Estar de volta ao Sofitel Le Grand Ducal depois de vários anos foi bem legal, principalmente porque esse foi o primeiro Sofitel em que eu me hospedei. Felizmente, no geral tudo foi tão bom quanto da última vez!
Vem comigo nesse review explorar esse ótimo hotel que tem uma vista maravilhosa do Vale de la Pétrusse!
Check-in
O meu check-in foi um pouco confuso, pois quando cheguei no hotel o recepcionista me disse que eles estavam sem sistema e pediu para fazer uma cópia do meu passaporte. Além disso, ele não estava conseguindo localizar a minha reserva – talvez pelo sistema estar fora do ar?!?
Porém, não se passou nem um minuto e ele me disse que havia encontrado a reserva. Então, no fim das contas eu não sei se o sistema estava realmente fora do ar. Embora extremamente simpático, o rapaz estava bem atrapalhado e por vezes fiquei na dúvida se ele sabia o que estava fazendo! 😀
Em termos dos procedimentos de check-in, ele não fez nenhuma menção ao meu status Gold no Le Club. Obviamente isso não é um problema, mas de tanto ouvir isso durante o check-in em diferentes hotéis, acabamos percebendo quando alguém não está seguindo os procedimentos!
Agora, em termos do que é realmente importante. Eu tive que lhe perguntar sobre o upgrade para uma categoria de quarto acima daquela que eu havia reservado. Eu diria que em quase 100% das vezes, quando eu chego para o check-in, o upgrade já está no sistema sem eu ter que dizer nada, mesmo quando eu chego antes do horário mínimo permitido para o check-in, como foi nesse caso. Isso me surpreendeu!
Outro detalhe que ele esqueceu foi o voucher para o drink de boas vindas. Ele me deu um papel com a opção para o check-out rápido na minha partida, eu não dei a devida atenção e achei que isso fosse o tal voucher para a bebida. Apenas me dei conta disso no outro dia quando já estava a caminho do bar.
Tive que retornar na recepção e lembrar-lhes sobre o voucher e naquele momento a recepcionista que estava lá me disse “Oh, temos o teu voucher aqui e iríamos deixa-lo no teu quarto”. Eu fiquei me perguntando por que não o haviam levado ainda, já que essa conversa foi no segundo dia da minha estadia?
Como se vê nas fotos acima, a recepção em si é muito bonita. Tem um estilo moderno e clean que eu particularmente gosto bastante. Inclusive, do lado direito ao se entrar no hotel existe uma sala que eu acho que funciona como uma espécie de sala de espera.
Quarto
Eu havia reservado um Quarto Luxury e me foi dado um upgrade para uma Suíte Júnior. A suíte tinha um espaço com sofás que seria a sala de estar, um closet e a cama king size. No geral o quarto tinha tudo que se pode esperar de um hotel de luxo. Agora vamos aos detalhes!
Se tem algo que o Sofitel nunca falhou comigo é com o conforto de suas camas e aqui não foi diferente. A cama e os travesseiros eram super confortáveis! Veja que do lado da cama tinha até um tipo de suporte que poderia ser usado para se comer algo ou até mesmo usar um laptop quando se estivesse deitado.
Haviam tomadas de cada lado da cabeceira da cama para recarregar o celular durante a noite. Sei que parece um detalhe insignificante, mas muitos hotéis ainda não oferecem isso e eu acho que faz falta!
Do lado direito do quarto, próximo às janelas, ficavam os sofás e uma mesinha de café no centro com algumas revistas.
O serviço de abertura de camas, o turndown, foi feito todas as noites. Além do menu para o café da manhã, caso eu quisesse toma-lo no quarto, eles deixavam também os chocolates e uma caneca com um sachê de chá.
O closet tinha um suporte para malas, um cofre, um travesseiro extra, um roupão de banho e uma tábua e ferro de passar roupa. Havia também uma máquina de café espresso e um aquecedor de água.
Continuando, um par de chinelos, um saco para por roupas para a lavanderia, agulhas, botões e um suporte para ajudar a calçar os sapatos também estavam disponíveis. Tinha até dois halteres caso eu quisesse fazer exercícios no quarto!
E para finalizar, tinha ainda um pequeno frigobar onde as bebidas – água e refrigerantes – eram cortesia.
Ao voltar para o hotel, depois de passar o dia explorando Luxemburgo, o presente de boas-vindas estava no quarto me esperando! Isso mesmo, um suco artificial e um pacote com três biscoitos dentro! Fala a verdade?! Um hotel de luxo oferecer algo assim como presente de boas-vindas é no mínimo inapropriado!
