A Azul incorporou na última sexta-feira (14) mais um Embraer 195-E2 à sua frota, ampliando para 36 o número de jatos do modelo em operação e avançando em seu plano de renovação com aeronaves mais eficientes, de maior capacidade e menor impacto ambiental.
A Azul adicionou à sua frota o Embraer 195-E2 de prefixo PS-ADI, segundo dos sete jatos que serão entregues até o fim de 2025. A aeronave recebeu o nome “Pronto para Voar” e marca mais uma etapa do processo de modernização da companhia, que agora opera 36 unidades do E2, consolidando-se como a maior usuária do modelo no Hemisfério Sul.
A entrega ocorreu na sede da Embraer em São José dos Campos (SP). Após a cerimônia, o jato seguiu para Montevidéu antes de retornar ao Aeroporto de Confins (MG), onde passará por nacionalização, etapa necessária antes de entrar oficialmente na malha comercial da Azul nas próximas semanas.
Leia também 🔗 Belezas do Brasil – Novo Embraer 195-E2 da Azul inicia voos comerciais
Capacidade, Tecnologia e Impacto Ambiental

Créditos: Azul Linhas Aéreas
O novo 195-E2 chega configurado para transportar até 136 passageiros, mantendo o padrão adotado pela companhia para o modelo. A aeronave conta com telas individuais e conexão wi-fi, itens que fazem parte da padronização de experiência a bordo nos voos domésticos regionais e de média distância.
Um dos pilares da chegada do PS-ADI é a eficiência operacional. O E2 utiliza motores de nova geração que, segundo a Embraer, permitem redução de até 25% nas emissões de CO₂. Para a Azul, isso contribui para a meta de operar com aeronaves mais econômicas e com menor custo por assento.
Expansão da Malha e Aposta da Azul no Embraer 195-E2
A atualização da frota permite à Azul ampliar rotas e ajustar frequências em mercados regionais e de médio porte, nos quais o 195-E2 é considerado uma aeronave estratégica por equilibrar capacidade, alcance e eficiência. Embora a companhia não tenha detalhado quais rotas receberão o novo jato, o reforço deve dar flexibilidade à malha já no curto prazo.
O presidente da Azul, Abhi Shah, destacou que a chegada de mais um E2 reforça a estratégia de crescimento sustentável da empresa.
“Os E2 representam o que há de mais avançado em tecnologia e conforto, além de trazerem as cores e a essência da Azul para cada voo que realizamos pelo Brasil e pelo mundo”, afirmou. Ele também ressaltou o papel da fabricante brasileira no fortalecimento da frota: “A Azul tem muito orgulho de ter aeronaves fabricadas no Brasil em sua malha e de ter o título de maior operadora de E2 no Hemisfério Sul”.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente sobre a Azul Linhas Aéreas, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





