Vida de turista não é fácil! Viajar para destinos mundialmente conhecidos como Paris, Roma, Barcelona, Veneza ou Nova York é o sonho de muitos viajantes. Mas junto com a beleza e história desses lugares, vem também um desafio comum: lugares lotados. Como o turista pode evitar as multidões e aproveitar a viagem?
Filas intermináveis, dificuldade de tirar fotos sem dezenas de pessoas ao fundo e uma experiência muitas vezes acelerada e exaustiva podem comprometer parte do encanto. A boa notícia? Com um pouco de planejamento estratégico, é possível explorar até os pontos mais disputados com mais tranquilidade e autenticidade.
Neste artigo, reunimos dicas práticas para te ajudar a fugir das massas e aproveitar o melhor de cada destino.
Aqui você encontra:
Viaje na Baixa Temporada
Na baixa temporada, com exceção de feriados e festas de fim de ano, os destinos turísticos respiram. Além de menos filas, há preços mais baixos em hospedagem, passagens e passeios. Outro benefício? Você vivencia um destino mais autêntico, com mais locais e menos turistas.
Acorde Cedo… Muito Cedo!

Fontana di Trevi | Créditos: Freepik
Quem acorda cedo, ganha a cidade para si. Os grupos de excursão e a maior parte dos turistas costumam chegar nos pontos turísticos entre 9h30 e 11h. Se você chegar antes disso, poderá ter experiências muito mais tranquilas. Além disso, a luz da manhã é perfeita para fotos.
Muitos locais, como parques, praças, escadarias e mirantes, estão abertos 24h por dia. Na Itália, por exemplo, visitar a Fontana di Trevi ou a Praça de São Marcos antes das 7h da manhã pode te garantir uma memória única e silenciosa.
Reserve Ingressos com Antecedência
Muitos museus, monumentos e atrações vendem ingressos com hora marcada. Escolha sempre os primeiros horários da manhã ou os últimos do dia. Evite o meio do dia, que costuma concentrar a maior parte dos visitantes. Além disso, alguns lugares oferecem experiências after hours ou sunrise tours em alguns casos mais caras, mas com grupos limitados e clima exclusivo.
Fuja das Rotas Óbvias
Destinos famosos costumam ter roteiros bem definidos. Mas quem se dispõe a sair um pouco do itinerário tradicional, encontra preciosidades. Ao invés de visitar apenas os grandes museus, explore galerias menores e museus locais. Caminhe por bairros menos turísticos, onde a cidade pulsa com autenticidade.
Aposte em Visitas Noturnas ou Alternativas

Brooklyn Bridge | Créditos: Frank Van Hulst | Unsplash
Diversas cidades oferecem passeios noturnos a museus, monumentos e centros históricos. À noite, os grupos são menores e a atmosfera é diferente, muitas vezes mais mágica. Algumas experiências também ganham força ao anoitecer, como passeios de barco com jantar ou visitas guiadas com foco em curiosidades e lendas. Essa é uma dica de ouro para o turista evitar as multidões nos seus passeio.
Considere Contratar um Guia Local Particular
Um guia local experiente conhece os melhores horários, caminhos alternativos e pode personalizar seu roteiro conforme seus interesses e ritmo. É um investimento que vale cada centavo, especialmente em cidades com muita história ou com muitas atrações disputadas.
Evite Finais de Semana e Feriados Locais
Evite agendar visitas a atrações famosas em sábados, domingos e feriados. Se puder, organize seu roteiro para deixar museus e monumentos para dias úteis. Em cidades muito turísticas, isso pode fazer toda a diferença.
Inclua Pausas e Momentos Livres no Roteiro
Evitar multidões também tem a ver com o ritmo da viagem. Quando seu dia está muito cheio, qualquer contratempo como uma fila maior do que o esperado, pode gerar frustração. Tenha dias mais leves, com tempo para sentar-se num café, caminhar sem rumo ou aproveitar um jardim escondido.
Conclusão
Visitar os ícones do turismo mundial pode sim, ser uma experiência leve, inspiradora e sem tumulto. Para um turista evitar as multidões, o segredo está no planejamento: escolher as datas certas, ajustar os horários e, principalmente, estar disposto a olhar além do óbvio. Ao fazer isso, você não só evita multidões, mas também se conecta mais profundamente com o destino e suas histórias. E essa, no fim das contas, é a melhor forma de viajar.
Para Saber Mais
Para ler outras dicas que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





