A Scandinavian Airlines, SAS, anunciou em entrevista coletiva no dia 03 de outubro seus novos acionistas, dentre eles Air France e KLM e na ocasião anunciou também a saída da Star Alliance para ingresso na Sky Team.
A companhia aérea escandinava está em reestruturação desde que recorreu ao Capítulo 11 da lei de falências dos EUA. Depois de alguns meses, hoje foi anunciado o resultado da negociação. O Grupo Air France KLM formará um consórcio com as empresas financeiras Castlelake e Lind Invest, contando também com contribuição do governo dinamarquês, para adquirir a companhia aérea.
Inicialmente, Castlelake será o maior acionista com 32%, seguido pelo governo dinamarquês com 26%. No momento a participação acionária da Air France KLM está limitada em 19,9%. Outra parte do capital da companhia será entregue a seus credores. Após pelo menos dois anos a Air France KLM poderá assumir o controle acionário da companhia aérea, adquirindo ações de outros investidores.
O consórcio vai investir quase 1.2 bilhão de dólares na SAS. Desse total, 475 milhões de dólares serão direcionados para capitais próprios, enquanto 700 milhões de dólares serão destinados a pagamento de dívidas. A Castlelake também vai refinanciar o empréstimo atual da SAS, oferecendo um novo empréstimo de 500 milhões de dólares.
Outro anúncio impactante foi a confirmação da saída da SAS da Star Alliance, da qual é membro fundador, e o ingresso na Sky Team onde irá se juntar com Air France KLM e outras 17 companhias aéreas. Nas redes sociais já podemos observar membros do programa EuroBonus da SAS questionando se o programa irá migrar para o FlyingBlue.
Na entrevista o presidente-executivo do SAS, Anko van der Werff, disse:
“Através da conclusão deste processo e das oportunidades apresentadas por fazer parte da SkyTeam, seremos capazes de melhorar ainda mais as ofertas da SAS para o benefício dos nossos colegas, clientes e comunidades”
Benjamin Smith, CEO da Air France KLM disse:
“Este é um dia importante para a SAS e para a Air France KLM. Temos o prazer de fazer parte do consórcio vencedor selecionado pela diretoria do SAS. A Air France KLM espera estabelecer fortes laços comerciais com a SAS. Com a sua posição bem estabelecida na Escandinávia e uma marca forte, a SAS oferece um enorme potencial à Air France KLM. Esta cooperação permitirá à Air France KLM melhorar a sua posição nos países nórdicos e melhorar a conectividade para viajantes escandinavos e europeus. Estamos ansiosos para fazer parte deste novo capítulo na história do SAS e agradecemos ao conselho do SAS pela sua confiança.”
Importante ressaltar que nada muda no momento. O negócio ainda precisa de várias aprovações legais antes de ser finalizado e sua conclusão está prevista para o segundo trimestre de 2024.
Você pode ler mais a respeito no comunicado oficial da SAS aqui e também no site da Air France KLM.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias sobre empresas aéreas que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.