Hoje vamos falar sobre quais são os passaportes mais valiosos do mundo em 2021 e atualizar a informação trazida pelo Cláudio aqui em 2019.
Se existe algo que nenhum viajante gosta, é passar por perrengues ao solicitar um visto de entrada em um novo país, esbarrar em regras diplomáticas ou ainda descobrir novos critérios das autoridades de imigração. Entretanto, isso praticamente não ocorre com quem possui um dos passaportes mais valiosos do mundo.
Quando você possui nas mãos um documento forte como um dos passaportes mais valiosos do mundo, você garante algumas vantagens tais como ser dispensado da necessidade de obtenção de visto, obter o visto por meio de requerimento eletrônico pela internet ou conseguir o visto on arrival (aquele no qual o visitante solicita, paga e recebe a permissão já no aeroporto de destino).
Além disso, com um passaporte forte, há maior facilidade em obter residência legal em determinado país, vaga para estudo ou emprego, pegar menos filas na imigração e, ainda, dificilmente terá seu ingresso negado por ser um risco potencial de imigração ilegal ou por questões de reciprocidade entre países.
Entretanto, a força desses documentos pode variar de um lugar para outro. Um dos casos mais famosos de passaportes mais valiosos do mundo é o protagonismo europeu.
Passaportes mais poderosos do mundo
Todos os anos a Henley and Partners publica a lista dos passaportes mais poderosos do mundo.
Em 2021 não foi diferente. O site realizou a classificação global dos passaportes do mundo, classificados de acordo com a sua pontuação total de mobilidade.
O Japão lidera a lista, pois seus cidadãos têm acesso a 193 países. Em segundo lugar temos, Singapura, onde seus cidadãos podem visitar um total de 192 países sem a necessidade de visto. Em terceiro lugar, temos Alemanha e Coréia do Sul com acesso a 191 países.
Em quarto lugar temos Finlândia, Itália, Luxemburgo e Espanha, com acesso a 190 países, e em quinto lugar temos Áustria e Dinamarca, acesso a 189 países.
Confiram a lista completa clicando aqui.
E o Brasil?
O Brasil aparece em 17º lugar na lista, ao lado da Argentina, com acesso a 171 países. Já o Chile aparece em 14º lugar com acesso a 174 países sem a necessidade de visto.
Os Vinte Passaportes Mais Poderosos
- Japão
- Singapura
- Alemanha e Coréia do Sul
- Finlândia, Itália, Luxemburgo e Espanha
- Áustria e Dinamarca
- França, Irlanda, Holanda, Portugal e Suécia
- Bélgica, Nova Zelândia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos
- República Tcheca, Grécia, Malta e Noruega
- Austrália e Canadá
- Hungria, Lituânia, Polônia e Eslováquia
E nas últimas posições vêm Síria, Iraque e Afeganistão com acesso a apenas 29, 28 e 26 países, respectivamente.
O que vocês acharam? Já conheciam esse ranking?