Ano novo, noticias novas! Bem vindos à primeira edição do Sala VIP PPV do ano! O que será que 2023 prepara pra nós de notícias? A volta dos QRs sem taxas? Envio pra TAP com 100%? Santander e Ibéria 1:1? Livelo e United 2:1? Que sonho né?! Sabemos que a vida do milheiro está cada vez mais difícil.
O que será que vem por aí esse ano? Nossos editores ativaram o lado sensitivo deles e contam pra gente suas previsões para 2023.
Com a palavra, nossos bruxos editores!
Aqui você encontra:
Fernanda Faccio
Primeira carta tirada: a carta da morte! Vejo a morte do co-branded AA com o Bateu Ganhou! Posso ser apenas um picareta atrás de dinheiro fácil, mas considerando a margem de multiplicação deste cartão, não acredito que isso vá muito longe.
Segunda carta: a faca! Clientes Diamante Azul podem tomar uma facada com alguma mudança na emissão do benefício Azul. Após a Gol acabar com as festas de ano novo de muita gente, será que a Azul vai continuar sendo essa mãe e deixando a gente emitir a cortesia Diamante com milhas ou vai limitar para apenas passagens pagas?
Henrique Portanova
Acredito que os bancos nacionais continuarão limitando os acessos às salas VIP. Assim, os cartões (exceções dos cartões de alta renda e segmentados, como o Altus dos clientes Private do Banco do Brasil) que ainda possuem acesso ilimitado às referidas salas através dos programas Lounge Key, Priority Pass e Dragon Pass passarão a ter um limite.
Os programas de fidelidade seguirão na sua “batalha” contra a venda de bilhetes pelos clientes para terceiros. Suponho que novas medidas objetivando limitar essa venda serão tomadas, a exemplo da recente limitação na utilização dos tetos anuais para os clientes diamante do programa da Smiles e a limitação de emissão de passagens imposta pelo programa TAP Miles&Go a contar já deste ano.
Por fim, prevejo ao menos uma boa notícia: a volta, ainda que não na sua totalidade, dos bilhetes award nas alianças, sobretudo na Star Alliance, e um crescimento e fortalecimento do programa TudoAzul, sobretudo na ampliação de rotas da própria Azul e dos parceiros do programa.
Paulo Leo
Ano Novo, estratégias novas! Só assim conseguiremos continuar a aproveitar o fascinante mundo dos cartões de crédito e dos programas de fidelidade! Puxando a brasa para a minha sardinha, vou falar sobre as minhas previsões sobre os cartões de crédito para 2023.
Eu vejo uma tendência de fortalecimento dos cartões cobranded das empresas aéreas nacionais, a partir de alguns fatos concretos.
Com o lançamento do novo Clube LATAM Pass, a LATAM passou a dar alguns benefícios adicionais aos portadores dos seus cartões de crédito, como pontos e bônus extras, pontos adicionais do Clube, acesso à Sala VIP e pontos que não expiram.
A Azul, por sua vez, voltou atrás com relação à (não) cumulação do benefício do Companion Pass do cartão de crédito com o da Categoria Diamante.
Resta agora, esses dois cartões passarem a oferecer a pontuação turbinada (promocional, prorrogada constantemente), definitivamente para os assinantes do Clube, como acontece com o cartão GOL Smiles para assinantes do Clube Smiles.
Eu, particularmente, não acredito na retirada do cartão AAdvantage das promoções Bateu Ganhou, como disse a Fernanda, mas uma redução no bônus é bastante plausível, tendo em vista o histórico recente dessas promoções.
O que eu acredito que pode acontecer, não em 2023 mas nos próximos anos, é o rompimento da parceria entre o Santander e o AAdvantage, tendo em vista a ação judicial, ingressada pelo Santander nos EUA para esse fim, durante a pandemia.
Mas isso não seria o fim do acúmulo no programa no Brasil, certo que se isso acontecer, outro banco deve assumir a parceria, assim como aconteceu quando da migração do Citibank para o Santander.
Com relação às Salas VIP eu concordo com o Henrique, haverá mais limitações nos cartões de alta renda, exceto nos cartões de altíssima renda como os do segmento Private ou assemelhados e nos cartões das cooperativas.
Como sabemos, nos cartões mais generosos até 2022, com isenção de anuidade vitalícia, por um ano ou facilmente isentável, a conta não fechou e os bancos começaram a cortar geral.
Portanto, quem tem os cartões Altus, Aeternum, Dux e os Black e Infinite das cooperativas, podem ficar tranquilos que não serão afetados.
Entretanto, os demais devem continuar a sofrer restrições em 2023. Clientes do Inter Black, por exemplo, podem esperar uma limitação mais severa nos acessos às Salas VIP, com a exceção do cartão Black Win, destinado a investidores, que deve seguir o critério acima explicado.
E o PDA? Esse sem dúvida será ajustado em breve! Seja com um fator de acúmulo de pontos por dólar gasto, seja com um maior deságio ou mesmo a eliminação da possibilidade de transferência para os programas de fidelidade aéreos.
Essas são apenas minhas previsões, ainda não temos nenhuma informação oficial sobre os temas abordados acima. O que vocês acharam?
Claudio
Ao que tudo indica, 2023 será o ano em que os programas de fidelidade devem voltar aos níveis pré-pandemia com suas promoções de transferência de pontos. Esperamos também que os valores cobrados nas emissões voltem aos mesmos níveis, certo?!?
