Estamos lançando hoje uma nova coluna semanal no Pontos pra Voar dedicada exclusivamente aos nossos leitores.
A coluna Reclamação do Leitor é um espaço para os nossos leitores compartilharem com a comunidade de viajantes problemas que estão enfrentando com empresas aéreas, programas de fidelidade, cartões de crédito, redes de hotéis, sites de cashback ou qualquer outra empresa relacionada ao seguimento de viagens.
Caso você queira participar da coluna, mande um e-mail para info@pontospravoar.com relatando o seu problema.
Estreamos a coluna com o relato de nossa leitora Júlia que estava tendo dificuldade em remarcar a sua passagem entre Fortaleza e Madri, que foi emitida com milhas Smiles.
Segue abaixo o relato que recebemos da Júlia:
Reservei um voo na Smiles com a parceira Air Europa no trecho Fortaleza – Madri para a data de 10 de julho de 2022. Em março recebi um e-mail da Air Europa indicando mudança no voo e ao entrar em contato com a Smiles, fui informada que meu voo havia sido cancelado.
Através da central de atendimento e no site, identifiquei que não havia nenhum voo com origem e destino para o mês de julho e a Smiles me deu duas soluções: reembolso total ou seguir aguardando o surgimento de voos na malha aérea para alteração em 3 dias antes ou depois da minha data, que eu tinha até um mês antes para encontrar esse voo, nada além disso.
No momento, indiquei para a atendente que eu tinha outro voo de retorno, se eu poderia alterar a data caso encontrasse outro trecho de ida para não prejudicar o tempo da minha viagem e a informação foi que não, pois ele não apresentou alteração.
Ocorre que encontrei diversos voos saindo de Recife na mesma data com o mesmo destino, mas a Smiles insistiu já em 3 contatos realizados que não é possível mudar origem, que eu realmente tenho apenas duas vias: cancelar e emitir novamente.
Porém o fazem, cientes que estão apresentando voos com valores quase 4 vezes superior ao quantitativo de milhas utilizado na minha emissão, tendo a executiva como cabine e a data da viagem saindo de Fortaleza no mês julho, nem mesmo em econômica tem valores semelhantes ao que emiti.
Ressalto ainda que indiquei para a Smiles os meus fatores que impossibilitam a mudança da data da viagem: já tenho reserva de voo de volta, tenho reservas de hotéis, curso de idioma reservado e as férias agendas.
Nada disso fez com que a Smiles flexibilizasse as regras, assim como fez com outro passageiro prejudicado (matéria publicada aqui no Pontos pra Voar) e mudando a origem do meu voo, para atender as características da minha emissão.
No último protocolo conversei novamente sobre tudo isso, indiquei o caso do colega publicado, bem como o posicionamento da empresa, a atendente se ausentou e retornou informando que nada podia fazer além das opções que já mencionei acima.
Ao longo da semana nós entramos em contato com a Smiles, compartilhamos o texto acima e algum tempo depois recebemos o seguinte posicionamento:
A Smiles entrou em contato com a cliente e com a Air Europa e a reacomodou em uma outra opção de voo em classe executiva. Os bilhetes já foram enviados para a sra. Julia e ela agradeceu a Smiles pela atenção e solução.
Agradecemos à Smiles por ter respondido ao nosso email e, acima de tudo, resolvido o problema da Júlia!
Júlia, não esqueça de marcar o Pontos pra Voar no Instagram nas suas fotos durante a viagem!
Para Saber Mais
Para ler outros artigos da coluna Reclamação do Leitor, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.