Depois de várias tentativas, que por uma ou outra razão não deram certo, eu finalmente consegui experimentar a tão famosa QSuite da Qatar Airways. E no fim das contas, a minha primeira vez foi numa das rotas mais importantes da empresa que é a Londres – Doha.
Vem comigo nesse review, cheio de fotos, ver como foi a minha viagem. Mas já adianto que foi bem legal!
Check-in Qatar em Heathrow
Chegamos (eu estava viajando com uma amiga, a Michele) no Terminal 3 do Aeroporto de Heathrow por volta das 06:00h da manhã, pois além do voo sair cedo nós queríamos passar pela Sala VIP. Como não havia ninguém na nossa frente, fomos atendidos imediatamente.
Em questão de minutos já estávamos com os cartões de embarque em mãos para os dois trechos de nossa viagem, que eram Londres – Doha – Penang. Não sei se foi um caso pontual ou uma mudança mesmo, mas na última vez que eu viajei com a Qatar os cartões de embarque eram colocados dentro de um envelope bem estiloso. Dessa vez, apenas me entregaram os cartões de embarque e nada mais!
Uma vez despachadas as malas, seguimos para o raio x e, devido ao horário e pelo fato de estarmos usando o acesso para passageiros premium, em menos de dez minutos já estávamos no terminal (air side). De lá rumamos para a Sala VIP.
Não comi nada no lounge, apenas tomei um chá, pois queria tomar o café da manhã no avião. Mais uma vez, como era bem cedo, a sala estava super tranquila. Porém, já li vários relatos que em determinados horários do dia a mesma fica bem cheia e chega até a ser meio desconfortável.
Detalhes do Voo da Qatar para Doha
- Rota: Londres – Doha
- Aeronave: B777-300
- Poltrona: 5A
- Horário de Partida: 08:00h
- Horário de Chegada: 16:45h
- Duração: 06:45h
Embarque para o Voo da Qatar com Destino a Doha
Bem … sempre tem que ter um draminha nas minhas viagens e essa não foi diferente! 😀
Como nós queríamos tirar algumas fotos da cabine, nós pedimos para embarcar primeiro.
Com isso, fomos antes para o portão e … assim que escanearam nossos cartões de embarque a maquininha apitou. Aí começou um tal de digita daqui e digita dali … Michele e eu ficamos olhando um para o outro sem saber o que se passava.
Depois de alguns minutos vieram nos falar que o meu assento estava quebrado. E como as duas passagens estavam na mesma reserva fomos mudados da janela para a última fila da classe executiva. A essa altura, além de triste por perder os assentos da janela, não dava mais para tirar fotos, pois quase todo mundo já tinha embarcado.
Nem preciso dizer que ambos odiamos os lugares. Por causa das portas da QSuite, se você estiver sentado no meio você fica sem visibilidade alguma das janelas. Além disso, não sei se era porque os bins ainda estavam abertos e bloqueavam um pouco a luz, mas achamos os assentos do meio bem escuros.
Eu estava inconformado, pois queria a janela de todo jeito! Depois que todos estavam acomodados eu fui e perguntei para uma das comissárias se, mesmo com o assento quebrado, eu poderia sentar lá para a decolagem. E qual não foi a minha surpresa??? O assento não estava quebrado!
Havia uma pequena mancha (quase imperceptível para ser honesto) no assento e por isso eles o bloquearam. Então eu disse para a comissária que não me importava com a tal mancha. Resultado, Michele e eu pegamos nossos badulaques todos e seguimos para o 5A e 6A. Final feliz!
Consequentemente vou ficar devendo uma explicação mais detalhada sobre o embarque em si, pois não vi nada! Mas a vista durante a decolagem foi ótima!
Cabine QSuite da Qatar
Para relembrar, os assentos tem a configuração 1-2-1. Alguns assentos do meio formam um espaço fechado para quatro pessoas ao se abaixar as divisórias. Além disso, os assentos centrais, quando estendidos ficam bem parecidos com uma cama de casal.
Os assentos marcados em verde no mapa de assentos acima, embora a pessoa viaje de costas, são os que ficam mais próximos das janelas. Portanto, são os ideais para quem gosta de tirar fotos durante a decolagem e aterrisagem.
Assim que cheguei no meu assento, o 5A que estava originalmente preparado para receber um passageiro – no caso eu, encontrei o cobertor, travesseiro, água e o kit de amenidades.
O travesseiro é uma belezinha e os passageiros podem leva-lo para casa, caso queiram. Nem preciso dizer que o meu está agora no sofá da minha casa!!
Quanto ao assento em si, eu fiquei impressionado. A Qatar Airways realmente fez um trabalho muito bom.