Vejo o LATAM Pass seguindo com suas ações de bônus reduzidos em transferências de pontos e temos informações que os bônus agressivos no TudoAzul não virão com a mesma frequência que vimos nos últimos anos. Falando em TudoAzul, esse ano teremos uma reformulação no programa e atingir status Diamante, ou qualquer outro nível que o programa introduza acima deste, deverá exigir voos na Azul – o que convenhamos faz bastante sentido! Agora sobre a Smiles … será que teremos alguma reformulação no programa diante das mudanças no LATAM Pass e TudoAzul?
Ao que tudo indica, este é o ano que a Esfera irá partir para cima da Livelo com o objetivo de se tornar um concorrente de peso! Nós, claro, adoramos isso. Quanto mais concorrência no mercado, melhor para nós e também força a Livelo a sair da zona de conforto. Porém … a Esfera tem que comer muito feijão para incomodar a Livelo, não?!! De qualquer forma, seguimos firmes e fortes na torcida!!
Este ano … provavelmente já nas próximas semanas, vamos dizer adeus ao acúmulo generoso de pontos no PDA, como o Paulo Léo falou acima. Você já pensou em qual será o seu novo cartão de crédito amigo e companheiro para a vida … e nesse sentido vida de milheiro é bem curta!? Eu já escolhi o meu!
Com as recentes mudanças impostas pela Visa eu vejo a Plaza Premium expandindo seu raio de ação para além de Guarulhos e Galeão. Afinal, os portadores dos cartões Visa Infinite não estão muito felizes no momento.
E por último, os aplicativos de pagamentos. Eles morreram e devem continuar mortos em 2023 – a não ser que um novo player apareça no mercado.
E como sempre … fique de olho no Pontos pra Voar, que sempre traremos as principais notícias para vocês … sejam elas boas ou ruins!
Rodrigo Biajoni
Sinto que o pessoal acima está bem pessimista, hein? E como eu já cumpro o papel de resmungão todos os domingos, hoje farei apenas de previsões otimistas. Obs: se a chuva começar aí na sua cidade a culpa não é minha.
Primeira previsão: bugs. Sim, no plural. E daqueles que serão honrados. Sei que esse é um tema para lá de polêmico e muita gente acha falta de caráter comprar uma passagem com um preço mais barato em um bug (ou mesmo nos promo-bugs), mas prepare-se porque esse ano teremos esse fenômeno acontecendo duas vezes. Uma logo no primeiro trimestre e outro para terras bem distantes.
Falando sobre cartões, continuaremos com as promoções de isenção frequentes. O objetivo é garantir que cada brasileiro tenha pelo menos 7 cartões isentos. Até lá, toma-lhe promoção!
Por último mas não menos importante, cupons de compra de pontos. Prevejo aquele e-mail chegando com seus 80tinha acontecendo algumas vezes, não só na laranja. Esse é um ponto que já devem ter notado que é uma maneira rápida de trazer dinheiro pra dentro de casa e os programas concorrentes certamente já perceberam isso. O que era algo pontual deve virar planejado e acontecer pelo menos 3 vezes ao longo de 2023.
Fernanda Senna
Se você chegou até aqui deve estar se perguntando o que será de nós milheiros viajantes! Muita calma nesse hora, sabemos que nesse mundo tudo pode mudar tão rápido que as vezes pensamos que é o fim.
Penso que 2023 será o ano que consolida de vez o fim das grandes promoções que tivemos durante a pandemia. Acredito que promoções de pontuação e transferências bonificadas acontecerão mais em datas epecíficas.
Concordo com o Rodrigo que pode acontecer mais oportunidades de compras de pontos pelas empresas. Essa é uma oportunidade que quase nenhum milheiro desperdiça e é uma fonte certa de caixa para as empresas.
A alteração do PDA nem é previsão mais, já está aí batendo a nossa porta, só nos falta conhecer os detalhes sórdidos da mudança. A esta altura todos já devem estar elaborando novas estratégias com outros cartões. Somos verdadeiros camaleões e vamos sempre nos adaptando às situações não é mesmo?
Acredito também que promoções com cashback a exemplo do AME serão menos agressivas e com mais restrições para o uso do saldo.
Lais Roani
Acredito que em 2023 teremos promoções de transferências bonificadas menos agressivas, como os programas já vinham sinalizando no final de 2022.
As opções de compras bonificadas também devem seguir um padrão mais básico, com eventuais bônus maiores em datas comemorativas como aniversário dos programas, dia do consumidor e Black Friday. Infelizmente acho difícil termos oportunidades como aquele famoso 25:1 TudoAzul e Ponto ou 22:1 com a Renner.
Porém eu sempre digo que no mundo das milhas as oportunidades vem e vão. Se em alguns pontos veremos dificuldades em outros com certeza teremos oportunidades. Por exemplo resgates com valores mais plausíveis ou aumento da disponibilidade em parceiras, como já começamos a enxergar.
Se o PDA está na UTI, acredito nos cartões co-branded como uma opção por conta dos benefícios. A regra do milheiro é sempre sobreviver!! E no meio desse mar de novidades, encontrar uma forma de realizar nossos sonhos de viagens de forma mais barata e com mais conforto.
Fique calmo!
Mas fique calmo leitor, são apenas previsões! Nada foi confirmado ou são informações que soubemos via bastidores. Mas uma coisa você pode acreditar: assim que soubermos algo, correremos para avisar!
Para Saber Mais
Para conferir outros artigos da série Sala VIP PPV, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.