Depois de mais uma aclamada Sala VIP PPV, que trouxe a retrospectiva (do melhor ou pior) de nossos editores no universo das milhas em 2024, chegamos com nosso Last Call dando adeus ao ano velho! É tempo de pensar e planejar 2025 e para decolarmos rumo a este novo ano, convidamos nossos editores a compartilharem suas resoluções para 2025.
O Sala VIP PPV propõe neste espaço o compartilhamento das expectativas de cada editor para o ano que se inicia. Além disso, revela um pouco sobre aquilo que pretendem fazer com suas milhas e pontos em 2025. Vale spoilers de estratégias, objetivos em mente para 2025, dicas quentes para os leitores entrarem o ano com tudo!
Resoluções 2025
Saulo Gantes
Gostaria de iniciar desejando a todos da equipe PPV um feliz 2025. Que este novo ano que se inicia seja prospero e de muitas conquistas no mundo das milhas. Aos leitores, também desejo que sigam conosco e que tenham um ano repleto de conquistas. Dito isso, vamos falar um pouco sobre o que espero e o que desejo para este novo ano. Decide dividir este espaço em dois, um para falar sobre algumas expectativas ou perspectivas (pura especulação) e outro para falar dos meus planos, as chamadas resoluções!
Para começar, acredito que 2025 será um ano de um “boom” turístico. Finalizamos o ano de 2024 com números recordes, inclusive batendo períodos pré pandemia. Isso coloca uma pitada de otimismo no que se refere aos viajantes brasileiros, seja para destinos nacionais e internacionais. Não se enganem, porém, ao acreditar que isso refletirá boas notícias, promoções inéditas de transferências, entre outras coisas para nós milheiros. Pelo contrário, conforme dita a milenar lei da oferta e demanda: com mais demanda a tendência é que também vejamos um aumento nos valores das emissões e maior dificuldade para encontras as queridas “disponibilidades”.
Início o ano com a ideia de revisar minhas estratégias de acúmulo e minha carteira de cartões. Após investir para garantir isenção vitalícia no começo do ano para o Elo Diners Club da CAIXA, passei a direcionar o acúmulo para o programa Esfera, através do upgrade que obtive para o Santander Unlimited, aproveitando a oferta dupla das bandeiras (Mastercard + Visa). Aproveitei as promoções Bateu Ganhou para potencializar os acúmulos. Agora, o desafio será manter a isenção de anuidade a partir dos gastos ou de negociações diretas com o banco. Seguirei acumulando pontos no programa Esfera, considerando principalmente a recente adesão e parceria com a Iberia. A perspectiva de acúmulo de pontos AAdvantage e Ibera são um atrativo especial para seguir com os cartões do banco e investimento no programa Esfera.
Preciso decidir ainda se seguirei investindo no programa Azul Fidelidade a fim de manter status Diamante e aproveitar os benefícios das passagens cortesia (cada vez mais difícil realizar boas emissões desde as mudanças no programa). Em contrapartida, uma das alternativas que aparecem para seguir aproveitando emissões internas no Brasil e, até mesmo no exterior, é direcionar o investimento para o programa LATAM Pass. Vejo entre os programas brasileiros, este como o que melhor se coloca enquanto perspectivas para o início de 2025.
Enfim, acredito que 2025 será um ano de mudanças e de trabalhar dentro da ideia “menos é mais”. Vamos seguir compartilhando ideias e discutindo as perspectivas e estratégias do mercado das milhas. Obrigado a todos que nos acompanharam em 2024.
Laís Roani
Mais um novo ano que se inicia e com ele os novos planos e novas resoluções. Desejo aos leitores e colegas editores um excelente 2025, com muitas viagens e ótimas emissões.
Nesse sentido, a minha principal viagem internacional deste ano já foi emitida, assim que o calendário abriu, garantindo a disponibilidade com a máxima antecedência. Acredito que essa seja uma boa dica aos leitores, considerando a lotação dos voos e a enxurrada de milhas no mercado. Ou seja, emitir com antecedência, sempre que possível, é uma boa opção.
Ainda falando em viagens internacionais, tenho um Companion Pass do cartão Azul para utilizar, mas com o preço abusivo que vem sendo cobrado nas passagens pagantes pela cia, já estou perdendo a esperança em utilizar esse benefício. Afinal, se for muito caro pode virar “a metade do dobro”. Mas como a esperança é a última que morre, estamos sempre de olho para as oportunidades que podem aparecer. Vocês já conseguiram emitir suas passagens cortesia?
Quanto aos cartões e acúmulos, seguirei em 2025 focando os gastos orgânicos no cartão Santander AAdvantage, considerando a estabilidade do programa, e a amplitude de emissões possíveis, bem como a possibilidade de acumular nos programas nacionais utilizando outros meios, como compras bonificadas. Aliás, nesse sentido, seguirei priorizando a Esfera ao invés da Livelo, muito por conta da parceria com o Iberia Plus.
