San Marino, considerado o país mais antigo do mundo e um dos menores países da Europa, destaca-se por sua arquitetura preservada, elevada qualidade de vida e renda per capita entre as maiores do continente; fundado em 301 por Marinus, o enclave situado entre Emília-Romanha e Marcas vive do turismo, impulsionado por atrações como a Piazza della Libertà, a Basilica di San Marino e o teleférico com vista para o Mar Adriático.
Aqui você encontra:
San Marino – O País Mais Antigo do Mundo
A República de San Marino ou Sereníssima República de San Marino, ou simplesmente San Marino, é um país situado nos Apeninos. Na verdade ele é um enclave por ser completamente cercado pela região centro-norte da Itália, fazendo fronteira com as províncias italianas da Emília-Romanha e das Marcas.
Sua população gira em torno de 34.000 habitantes, distribuídos pelos 61 km², o que faz dele um dos países menos populosos do velho continente. Sua densidade demográfica é de 566,8 hab./km².
No geral San Marino mantem até hoje boa parte de sua arquitetura histórica e apresenta a quinta maior expectativa de vida do mundo e passa pelo fenômeno do envelhecimento populacional.
Sua capital é a Cidade de San Marino, localizada na encosta do Monte Titano, que é uma cidade antiga medieval com fortificações e ruas estreitas cobertas de paralelepípedos.
Seu clima é mediterrâneo e seu regime de governo é o Parlamentarismo.
Fundação
San Marino é considerado o país mais antigo do mundo, tendo sido fundado em 3 de setembro de 301 por um pedreiro cristão, de nome Marinus, proveniente de uma das ilhas da costa da Dalmácia, que fugia das perseguições romanas.
Marinus veio a se tornar um líder espiritual, além de um símbolo de resistência. Ele acabou por estabelecer um modesto assentamento que, em pouco tempo, cresceu e se tornou uma comunidade unida e resiliente.
Economia
San Marino não é um país muito industrializado – afinal falta-lhe espaço! Mas isso não é um empecilho para que possua uma das maiores rendas per capita de toda a Europa.
A principal fonte de renda do país é o turismo, muito devido à sua proximidade com o porto da cidade de Rimini, localizada no Mar Adriático.
Além disso, sua economia também gira em torno de produtos eletrônicos, cerâmicas, além das operações de diversos bancos.
O país cultiva cereais e vinhas, além de criar ovinos em seus campos. San Marino importa muita coisa, inclusive energia elétrica de sua vizinha, a Itália.
Seu IDH, Índice de Desenvolvimento Humano, é de 0,853, classificado como muito alto.
Infraestrutura
Todos os habitantes de San Marino dispõem de redes de saneamento básico, sendo que suas fontes são seguras e oferecem água potável. Absolutamente todas as residências do país apresentam energia elétrica que, como dissemos anteriormente, é importada da Itália.
A população utiliza essencialmente veículos para se transportar pela malha rodoviária do país que é de 300 km.Não é possível chegar ao país através de trens; e, obviamente, devido ao seu pequeno território, San Marino não possui aeroporto próprio.
O que Fazer em San Marino
Embora pequeno, San Marino oferece diversas atrações turísticas. Vamos sugerir três delas aqui.
Basilica di San Marino

Basílica de San Marino – Créditos: elledue-sanmarinoguide.com
Trata-se de uma igreja católica e é a principal da cidade de San Marino. Situada na Piazzale Domus Plebis, que fica no extremo nordeste da cidade, a construção atual data de 1836, no local onde anteriormente havia uma Basilica anterior ao século 4.
No dia 29 de agosto de 1982 a Basílica de San Marino recebeu uma visita mais do que especial: a visita do Papa João Paulo II.
De estilo neoclássico, seu interior é composto por três naves, que são sustentadas por dezesseis colunas coríntias, formando um grande deambulatório ao redor da abside semicircular.
Já o pórtico da parte frontal possui oito colunas, sendo seis na frente e duas laterais. Na parte superior consta a inscrição em latim acima: “DIVO. MARINO. PATRONO. ET. LIBERTATIS. AVCTORI. SENADOR P. Q.”
É, sem dúvida, um prédio que merece uma visita detalhada.
Piazza della Libertà

Piazza della Libertà – Créditos: wikipedia.org
Este é o point de San Marino. É um ponto central com várias coisas para se ver, como:
- Palazzo Pubblico, ou Palácio Público – Este prédio é a sede do governo de San Marino, além do edifício mais icônico da praça. O que impressiona à primeira vista é sua arquitetura em estilo neogótico. É possível realizar uma visita guiada para conhecer detalhes do local.
- Assistir a Troca da Guarda – Que acontece de 30 em 30 minutos, à partir das 14h30 durante o verão.
- Estátua da Liberdade – Ela fica bem no centro da praça e é um símbolo importante para San Marino. A estátua foi feita em mármore Carrara com um significado especial: representa a liberdade e a independência do país.
Além disso, é um lugar ideal para tomar um café ou ainda um gelatto e apreciar a linda vista que o local proporciona.
Teleférico

Teleférico de San Marino – Créditos: wikipedia.org
Esta é uma ótima maneira de obter uma vista única de San Marino! O teleférico parte do Borgo Maggiore e leva seus passageiros por uma subida de 166 metros em apenas 2 minutos, com uma incrível vista dos 200 quilômetros da costa do Mar Adriático.
O serviço é oferecido a cada 15 minutos.
Para Saber Mais
Para ler publicações do Pontos pra Voar sobre outros destinos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





