Se você é amante da cozinha mineira como eu, vai amar esta dica de turismo gastronômico em Minas Gerais – a Tachada de Mineiridade. Vamos lá conferir do que se trata?
Aqui você encontra:
Tachada de Mineiridade
A Tachada de Mineiridade é uma visita guiada feita a uma produção de doces artesanais tipicamente mineiros. Através desta experiência, os visitantes poderão não apenas desfrutar destas iguarias únicas, mas também terão a oportunidade de conhecer um pouco sobre a cultura do estado de Minas Gerais – riquíssima, por sinal!
Esta experiência pra lá de especial acontece no sul do estado, na cidade de Poços de Caldas, mais precisamente no sítio agroecológico denominado Sítio dos Tachos.
Quem está a frente deste projeto é o doceiro Gláucio Peron que, de maneira apaixonada, conta aos visitantes a aventura que sua família viveu vindo da Itália para o Brasil (como foi o caso de tantas e tantas outras famílias). Ele conta ainda detalhes da história da sua própria empresa, a Doce da Roça.
Doce da Roça
A Doce da Roça ficou famosa por sua originalidade: inovou lançando doces tipicamente mineiros produzidos no formato de uma roda de caminhão!
Seu criador, Gláucio Peron, por duas vezes já ganhou o prêmio Guiness World Record. Um prêmio foi ganho pela produção de um doce de abóbora com lascas de coco pesando nada menos do que 551 kg e o outro prêmio, com o mesmo doce, mas desta vez pesando 633 kg!
E como consequência destes prêmios, Gláucio já se apresentou em várias programas de TV pelo Brasil afora. Você pode visitar a página do Doce da Roça no Instagram clicando aqui.
Visita guiada ao Tachada de Mineiridade
A visita tem início no pomar orgânico do sítio. Ali os visitantes conhecem o manejo deste plantio, assim como os desafios de se cultivar frutas completamente livres de agrotóxicos.
Depois, é hora de colocar a mão na massa, ou melhor, no tacho! Primeiro os turistas colocam a lenha na fornalha; então, utilizando uma colher de pau, mexem o doce no tacho e, de quebra, recebem dicas do próprio Gláucio que, além de ótimo doceiro, é um excelente contador de causos! Ele compartilha técnicas do modo de fazer o doce conforme aprendeu com sua própria avó. A prosa e o processo continuam até o doce chegar no ponto certo.
E agora vem a melhor parte!! O doce, ainda bem quente, é servido aos participantes de uma maneira tipicamente mineira: numa folha de bananeira! E para completar, como uma volta à infância, os participantes podem raspar o restinho do doce que ficou grudado no fundo do tacho! Nesse momento da visita, comenta o próprio Gláucio, não é incomum algumas pessoas chorarem, porque vêm à memória lembranças afetivas muito preciosas!
Se parasse por aqui, a visita já teria valido a pena! Mas não!
No final, como toda refeição mineira, não pode ficar de fora um bom cafezinho! O Café Caipira é servido acompanhado de variados quitutes feitos no fogão a lenha espalhados por uma pequena mesa medindo 6 metros de comprimento, que fica embaixo de um pergolado com uma majestosa boungaville bonina, convidando a todos a uma celebração da verdadeira mineiridade! É sentar, comer e esquecer do relógio!
E não poderíamos deixar de mencionar que o Sítio dos Tachos possui um projeto de Economia Circular. Através dele vários produtores da vizinhança têm a oportunidade de ter seus produtos, como queijos e rapaduras, divulgados e conhecidos. Além de mineiridade, esse pessoal dá um show de generosidade!
Informações Gerais da Visita Guiada
- Duração: A duração da visita é de 2 horas e 30 minutos, aproximadamente.
- Reservas: É necessário realizar um pré-agendamento porque as visitas têm um número máximo de 30 participantes.
- Quando acontecem as visitas? Infelizmente esta visita é oferecida apenas 2 a 3 vezes por ano.
- Ingressos: Adultos (12 anos para cima) pagam R$ 150,00. Crianças de 5 a 12 panos pagam R$ 100,00 e as até 5 anos não pagam.
As reservas podem ser feitas através de WhatsApp (35)99209-0908.
Para Saber Mais
Para ler mais publicações do Pontos pra Voar sobre outros destinos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.