Se eu fosse o gerente de relações com clientes eu teria vergonha disso! 😀 E nem estou me referindo ao valor, pois isso para mim é irrelevante. A falta de originalidade foi extrema! Um prato com dois ou três docinhos com uns riscos de chocolate teria seguramente causado uma impressão muito melhor, não?
Mas infelizmente “presentes” desse tipo são muito mais comuns do que imaginamos. A Accor define que os membros elite devem receber um presente de boas-vindas ao fazer o check-in e dá alguma orientação sobre o que deve ser oferecido. Porém, no final das contas os hotéis ficam livres para oferecer qualquer coisa – normalmente o mais barato possível – e com isso, aos olhos da Accor, eles cumpriram o regulamento!
Banheiro
O banheiro era ótimo, grande, com chuveiro tipo cascata e banheira separada. Tinha até uma balança! Um detalhe é que o vaso sanitário ficava em um outro cômodo.
Os produtos de banho, sabão líquido, xampu, condicionador e hidratante eram da linha francesa Hermès.
A banheira era bem estilosa, só faltou ser uma daquelas banheiras que ficam na janela com uma vista maravilhosa! 😀
Café da Manhã
O café da manhã é com certeza um dos pontos altos do hotel. E a equipe de garçons merece todo crédito, pois são super atenciosos! O restaurante onde é servido o café da manhã fica no topo do prédio e as mesas próximas às janelas são disputadíssimas. É preciso chegar cedo para conseguir uma delas!
Havia uma boa variedade de cortes frios incluindo salmão, peito de peru, salame e presunto.
Seleção de iogurtes e salada de frutas.
Seleção de pães e bolos que ficavam em um espaço anexo ao restaurante onde os hóspedes podem se servir.
E aqui uma vista do restaurante com as janelas com vista para o Vale de la Pétrusse.
Espaço com os pães, doces e pratos quentes.
E por último as frutas e os sucos.
Academia
Como na grande maioria dos hotéis, a academia era bem simples. Porém bastante funcional e com certeza mais que suficiente para alguém se exercitar durante a estadia.
Bar
Assim como o café da manhã, o bar com o sugestivo nome de L’Observatoire é outro ponto alto do hotel. Inclusive, o bar não é popular apenas com os hóspedes, mas também com os moradores da cidade. Também pudera, pois a vista é maravilhosa. Eu tirei a foto acima ao entardecer e acredite, a vista era muito mais bonita do que na foto!
Como você pode imaginar, as mesas próximas às janelas são as mais populares. E o bom é que os garçons têm uma listinha de espera para quem quiser uma delas. Então, assim que alguém as desocupa, um dos garçons vem te chamar. Super organizado!
Veja aqui uma foto do L’Observatoire durante a noite com as luzes do bar refletindo nas janelas. Eu me lembro que da última vez que eu estive em Luxemburgo ainda era permitido fumar em lugares fechados, então depois de um tempo no bar o ambiente ficava meio carregado por causa da fumaça. Felizmente, isso agora é passado!
Lembra-se do draminha com o voucher dos drinks de boas-vindas? Pois bem, essa foi a bebida que eu escolhi com o tal voucher! E estava ótima, diga-se de passagem! Me impressionou o tamanho da dose servida.
Esse vinho espumante é de produção local e eu gostei bastante. Inclusive comprei duas garrafas no aeroporto para trazer para casa! 😉
Conclusão
Apesar dos pequenos percalços aqui e ali, a minha estadia foi excelente. Fiquei feliz de voltar ao Sofitel Le Grand Ducal simplesmente como um turista e não em uma viagem de trabalho como nas minhas estadias anteriores.
As equipes do bar e do restaurante são super eficientes e simpáticos, fazendo com que você se sinta bem vindo! Aliás, foi de um dos garçons que me deu a sugestão de fazer a foto do drink de boas-vindas com a garrafa do lado!
Se minhas viagens me levarem a Luxemburgo no futuro, eu com certeza me hospedarei no Le Grand Ducal novamente!
Clique aqui para saber mais sobre o hotel. E lembre-se, como ele faz parte do grupo Accor, você pode usar pontos para pagar parte ou toda a sua estadia.
Clique aqui para ler as minhas sugestões do que ver e fazer em Luxemburgo em um fim de semana prolongado na cidade.
Clique aqui para ler outras avaliações de hotéis.