Apesar de todo o caos, São Paulo oferece excelentes opções de lazer para seus moradores e visitantes. Neste artigo, nossos três editores paulistanos, Alessandra, Fátima e Bruno, compartilham algumas recomendações do que ver e fazer em São Paulo. Já anote aí para a sua próxima visita!
Aqui você encontra:
Alessandra Sabbag
Parque Ibirapuera
O Parque Ibirapuera é quase uma parada obrigatória em São Paulo, pois ele por si só é quase uma mini cidade, carregado de natureza e cultura. Inclusive, é quase impossível querer fazer tudo que há dentro dele em um único dia.
Tem opção para quem quer aprender ou conhecer mais sobre a fauna e flora, no Viveiro, no Herbário ou na Escola de Jardinagem; tem aqueles lugares que merecem uma boa parada de descanso, para leitura, piquenique ou apenas para admirar a natureza como:
Pavilhão Japonês
Praça Burle Marx
Jardim das Esculturas
E claro, as infinitas opções culturais e educacionais como:
OCA, MAM (museu de Arte Moderna)
Planetário
Escola de Astrofísica
Bienal
Não deixe de conferir o Parque do Ibirapuera!
Parque Vila Lobos
O Parque Vila Lobos é excelente para práticas de esportes – principalmente basquete -, caminhada e em alguns dias de fim de semana há aulas gratuitas de dança. É só chegar e desfrutar! Há também um pequeno carrossel e algumas atrações esporádicas para as crianças se divertirem, além de um amplo espaço pet place, dividido para cães de pequeno e grande porte.
Além disso, grudadinho nele está a Roda Gigante inaugurada recentemente e no qual já tive oportunidade de ir duas vezes. Com seus 91 metros de altura, é a maior da América Latina e o pôr do sol é fantástico. Vale a visita!
USP
Ok, a Universidade de S. Paulo não é um parque, mas seria muita injustiça minha não trazer esta opção para quem quer curtir um dia muito tranquilo, sem muvuca, fácil de estacionar em qualquer lugar e ainda por cima cheio de natureza. A USP fica aberta de segunda a sábado (até às 14h) para entrada do público externo e é excelente para fazer piqueniques, praticar corrida ou caminhada, jogar futebol ou vôlei (algumas pessoas jogam até beisebol).
Em alguns pontos há árvores frutíferas como amora, acerola, manga, abacate, banana, etc, e em outros é possível ter uma bela vista panorâmica da cidade. Além disso, é possível visitar o Instituto Butantan, centro de pesquisas científicas onde também é possível ver alguns animais, como as cobras.
É o meu lugar favorito dos finais de semana.
Fátima Pasquotto
Sou uma paulistana nata – nasci e sempre morei aqui! Tem vários lugares que gosto muito de visitar, mas sem dúvida alguma, o Centro histórico é o meu favorito. Destaco aqui dois prédios que compõem este pedaço da região que respira história:
Pateo do Colégio
Nos últimos anos, o local tem se tornado referência no que diz respeito à preservação da memória histórica das origens da cidade de São Paulo. Nem todos sabem, mas o Pateo do Collegio é composto por três unidades: a mais conhecida localizada no centro da cidade além de outras duas, o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas e as Oficinas Culturais Anchieta (Projeto OCA), que ficam sediadas no centro histórico de Embu das Artes, um charmoso município da região metropolitana de São Paulo.
A instituição possui ainda um braço social muito legal: através do Projeto OCA – Oficinas Culturais Anchieta, muitos jovens em condição de vulnerabilidade social recebem ajuda no que diz respeito ao seu desenvolvimento sociocultural. O projeto procura valorizar suas histórias de vida e prepará-los para o exercício da cidadania, além de qualificá-los para o trabalho e auxiliá-los em seu espírito comunitário e solidário.
Fora isso, o local disponibiliza um espaço lindo e aconchegante para a realização de eventos.
Se você quiser conhecer mais sobre a história e os trabalhos desenvolvidos pelo Pateo do Collegio visite aqui seu site.
Teatro Municipal de São Paulo
Em boa parte de minha adolescência, tinha um compromisso sagrado aos domingos pela manhã: assistir aos concertos oferecidos pelo Theatro Municipal de São Paulo, especialmente os dirigidos pelo maestro Isaac Karabtchevsky. Eu viajava ouvindo aqueles instrumentos! Bons tempos!
O prédio é belíssimo! Sua arquitetura é tão rica que desde 1981 ele faz parte do Patrimônio Histórico do estado tendo sido tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo). Ele foi até palco da Semana de Arte Moderna – marco inicial do Modernismo no país.
Vários artistas já se apresentaram ali. Dentre eles: Maria Callas, Villa-Lobos, Guiomar Novaes, Arthur Rubinstein, entre muitos outros.
Você pode obter mais detalhes, assim como a programação completa do Theatro Municipal visitando aqui seu site.
Bruno Breslauer
Estádio da Rua Javari
Foi lá que Pelé fez o gol mais bonito de sua carreira e na sequência comemorou pela primeira vez socando o ar, gesto que adotou e foi eternizado. Mas não só por isso você deveria ir à Rua Javari assistir a um jogo do Juventus, dono da casa.
Talvez pelo clube já não ser mais sombra do que foi entre os anos 20 e 80 do século passado, a aura por ali é de um tempo que ficou no passado, quando as crianças ainda brincavam na rua e garoava em São Paulo todo final de tarde.
A estrutura passa longe do que são as modernas arenas dos dias de hoje, mas em contrapartida, goleia em charme e aconchego. Antes ou no intervalo das partidas, você ainda pode comprar os tradicionais cannolis. O doce de origem italiana é vendido no estádio desde 1970 pela mesma família, segundo a receita que já beira os 75 anos. E se bater uma fome na saída, opções é que não vão faltar no italianíssimo bairro da Mooca. Por isso, falo sério, não deixe de viver essa experiência.
Atrações e Passeios em São Paulo
Para conferir algumas atrações na Avenida Paulista, leia esse artigo.
Já se a sua praia são passeios, confira neste artigo seis passeios gratuitos em São Paulo.
Ainda temos mais! Se a tua curtição são os museus, veja nossa sugestão daqueles que você não pode deixar de visitar.
Por último, alguns passeios em São Paulo que custam menos de R$ 100.
Para Saber Mais
Para ler publicações do Pontos pra Voar sobre outros destinos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.