Toda viagem traz consigo preocupações com a segurança, da casa que fica, do carro que vai pegar a estrada e dos pertences pessoais. Mas, um dos mais importantes dele às vezes é totalmente negligenciado até pelo viajante mais experiente. Estamos falando da segurança cibernética antes das viagens.
Segurança Cibernética Antes das Viagens
Golpes, vírus, roubo de informações e arquivos pessoais, exposição em redes sociais! Com um mundo cada vez mais conectado, o turista precisa se atentar aos riscos que está correndo também no universo “online”. E a maioria dos cuidados deve ser feito antes da viagem!
Veja algumas dicas do que ficar atento e o que fazer antes mesmo de sair correndo para pegar o voo atrasado.
Wi-fi e Portas USB Públicas
O wi-fi gratuito e as portas USB oferecidas abertamente aos passageiros podem ser muito atraentes em aeroportos e estações de trem, principalmente quando a bateria está no fim ou você não quer utilizar sua rede de dados. Porém, elas trazem um risco significativo aos dispositivos.
As redes públicas são alvos fáceis de ataques hackers que criam redes falsas para roubar dados dos usuários. Se não for possível utilizar um VPN, ou seja, uma rede própria para você, procure por lugares que pelo menos exijam uma senha para acessar o wi-fi.
Já no caso das portas USB, a melhor dica é: não use!
“Os criminosos podem carregar malware em seu telefone por meio dessas portas, o que pode bloquear seus dispositivos ou exportar dados confidenciais. Leve um carregador de rede elétrica ou um banco de energia pessoal para evitar o uso dessas portas USB públicas”, afirma Amit Kumar Sharma, Head para as Américas da VFS Global, empresa especialista em serviços de tecnologia.
Menos Instagram, Mais Real Life
Convenhamos que esta talvez seja uma das mais difíceis. Quem viaja, quer postar, não é verdade? Mas talvez essa não seja a melhor opção de todas quando se fala em segurança.
Ao postar cada foto de sua viagem em redes sociais, por exemplo, criminosos podem usar essas informações para determinar o local em que você se encontra, que não está em seu hotel, muito menos em casa.
O ideal mesmo é ajustar as configurações de privacidade de suas redes sociais para que somente seus amigos próximos vejam as suas publicações.
Bluetooth Desligado
Sharma ainda afirma que alguns dispositivos e celulares permitem conexões automáticas com outras redes, o que representa um grande perigo, principalmente em se tratando de viagens ao exterior.
Por isso, antes de viajar faça o ajuste nessa configuração para que seu dispositivo sempre peça a sua permissão antes de se conectar. O mesmo vale para o Bluetooth, que muitas pessoas deixam ligado com frequência. Mantenha-o desativado, isso aumenta a segurança e também prolonga a vida útil da bateria.
Sistemas Sempre Atualizados
Para garantir segurança máxima é imprescindível que o sistema operacional dos seus dispositivos esteja atualizado. Tenha um cuidado especial com aplicativos que não são frequentemente utilizados, pois mesmo inativos eles podem conter informações pessoais e financeiras que em um eventual ataque poderiam ser roubadas.
Além disso, todos os telefones, laptops e tablets devem estar protegidos com senha ou impressão digital. “Considere a possibilidade de alterar seus números PIN antes de viajar e repita o processo quando voltar para casa. Isso adiciona uma camada extra de proteção contra possíveis violações”, comenta Sharma.
Para Saber Mais
Para conferir outros destinos que publicamos no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.