A Qantas iniciou nesta segunda-feira (17) as operações do Airbus A321XLR em Brisbane, incorporando o modelo de longo alcance à rota Sydney–Brisbane e avançando mais uma etapa em seu programa de renovação de frota.
Estreia do A321XLR na rota Sydney–Brisbane
O A321XLR passa a operar até um voo de ida e volta diário entre Sydney (SYD) e Brisbane (BNE) até o fim do ano, com ajustes conforme a demanda e disponibilidade da frota. A presença do modelo na rota deve aumentar à medida que novas unidades forem entregues.
A Qantas é a quarta companhia aérea do mundo e a primeira da Ásia-Pacífico a voar comercialmente com o A321XLR, introduzido inicialmente em setembro.
A companhia já recebeu duas unidades e aguarda a terceira — batizada Seven Peaks Walk (VH-OGC) — nas próximas semanas. Em agosto, aumentou o pedido total para 48 aeronaves. O A321XLR é parte central do maior programa de renovação de frota da história do grupo, com mais de 200 aviões encomendados entre Airbus e Boeing.
Características e Capacidade
Com cinco metros a mais que o Boeing 737-800, o A321XLR da Qantas transporta 197 passageiros, incluindo 20 assentos na classe executiva, um crescimento de 66% na oferta dessa cabine. Na econômica, são 177 assentos, mantendo o mesmo espaço entre fileiras.
O modelo incorpora cabine mais larga e longa, assentos mais amplos, janelas maiores, teto mais alto e compartimentos superiores capazes de acomodar cerca de 60% mais bagagem que o 737. O avião também oferece Wi-Fi gratuito de alta velocidade.
Alcance e Novas Possibilidades de Rota
Com autonomia aproximada de 8.700 km (quase 3.000 km a mais que o 737) o A321XLR permitirá à companhia abrir rotas diretas domésticas ultralongas e reforçar operações internacionais de curta e média distância. Parte dos jatos, 16 no total, receberá assentos full-flat na classe executiva para atender, por exemplo, voos transcontinentais de/para Perth.
Eficiência e Emissões
Equipado com motores Pratt & Whitney PW1100G-JM e estrutura com materiais mais leves, o A321XLR reduz o consumo de combustível e as emissões por assento em comparação aos narrowbodies de geração anterior. A Qantas destaca que o modelo substitui progressivamente os 737-800, contribuindo para suas metas ambientais.
Leia também 🔗 Qantas encomenda 20 novos Airbus A321XLR e aposta em assentos lie-flat
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente sobre a Qantas, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





