Quando planejamos uma viagem qualquer economia vale a pena, não é mesmo? Para quem está planejando uma viagem ao Chile, é importante saber que o valor do IVA, Imposto Sobre Valor Agregado, pode ser descontado do valor das hospedagens.
Aqui você encontra:
Entenda o IVA
O IVA, Imposto Sobre Valor Agregado, é cobrado no Chile sobre todas as etapas de produção e comercialização de bens e serviços no país. Qualquer transação comercial tem a cobrança do imposto e enquanto estiver por lá você vai pagar 19% de IVA sobre tudo o que consumir: alimentação, passeios, serviços e produtos comprados durante sua viagem.
A cobrança do imposto é controlada pelo Servicios de Impuestos Internos (SII). Durante sua estadia, mesmo que o valor da transação seja baixo, você vai perceber nas notas o montante referente ao IVA.
Isenção do Valor do IVA
Como forma de incentivo para a indústria do turismo o valor de 19% do IVA pode ser descontado das hospedagens no Chile. Para ter direito a esse desconto, o pagamento deve ser feito em EURO ou Dólar e em alguns casos os hotéis também oferecem o desconto para quem paga no cartão de crédito. Portanto, mesmo com o valor de 6,38% de IOF cobrado por essas transações no Brasil o pagamento com cartão vale a pena.
Somente os estabelecimentos registrados no Servicios de Impuestos Internos (SII) do Chile podem oferecer o desconto. No caso de redes hoteleiras e hotéis maiores, certamente você terá o benefício, mas em estabelecimentos menores como hostels ou pousadas familiares não será possível. Isso acontece muito em povoados no interior, onde esse tipo de acomodação é mais comum. Para ter certeza o melhor é perguntar no estabelecimento.
Ao fazer a reserva verifique se o imposto já está incluído no valor da diária. Geralmente o valor do IVA já está incluído quando a reserva é feita diretamente no hotel. No caso de reservas feitas através plataformas como Booking ou Hotéiscom o valor informado pode não incluir o imposto, nesse caso, você não terá o desconto no valor, mas sim deixará de pagar o imposto ao fazer o pagamento no hotel.
Para ter a isenção do IVA é necessário apresentar o RG ou passaporte juntamente com a tarjeta única migratória, um papel que você recebe da PDI – Policia de Investigaciones do Chile, ao entrar no país.
E você já conhecia o benefício ou já utilizou o mesmo?
Para Saber Mais
Clique aqui para ler outras notícias sobre destinos que publicamos recentemente no Pontos pra Voar.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade