da União Europeia, responsável pelas regras de concorrência, disse o seguinte:
“As medidas que hoje aprovamos vão permitir a Portugal indenizar TAP pelos danos sofridos em consequência das restrições a viagens postas em prática para limitar a propagação do coronavírus.
Ao mesmo tempo, o plano de reestruturação aprovado para a TAP irá assegurar o caminho da companhia aérea para a viabilidade a longo prazo. O apoio público significativo virá com salvaguardas para limitar as distorções da concorrência.
Em particular, a TAP comprometeu-se a disponibilizar slots no congestionado aeroporto de Lisboa, onde a TAP detém um poder de mercado significativo. Isso dá às transportadoras concorrentes a chance de expandir suas atividades neste aeroporto, garantindo preços justos e maior escolha para os consumidores europeus.”
HT: Simply Flying
Para Saber Mais
Para ler outras notícias sobre a TAP, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.