No começo desta semana a Smiles lançou um novo cartão de crédito, o GOL Smiles, que irá progressivamente substituir os cartões de crédito Smiles que estão disponíveis no momento – Você pode ler mais sobre isso neste link.
Recapitulando a Promoção
De acordo com a promoção originalmente lançada, os clientes teriam acesso à primeira anuidade grátis e um bônus de adesão de até 20 mil milhas Smiles, dependendo do cartão escolhido. Confira a promoção aqui.
A oferta de anuidade grátis e bônus de adesão estava sendo oferecida apenas pelo Banco do Brasil e pelo Bradesco.
O resumo da promoção originalmente lançada é o seguinte:
- Apenas os cartões GOL Smiles do Banco do Brasil e Bradesco fazem parte da promoção.
- Os cartões da bandeira Mastercard estão excluídos da campanha.
- Reativação e solicitação de cartões adicionais não geram anuidade grátis.
- O cartão de Crédito GOL Smiles Bradesco Internacional não faz parte da promoção.
- Pedidos de novos cartões similares não se qualificam para a promoção.
Tudo estava indo bem até que ….
Smiles e Bradesco Alteram Regulamento da Promoção
Infelizmente, como já vimos inúmeras vezes, os consumidores do mundo dos programas de fidelidade não são levados muito a sério no Brasil. Somos vítimas constantes de alterações, sempre para pior, dos regulamentos dos programas e promoções. A promoção do cartão de crédito GOL Smiles nos dá mais um exemplo disso.
Neste ótimo post publicado pelo Daniel Gadelha do Melhores Destinos, ele chama a atenção para o fato de que a Smiles e o Bradesco alteraram o regulamento da promoção no dia de ontem e agora o Bradesco não está mais oferecendo o bônus de adesão de até 20 mil milhas.
O Daniel questionou a Smiles acerca da mudança e, contra todas as evidências, eles afirmaram que não alteraram o regulamento do programa. Veja a nota da Smiles para o Melhores Destinos:
“A Smiles informa que no dia 14 de julho realizou uma atualização no conteúdo do regulamento do novo Cartão de Crédito GOL Smiles, especificando quais são condições para a concessão das milhas de aquisição na adesão, aos clientes que optarem à promoção de anuidade gratuita pelo período mencionado no site do programa de fidelidade – de 13 de julho a 13 de agosto. A Smiles reforça ainda, que tais regras não foram alteradas. A atualização do conteúdo do regulamento teve o objetivo de deixá-las mais claras e não gerar dúvidas nos clientes.”
Algumas Palavras
É no mínimo frustrante assistir cenas como essa, pois demonstra nitidamente a falta de coordenação entre Smiles e Bradesco. Será que não tiveram tempo o suficiente para alinhavar todos os detalhes da promoção antes de anunciá-la?
E o que dizer sobre a postura da Smiles ao negar a alteração do regulamento? Será que não sabem que os clientes, já conhecendo o histórico dos programas de milhagens do Brasil, fazem print screen dos regulamentos das promoções?
A Smiles e o Bradesco deveriam honrar o bônus de adesão para todos aqueles clientes que solicitaram o cartão de crédito GOL Smiles antes da alteração do regulamento. Será que estas empresas não se dão conta de que qualquer cliente que acioná-los na justiça, além de ganhar o bônus originalmente prometido, ainda terá direito a uma compensação adicional?
Seguramente 20 mil milhas Smiles é mais barato que os honorários dos advogados dessas empresas, não?
Gostaria muito de ouvir a versão da Smiles e Bradesco sobre como irão proceder com os casos onde os clientes já haviam solicitado o novo cartão de crédito GOL Smiles.
E para os leitores que por ventura já solicitaram o cartão e foram aceitos, como sugeriu o Daniel em seu post, não o desbloqueiem quando o receber e peçam o seu cancelamento o quanto antes. Essa é a solução mais fácil.
Você ou algum conhecido já havia solicitado o novo cartão de crédito pelo Bradesco?