Em julho deste ano, quando a nova CEO da TAP, a senhora Christine Ourmières-Widener, assumiu o comando da empresa, uma carta foi enviada a todos os passageiros da empresa que, dentre outros pontos mencionava o seguinte:
Como cliente da TAP, foi o(a) primeiro(a) a sentir o impacto dos muitos voos cancelados devido à COVID-19. Desde o início desta crise, a TAP respondeu a mais de 93% do total dos pedidos dos seus clientes, entre os quais pedidos de reembolso.
Posso assegurar-lhe que todas as nossas equipes permanecerão focadas em responder a todas as solicitações o mais rápido possível e gostaríamos de lhe agradecer, desde já, pela sua paciência.
Passados mais de dois meses desde o envio da carta, a TAP parece seguir honrando o compromisso de atender a todos os seus clientes. Porém, um novo elemento foi adicionado à equação, o “quando”.
Quando você conseguir falar com a TAP, o seu problema será resolvido!
Nossos leitores comentam conosco as peripécias que precisam fazer para conseguir falar com a empresa. Ligar para o call centre de outros países, tentar falar em inglês, francês, alemão … e português! Acordar no meio da madrugada para chamar a TAP na esperança de finalmente alguém atender o telefone. Seja qual for a estratégia, todas têm em comum o fato de se gastar horas e horas no telefone!
Segundo um artigo publicado recentemente no diário português eco, a TAP tem hoje o equivalente a €657 milhões em vouchers a serem processados. A grande maioria relacionada a voos cancelados ou passageiros que desistiram de viajar devido à pandemia da covid-19.
E a origem do problema, segundo o sindicato dos funcionários da empresa, está num plano de redução de pessoal que, particularmente no call centre, reduziu à metade o número de funcionários. Vale destacar que essa redução é parte do plano de reestruturação da empresa que está sendo negociado com a Comissão Europeia.
A empresa, por sua vez, argumenta que esse não é o caso. Segundo uma fonte oficial da TAP a que o jornal teve acesso:
“Para se ter uma noção real da dimensão do problema, antes da pandemia a TAP estava dimensionada para fazer face e responder a cerca de 20 mil contactos mensais. […] Passou a receber cerca de 200 mil contactos por mês. Dez vezes mais.”
Infelizmente, por hora a situação não dá sinais de melhora e, aos que precisam, não resta outra alternativa senão encarar o telefone.
Uma Alternativa
Para quem tem status GOLD no Miles&Go, uma possibilidade é enviar um email para gold@tapmilesandgo.com e, aparentemente, em até 2 dias a TAP responde. Essa alternativa é particularmente boa para aqueles passageiros que precisam remarcar voos.
Para você que teve que falar com a TAP recentemente para acertar o pagamento de vouchers ou remarcar algum voo, compartilhe conosco nos comentários como foi a sua experiência.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias sobre a TAP, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, esses são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.