Os assentos são largos e mesmo com as portas fechadas os passageiros têm bastante espaço para se mover. Já vi relatos de pessoas dizendo que acharam os assentos claustrofóbicos ao fecharem as portas. Eu não tive essa impressão, mas talvez seja porque eu estava na janela.
Eu achei que acertaram em cheio na combinação das cores da cabine. Os tons de marrom e o vinho ficaram muito bons.
A área para os pés, quando o assento está na posição cama, é bem espaçosa. Eu não imagino ninguém tendo problemas para virar de um lado para o outro durante o sono.
Entre o assento e a porta existe um espaço onde ficam as revistas e água. Porém, ao longo do voo, caso a pessoa queira, também pode guardar outros objetos ali. Aliás, espaço é o que não falta para se guardar objetos pessoais!
Todos os comandos do assento são de fácil acesso. Existem vários controles para se mover a poltrona para diferentes posições.
Há também uma entrada USB para se carregar celular e tablets, que aliás fica do lado da tomada para carregar a bateria do computador.
Na foto acima tem um símbolo que indica algo como se fosse para usar algum tipo de cartão. Eu não tenho nem idéia do que seja isso. Alguém sabe?
Além da luz principal no teto da cabine, as poltronas têm também uma luz de leitura que fica perto da porta. Achei que essa luz dá um toque bem especial no visual do assento.
A mesa é super grande e fica embaixo do monitor de TV. Ela tem espaço o suficiente, por exemplo, para alguém ficar com o computador e uma taça ou copo caso queira beber algo enquanto estiver trabalhando. Tem uma foto dela abaixo quando mostro o fone de ouvido.
Em voos diurnos a Qatar não oferece os pijamas e nem prepara a cama para o passageiro dormir. Porém, como a Michele pediu o mattress pad para colocar no assento, a tripulação se ofereceu para preparar a cama para ela.
O assento é um pouco duro, mas uma vez colocado o mattress pad ele fica bem mais confortável. Impossível não dormir bem depois de um bom jantar e umas taças de vinho, não? 😉
E por último eu gostaria de comentar sobre os lavatórios. Pelo menos no B777-300 eles são enormes! Acho que são uns 30% maiores que o da British Airways, por exemplo!
Durante todo o voo os lavatórios estavam impecáveis. Eu notei que depois que alguém os usavam, a tripulação ia lá e os organizavam para garantir que os mesmos estivessem em ordem para o próximo passageiro.
Kit de Amenidades Qatar
O kit de amenidades é fornecido pela Brics. Da última vez que eu voei com a Qatar o kit também era da Brics, porém era uma caixa. Já o que eles fornecem agora é uma bolsa. O anterior era mais bonito, porém esse é mais prático para se colocar dentro da mala.
O kit vem com meias, plugs para os ouvidos, máscara, hidrante para as mãos, protetor labial e um spray para o rosto. Escova e pasta de dentes e barbeador não estão no kit, pois ficam disponíveis nos lavatórios durante todo o voo.
Serviço de Bordo na QSuite da Qatar
Assim que o embarque terminou a tripulação serviu o drink de boas-vindas e já na sequência trouxeram uma toalha quente (preste atenção ao tamanho da toalha e da taça). Na sequência a comissária que iria cuidar de mim durante o voo veio se apresentar e me perguntou se eu gostaria que ela me explicasse como usar o assento.
Depois das apresentações a comissária trouxe o menu e me explicou que o serviço é a la carte e que eu poderia comer o que eu quisesse na hora que quisesse. Ela apenas sugeriu para que eu escolhesse minhas refeições logo no começo do voo, pois assim ela as reservaria para mim.
Veja na foto abaixo que há um menu para as refeições, outro para os vinhos e um para o lanche antes da chegada.
Como o tivemos um pequeno atraso entre o fechamento das portas e o início da decolagem, a tripulação serviu mais uma rodada dos drinks de boas-vindas. Coisa que normalmente não acontece em muitas empresas.
Ao contrário do que normalmente se vê, na Qatar cada vinho fica em uma página do menu.
Um dos destaques é a champanhe rosé, Laurent Perrier, que estavam servindo. No Brasil a garrafa deve custar algo em torno de uns R$300, mas claro que a Qatar deve pagar bem menos por cada garrafa.
E por último os vinhos de sobremesa e outras bebidas alcóolicas.
Para comer eu optei pelo café da manhã e pedi que o mesmo fosse servido logo após a decolagem. Assim que o sinal de apertar os cintos de segurança foi desligado, a comissária já preparou minha mesa. Achei a lâmpada um luxo!
O café da manha começou com a sexta de pães e o iogurte com granola (fotos acima). Assim que terminei, a comissária já serviu o prato principal.
