O Arquipélago de Fernando de Noronha, que completa 518 anos hoje, recebe um presente da GOL. De forma pioneira no Brasil, com início em 1º de setembro, todos os voos da GOL de ida e volta para Noronha, a partir do Recife, passarão a ser carbono free.
Segundo comunicado da GOL, esta iniciativa nasce de uma parceria com a MOSS, uma das maiores plataformas ambientais de créditos de carbono do mundo, que doará aos Clientes da Companhia a compensação da pegada carbônica de suas viagens a Fernando Noronha, neutralizando as emissões totais de carbono tanto no trecho de ida, a partir de Recife, quanto no da volta para a capital pernambucana.
Os clientes da GOL podem, desde o dia 5 de junho, voluntariamente compensar a emissão de carbono de seus voos. A compensação em voos nacionais e internacionais é realizada por meio do MCO2, primeiro token verde totalmente global lastreado em blockchain, que foi criado pela MOSS para neutralizar a emissão de CO2 a partir do apoio a projetos ambientais certificados com atuação na Amazônia.
Emissões de Carbono em Fernando de Noronha
Das emissões totais em Fernando de Noronha, mais da metade provêm do transporte aéreo que serve à ilha, o principal meio de transporte. A boa notícia é que boa parte dessas emissões será subtraída com a mais nova ação da GOL e MOSS.
A empresa hoje opera 1 voo diário de ida e volta para o arquipélago, com a expectativa de retomar a oferta pré-pandemia assim que possível. Cada ida e volta ao arquipélago deixa uma pegada ambiental média de 14,18 toneladas de CO2e. Em comparação, a cada 25 idas e voltas haverá um hectare de Floresta Amazônica preservada.
“O maior favorecido pela iniciativa do carbono neutro na GOL é a própria ilha. Enquanto a Companhia não opera em Noronha fazendo uso do combustível sustentável de aviação, a solução definitiva para as emissões de carbono, em busca da qual a empresa vem trabalhando com afinco, a compensação automática da pegada carbônica dos trechos voados pelos Clientes é uma grande aliada para minimizar os impactos no meio ambiente”, afirma Pedro Scorza, comandante e assessor de projetos ambientais da GOL.
Esses programas de carbono free, como o implementado pela GOL em seus foos para Fernando de Noronha, já são usados pelas principais empresas aéreas europeias há algum tempo e, infelizmente, são vistos com ceticismo devido à sua limitada eficiência.
Para Saber Mais
Neste link você encontra outras notícias que publicamos recentemente sobre a GOL.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, esses são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.