Apps como BeWelcome, House Sitting e Workaway oferecem hospedagem grátis em troca de cultura, cuidado com casas ou algumas horas de trabalho. Essas opções são ideais para quem busca experiências autênticas e economia real.
Quando o Airbnb nasceu há alguns anos foi uma grande notícia para viajantes que desejavam economizar com hospedagens durante as viagens. No começo, apesar de enfrentar alguns receios, o obstáculo foi rapidamente superado. Hoje em dia, há diversas outras formas de se hospedar pelo mundo sem ter que se preocupar tanto com o preço.
Existem até mesmo apps que oferecem hospedagem grátis, para além de acessíveis, para quem busca economizar sem abrir mão de conforto e reservar uma “graninha” a mais para viver as experiências culturais locais.
Antes de conhecer estes três aplicativos “milagrosos dos preços”, vale lembrar que nem sempre este tipo de hospedagem é pra todo mundo. Família com crianças, por exemplo, ou pessoas de mais idade, devem procurar opções que mais atendam suas necessidades.
Apps de Hospedagem Grátis
Tudo pela Hospitalidade
Já pensou em se hospedar em uma casa onde o único valor a ser pago é a sua própria cultura? Pois essa é a proposta do BeWelcome, uma plataforma colaborativa que está presente em mais de 220 países – incluindo o Brasil. A proposta é baseada 100% em uma troca de cultura e solidariedade.
O usuário precisa cadastrar uma conta, trazer seus históricos de viagens e referências de outros membros, o que garante a confiança dos serviços. Não é preciso pagar nada, nem fazer nenhum tipo de serviço ou dar presentes – o que conta é a sua história, suas experiências e quem sabe, dotes culinários e agrados. Tudo em nome da hospitalidade.
Cuidando da Casa
Talvez você já tenha ouvido falar por aí. Dentre os apps de hospedagem grátis, o House Sitting é a prática que permite que os viajantes fiquem hospedados gratuitamente em casas ou apartamentos, cuidando dela ou até mesmo dos animais, enquanto os moradores estão ausentes.
Enquanto viaja conhecendo uma nova cultura, você cuida da casa de alguém. Essa opção costuma ser mais indicada para aqueles que buscam mais conforto e privacidade, além de estadias mais prolongadas, gerando uma ótima economia para o bolso.
Há diversas plataformas e aplicativos que conectam quem oferece e quem busca esse tipo de estadia, como o TrustedHouseSitters. Basta apenas pesquisar.
Pague a Hospedagem com Trabalho
Uma outra alternativa é fazer a sua força de trabalho “pagar” pela hospedagem, uma proposta um pouco diferente, em relação aos demais apps de hospedagem grátis disponível no mercado. O objetivo da Workaway, é conectar viajantes e anfitriões que precisam de ajuda em diversas tarefas e atividades, como por exemplo, fazendas, hostels, escolas ou ONG’s.
Em troca de algumas horas de trabalho, o viajante tem uma imersão cultural maior, com oportunidades de aprendizado e uma vivência cultural mais intensa. Alguns deles oferecem, além da hospedagem, a alimentação, aumentando ainda mais a economia da viagem.
Para Saber Mais
Para conferir outros destinos que publicamos no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