Nesse momento relato algo “interessante”! No começo do voo eu disse para a comissária quando queria meu café da manhã. Mas não disse nada sobre a que horas ela deveria me servir o chá da tarde. Pois bem, assim que ela terminou de tirar o café da manhã já serviu o chá da tarde! 😐
Nem preciso dizer que não comi quase nada, apenas belisquei algumas coisas. Foi uma pena, pois a aparência estava excelente! Já com o lanche da chega aconteceu exatamente o contrário! A comissária esqueceu e eu tive que lembra-la!
Eu fiz todas as minhas refeições (com exceção do lanche da chegada) tomando a champanhe Pommery, pois comecei com ela na bebida de boas-vindas. Depois do frustrado chá da tarde eu mudei para a rosé … e meus amigos … que arrependimento de não ter mudado antes! Eu que não sou muito fã de vinho ou champanhe rosé adorei!
Depois que eu comecei com a Laurent Perrier minha taça não ficou vazia um único momento. Era bem cedo ainda … mas fazer o que … seria muita falta de educação dizer não e nem preciso dizer que eu cheguei em Doha suuuper feliz!!! 😀
Quando estávamos quase chegando em Doha a comissária veio se despedir de mim, deixou uma caixinha de chocolate e uma toalha umedecida.
Entretenimento de Bordo na QSuite da Qatar
O sistema de entrenimento da QSuite é muito bom. A tela é enorme e um detalhe que eu gostei bastante é que a ela responde super rápido quando tocada diretamente.
Os fones de ouvido me pareceram de boa qualidade (não sou um expert no assunto), pois bloquearam bem os ruídos externos quando eu estava assistindo um filme.
Como era de se esperar e para os que dão valor a esses detalhes, a programação audio-visual é vastíssima! Tem uma infinidade de filmes, séries, documentários e músicas de todos os tipos. Com certeza você encontrará alguma coisa que te agrade!
Eu assisti um filme no começo do voo e depois trabalhei um pouco.
Acima eu disse que é possível controlar a tela tocando-a diretamente. Porém, ela tem um controle remoto de fácil acesso do lado da poltrona. O controle é bem maior do que o que se vê normalmente. Dá até para assistir a programação diretamente nele.
Como era de se esperar wifi estava disponível e eu decidi usá-lo. Achei super barato – paguei US$10 para o voo inteiro (só para comparar eu paguei €30 para o voo todo na minha viagem com a Iberia entre Madri e o Rio de Janeiro). Veja na foto abaixo que a Qatar também oferece 1h de navegação grátis.
Eu tive um pouco de dificuldade de fazer com que meu computador se conectasse ao wifi. Mas eu acho que era um problema de interface entre o teclado e o assento! 😉
A velocidade da conexão era muito boa. Eu não tive problema algum em navegar pela internet e usar as mídias sociais. No entanto, eu notei que em algumas regiões já próximas a Doha o sinal caiu várias vezes.
Como Reservar com a Qatar Airways
Particularmente para os leitores do Brasil e Argentina, a Qatar oferece a QSuites no voo Doha – São Paulo – Buenos Aires. Então, dá para experimentar a QSuites no trecho São Paulo – Buenos Aires – São Paulo.
A Qatar Airways é parceira da LATAM através da aliança Oneworld e com isso é possível usar pontos Latam Pass para emitir passagens com eles. Além disso, a Qatar também tem parceira com a Smiles, oferecendo assim mais uma oportunidade para usar milhas para pagar os voos.
Para os leitores do Pontos e Viagens que vivem na Europa, eu recomendo ficar de olho nas intermináveis promoções da Qatar onde se consegue bons preços partindo de diferentes cidades europeias com destino a Ásia ou Austrália.
Clique aqui para acessar o website da Qatar para maiores informações de como reservar diretamente com a empresa.
Algumas Palavras
O voo foi excelente e realmente a QSuites merece estar entre as melhores classe executivas do mundo. Não há dúvidas quanto a isso!
Já li vários reviews onde as pessoas reclamam que a tripulações de seus voos não eram boas e faziam tudo mecanicamente. Felizmente, isso não aconteceu comigo – será que tive sorte? Não só a comissária que me atendeu, mas outros com quem eu interagi durante o voo eram bastante simpáticos.
Para Saber Mais
- Clique aqui para ler outros reviews de voos.
- Caso você tenha tempo é possível fazer um city tour por Doha. Eu o fiz e aqui você pode ler como foi a nossa experiência.
- Além disso, caso seja do seu interesse você pode combinar uma estadia (stopover) de até quatro dias em Doha com a sua viagem. Veja como funciona clicando aqui.
- Clique aqui para saber mais sobre a QSuites.