Henrique Portanova
Em breve iniciaremos um novo ano e, inicialmente, gostaria de desejar um feliz 2025 para todos os colegas da equipe PPV e para os nossos queridos leitores, que seja um ano repleto de viagens e realizações.
Dito isso, e por falar em viagens e planos para 2025, é hora de iniciar o novo ano com o planejamento montado para as próximas viagens.
Nesse sentido, já estou com duas viagens prontas (uma final de janeiro e outra em família no feriado da Páscoa), e outra em que estou aguardando a abertura das datas no calendário para concluir as emissões, sendo que a viagem de ida para a Europa no final do ano já foi emitida com 360 dias de antecedência.
Como vocês sabem a partir do que mostro na série compartilhando emissões, a minha estratégia é simples: emitir os voos com bastante antecedência e até a data da viagem aprimorar essas emissões caso surjam melhores oportunidades.
Em relação ao planejamento do ano, e considerando o atual cenário de desvalorização da nossa moeda, entendo que teremos que ser cada vez mais criteriosos ao acumular e utilizar nossos pontos e milhas. Afinal, o cenário que se avizinha é de desvalorização das milhas nos programas nacionais em razão da questão cambial.
Então, sugiro a todos que tracem um planejamento bem estratégico e certeiro tendo em vista esse provável cenário.
Por fim, no plano internacional, seguirei focando nos programas de fidelidade internacionais que utilizam “moeda” forte (Avios e milhas AAdvantage), além de seguir em busca do aprimoramento e ampliação do portfólio de cartões americanos, priorizando os do Chase.
Basicamente é isso e espero que você, caro leitor, faça um adequado e correto uso das suas milhas e pontos e conte com a nossa equipe para lhe ajudar nisso.
Fernanda Senna
Primeiro de tudo quero desejar a todos os leitores, amigos e colegas do PPV um ótimo 2025, com muita saúde, tempo para curtir com os que vocês amam e muitas milhas acumuladas para a realização de muitas viagens!
Confesso que meus planos para 2025 são bem modestos, com a alta do dólar estou em compasso de espera na programação das minhas viagens para o próximo ano. Janeiro tenho uma viagem para esquiar nos Estados Unidos que está sendo possível com as estratégias do ano passado, mas para o restante do ano ainda não tenho nada programado para o exterior.
Apesar de ter ainda emissões de cortesia a fazer tanto minhas como do meu marido, do Campanion Pass do Azul Vias Infinite, os preços das passagens ainda não nos permitiram definir se usaremos em destinos internacionais ou todas para viajar pelo Brasil, já que ainda tem muitas maravilhas para conhecermos no nosso país.
Quanto ao acúmulo de pontos e milhas, minha estratégia para 2025 será na utilização do BRB Dux que tem um bom acúmulo por dólar gasto e ainda tem a possibilidade de transferência para a TAP, paralelamente também pretendo utilizar o Santander Unlimited visando o programa Esfera. Nas compras bonificadas também vou continuar dando preferência ao Esfera assim como fiz em 2024.
Para o próximo ano pretendo ainda estudar mais sobre o mercado dos cartões americanos e quem sabe dar meus primeiros passos para a obtenção desses.
Paulo Leo
Conforme eu escrevi no último Sala VIP PPV, 2024 para mim foi o ano de colocar os “pés no chão”. Com o fim da farra de isenção de anuidade pelos bancos e como ninguém gosta de jogar dinheiro fora, foi o momento de rever e ajustar a minha carteira.
Portanto, em 2025 eu pretendo continuar com apenas 4 cartões brasileiros: Santander AAdvantage Black que segue intocável na minha carteira, pelo valor das milhas geradas por ele, CAIXA Visa Infinite com isenção vitalícia de anuidade, pelos benefícios da bandeira, Itaú LATAM Pass Visa Platinum, que fiz downgrade do Infinite, para manter o benefício do desempate nos upgrades de cabine na LATAM e o Itaú Personnalité Mastercard Black Pontos (isento a partir do Minhas Vantagens nível 2).
No mercado de cartões americanos, finalmente consegui o upgrade do meu cartão Chase Marriott Bonvoy Boundless para o The Ritz-Carlton, que era um sonho de longa data e hoje é o meu principal cartão para acesso às Salas VIP, uma vez que ele oferece acesso ilimitado com convidados ilimitados aos lounges do Priority Pass e aos Chase Sapphire Lounges. E eu seguirei nessa estratégia em 2025.
Em 2025 também pretendo seguir focado nos cartões de crédito co-branded de hotéis. Sobre esses cartões, hoje eu tenho 3 cartões do Marriott Bonvoy: Chase The Ritz-Carlton, American Express Marriott Bonvoy (downgrade do Brilliant, uma vez que eu renovei meu status Platinum por meio das noites qualificáveis) e American Express Marriott Bonvoy Business, além do American Express Hilton Surpass (downgrade do Aspire, pela desnecessidade do status Diamond neste momento).
