SWISS leva chefs estrelados Michelin a bordo em novo ciclo do Taste of Switzerland, oferecendo menus exclusivos que representam todas as regiões gastronômicas do país.
A Swiss International Air Lines (SWISS) iniciou no começo deste mês uma nova edição do programa SWISS Taste of Switzerland. Durante seis meses, passageiros das cabines premium terão acesso a menus elaborados por quatro chefs premiados, que juntos somam cinco estrelas Michelin e 68 pontos GaultMillau. A novidade integra o conceito SWISS Senses, que busca oferecer experiências de viagem mais completas.
Chefs estrelados
Os menus foram pensados para refletir a diversidade culinária suíça. Na primeira classe, os passageiros experimentarão criações do francês Olivier Jean, do L’Atelier Robuchon, em Genebra — restaurante com duas estrelas Michelin — e do Badrutt’s Palace, ícone da hotelaria em St. Moritz. Já na classe executiva, os destaques são Tanja Grandits, do restaurante Stucki, em Basel, e Lorenzo Albrici, do Locanda Orico, em Bellinzona. Após três meses, os chefs trocam de cabines, apresentando novos cardápios aos passageiros.
Primeira classe: Genebra e St. Moritz
Na cabine mais exclusiva da companhia, os passageiros terão pratos criados por dois ícones da alta gastronomia suíça.
-
Olivier Jean: Executivo do L’Atelier Robuchon, no hotel The Woodward, em Genebra, traz para bordo a sofisticação da única casa da cidade com duas estrelas Michelin e 17 pontos GaultMillau. O restaurante segue o estilo de Joël Robuchon, conhecido por unir técnica francesa a criatividade contemporânea.
-
Badrutt’s Palace Hotel, St. Moritz: O tradicional hotel dos Alpes, aberto há quase 130 anos, também contribui com sua cozinha premiada, que ostenta 16 pontos GaultMillau. Além da reputação internacional na hotelaria, o Badrutt’s é o primeiro hotel suíço a figurar entre os “World’s 50 Best Hotels”.
Cardápio da primeira classe
Entre as opções estão pratos como:
-
Bisque de lagosta;
-
Bochechas de vitela ao molho asiático com purê de batata;
-
Peito de frango Alpstein com molho de cogumelos morel;
-
Bacalhau marinado em missô com polenta assada.
As sobremesas incluem torta de chocolate Felchlin Maracaibo com sorvete de baunilha do Taiti e cheesecake com centro de frutas tropicais.

Bochechas de vitela braseadas com molho asiático, purê de batata, pimentão piquillo recheado com berinjela e salada de ervas
- Uma seleção de especialidades de carne da Suíça com mousse de abóbora e filé de salmão Balik
- Bacalhau marinado em missô com molho de vinho tinto, polenta assada, pak choi e chalota confitada
- Torta de chocolate Felchlin Maracaibo
Classe executiva: Basel e Bellinzona
Na Executiva, o protagonismo é dividido entre duas figuras de peso, que representam tanto a Suíça alemã quanto a italiana.
-
Tanja Grandits: Chef do restaurante Stucki, em Basel, um dos endereços mais celebrados do país. Sua cozinha criativa rendeu duas estrelas Michelin e 19 pontos GaultMillau, além do título de “Chef do Ano” em diferentes edições do guia. É conhecida por combinações ousadas de aromas, cores e texturas.
-
Lorenzo Albrici: Comanda o Locanda Orico, em Bellinzona, onde desenvolve uma culinária que mistura tradição italiana e técnica francesa. O restaurante possui uma estrela Michelin e 16 pontos GaultMillau, reconhecido pela sofisticação em pratos de base mediterrânea.
Cardápio da executiva
Entre as opções do novo ciclo estão:
-
Salmão Balik com relish de batata-doce e gengibre;
-
Ragú de frango de milho com quinoa vermelha;
-
Filé-mignon ao molho de ervas.
Para a sobremesa, os passageiros encontram mousse de castanha caramelizada com creme de Gruyère e framboesa ou um doce de lichia, chá preto e rosa.
- Ragu de frango alimentado com milho e amêndoas torradas Quinoa vermelha e cenoura com anis
- Salmão balik marinado com relish de batata-doce e gengibre, gel ponzu, purê de maracujá e batata-doce
- Mousse de castanha caramelizada com creme de framboesa e Gruyère
- Fatia de lichia, chá preto e rosa
- Bacalhau com emulsão de azeite, arroz selvagem e linguine de legumes
Uma vitrine da cultura suíça
Para a companhia aérea, o projeto tem valor cultural.
“Não estamos apenas servindo refeições aqui. Estamos apresentando nosso país. Cada criação é um convite a redescobrir a Suíça”, afirmou Heike Birlenbach, diretora comercial da SWISS.
O SWISS Taste of Switzerland existe desde 2002 e a cada trimestre convida chefs de destaque para criar menus regionais servidos em voos de longa distância. O programa é desenvolvido em parceria com a empresa de catering Gategourmet, que também seleciona vinhos e queijos para harmonizar com os pratos.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente sobre a SWISS, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.