Além desses, pretendo seguir com o cartão Chase Ink Business Preferred e com o Citi AAdvantage Platinum Select, uma vez que esse é o meu programa aéreo favorito.
Sobre os status aéreos, eu renovei o meu Diamante na Smiles e decidi não renovar o Diamante na Azul nem o Black Signature na LATAM esse ano, portanto devo sofrer soft landing e cair para Safira e Black, respectivamente, em 2025. Dessa forma, pretendo usar as companhias que me atendam melhor a depender da rota, horário e preço.
Na American Airlines, depois de 3 anos como Executive Platinum, decidi mirar “apenas” no status Platinum Pro esse ano, que será suficiente para manter meu status Emerald na aliança oneworld em 2025.
Já sobre os status de hotéis, não renovei meu status Platinum no ALL para 2025 e devo sofrer soft landing para Gold, uma vez que priorizei o programa Marriott Bonvoy em 2024 e não me arrependo.
Portanto, 2025 para mim será o ano de seguir com a estratégia atual de redução dos gastos com anuidades, sem perder os benefícios que eu mais valorizo.
Finalmente, eu gostaria de agradecer a todos vocês queridos leitores, amigos e colegas de trabalho do Pontos Pra Voar, que é sem dúvida o time mais incrível que eu já conheci e sou muito grato por fazer parte!
Feliz 2025!
Alessandra Sabbag
Não sei se vou acrescentar muito depois do que meus colegas editores e experts em milhas já falaram acima, mas de toda forma, repito que espero que tanto eles quanto nossos queridos leitores tenham um 2025 cheio de paz, amor e viagens memoráveis.
Meu 2025 será bem modesto e de reconstrução, com objetivos que vão além das viagens. Mas certamente será um ano de preparo para 2026, tanto no acúmulo de milhas quanto nos programas de fidelidade Smiles e Latam Pass.
Como sou uma milheira recente no mercado, este ano se concretizou como a realização de viagens tendo em vista os destinos nacionais que já queríamos conhecer e, na verdade, sigo querendo muito explorar esse Brasil, agora com destinos mais aventureiros e hotéis que proporcionam um maior relaxamento.
Mas a mensagem que quero deixar, muito mais do que focar no que fiz e no que vou fazer, é: em 2025, ACHE menos e FAÇA mais! Se planeje com antecedência e deixe os pequenos pensamentos que te travam de lado. Foque no que vai te fazer feliz, porque nem todo caminho é fácil, mas toda a conquista vale a pena.
Feliz 2025!
Valdeci Freire
Fala, pessoal!
Gostaria de começar desejando um ótimo Ano Novo aos meus amigos editores e a você, nosso querido leitor. Que este ano seja repleto de felicidades, viagens e muito acúmulo de pontos para todos!
Neste ano, vou focar no modo econômico para colocar alguns projetos pessoais em prática. Isso significa que haverá poucas viagens e um acúmulo turbinado por aqui. Contudo, começarei o ano com o pé direito, conhecendo um novo país ao lado da minha querida esposa.
No mais, as viagens ficarão mais por conta dos compromissos de trabalho e eventos deste fantástico mundo dos pontos, milhas e viagens.
Agradeço, querido leitor, por ter nos proporcionado um 2024 incrível. Esperamos que 2025 seja ainda melhor!
Feliz Ano Novo!
Claudio Tusco
E não é que amanhã já estaremos em 2025?
Comecemos por cartões de crédito! No Brasil seguirei com meu Mastercard Black AAdvantage do Santander e com o Azul Itaú Visa Infinite. Já em terras britânicas continuarei com o British Airways American Express e com um basiquinho do HSBC sem anuidade, mas que me rende 1 ponto por £1.
No que diz respeito aos programas de fidelidade, também seguirei com os atuais, com atenção especial no Iberia Plus e no AAdvantage. Em termos de status, sigo com o Platinum no ALL e em empresas aéreas terei que fazer mudanças.
Despoid que foi anunciado recentemente pela British Airways, eu precisaria gastar em torno de £25.000 (aproximadamente R$ 195 mil) para manter o status Gold / Emerald. Obviamente, tenho coisas muito melhores para fazer com meus caraminguados! Já estou na busca do novo programa para 2026!
Em termos de viagens, tenho como meta visitar 3 novos países em 2025. Espero que sejam 2 na Ásia e um na Europa!
Para encerrar, desejo a todos vocês, queridos leitores, um excelente ano com muitas viagens! E claro, muito obrigado a toda a equipe do Pontos pra Voar, pois são eles que fazem o PPV voar!
Feliz 2025!
Para Saber Mais
Para ler outros artigos da coluna Sala VIP PPV, acesse esta página.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos diretores.