Lançado em 2012, o Programa Turismo Acessível do Governo Federal promove a inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no turismo, assegurando acesso seguro e autônomo a serviços e espaços turísticos. A iniciativa visa ampliar a participação desse público, garantindo dignidade e igualdade de oportunidades em atividades turísticas.
Aqui você encontra:
Programa Turismo Acessível
O Governo Federal lançou 2012 o Programa Turismo Acessível que consiste num conjunto de ações com o intuito de promover a inclusão social, assim como o acesso de pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida. O objetivo é que este grupo de pessoas possam utilizar serviços, edificações e equipamentos turísticos com autonomia e de uma maneira segura.
O governo brasileiro afirma no site do programa que Ao propiciar a inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, o Programa vai ao encontro de ações e inciativas do Governo federal que buscam defender e garantir condições de vida com dignidade, a plena participação e inclusão na sociedade, e a igualdade de oportunidades a todas as pessoas com deficiência também na atividade turística.
O programa é direcionado a gestores públicos e privados, profissionais de turismo, empreendimentos com finalidades turísticas, destinos turísticos, assim como a pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida.
Particularmente fico muito contente com esta ação do governo, tenha ela o resultado que tiver, porque passo apuros quando saio com minha mãe de 90 anos que necessita ser transportada em cadeiras de rodas. Já fui a estabelecimentos que sequer possuíam uma cadeira de rodas, que dirá uma estruturas adequada!
Clicando aqui é possível obter mais informações sobre o Programa Turismo Acessível, inclusive acessar a Cartilha detalhada.
Vamos agora às nossas sugestões de destinos.
1º Destino – Foz do Iguaçu, PR
Foz do Iguaçu se destaca quando o assunto é turismo acessível. Ela é uma das cidades mais bem preparadas para receber turistas com as mais diversas limitações físicas e de mobilidade. Foz do Iguaçu, na verdade, se empenha muito na inclusão das pessoas, propiciando que todas possam conhecer as belezas únicas que esse lugar possui.
O que Ver em Foz do Iguaçu
- Cataratas de Foz do Iguaçu
Engana-se quem pensa que pessoas com dificuldade de mobilidade ou deficiências não podem ter acesso às Cataratas do Iguaçu. Ao contrário, esta atração turística oferece total acessibilidades a PcD’s. Os ônibus que conduzem os turistas ao local são totalmente adaptados aos cadeirantes, com lugares especiais para eles. O parque todo possui rampas de acesso e elevadores garantindo, assim, o acesso às atrações que o parque oferece. Apenas não é recomendável que os cadeirantes acessem as cataratas através de suas trilhas.
- Parque das Aves
Confesso que quando ouço falar de Foz do Iguaçu, a primeira coisa que me vem à mente não são as Cataratas, mas sim o Parque das Aves! O lugar é lindíssimo, rico em espécies – são mais de 1300 aves como flamingos, tucanos, papagaios, araras, etc. No meio dele existem quatro viveiros onde as aves ficam soltas e é possível ficar bem pertinho delas. Tenho uma foto acariciando o bico de um tucano! E outra com a Sheila, uma arara azul, que subiu na minha cabeça!
O Parque oferece duas experiência incríveis a seus visitantes: o Backstage Experience, onde é possível conhecer o trabalho de recuperação e conservação de espécies (nesta experiência, os participantes têm inclusive acesso a espaços restrito a funcionários), além do Forest Experience, onde os participantes visitam uma aldeia de índios guaranis com direito até mesmo a um jantar na floresta!
2º Destino – Fortaleza, CE
A cidade de Fortaleza dispensa apresentações! Suas praias paradisíacas, sua culinária deliciosa, seu artesanato diversificado, sem falar de seu elevado nível cultural – tudo isso faz de Fortaleza um destino fantástico! Mas o melhor é que não é só isso que Fortaleza oferece. Ela também tem se empenhado muito para que todas as pessoas, independentemente de suas limitações físicas, tenham acesso a essa diversidade toda.
Algumas ações, seja por parte do governo, seja pela iniciativa privada, se destacam: Todas as peças do Museu da Cultura de Fortaleza, por exemplo, são identificadas com selos em braile; é possível andar de cadeiras de rodas pelas praias de Fortaleza; tapetes de borracha e cadeiras flutuantes foram adaptadas para que as pessoas com mobilidade reduzida possam aproveitar um dia de sol no mar.
Fortaleza oferece ainda o Programa Praia Acessível que, em seu site, recebe a seguinte descrição: O programa Praia Acessível oferece espaço de lazer com esteira de acesso e cadeiras anfíbias, que possibilitam o banho de mar de pessoas com deficiência física e/ou motora ou dificuldade de locomoção. O local tem estrutura para vôlei e frescobol adaptados, piscinas, cadeiras e mesas cobertas com toldos, banheiro acessível e itens de segurança. O site informa ainda que o agendamento deve ser feito através do e-mail acessibilidade@setfor.fortaleza.ce.gov.br ou na Estação de Fortaleza, na Avenida Beira Mar, 848.
3º Destino – Bonito, MS
Se você pensa que pessoas com mobilidade reduzida ou deficiências físicas não podem ir a Bonito e usufruir de toda sua beleza e atrações, enganou-se redondamente! Existem diversos tipos de opções de passeios e atrações totalmente adaptados a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
A capital do estado de Mato Grosso do Sul, Bonito, fica a 300 km de Campo Grande e é um dos ecoturismos mais procurados em todo o país.
Não é de hoje que a cidade investe na adaptação de sua infraestrutura e na capacitação de seus profissionais para o atendimento a pessoas com deficiências e mobilidade reduzida. As primeiras iniciativas começaram ainda em 2010, fazendo da cidade um exemplo vivo de que é possível aliar o turismo de aventura à acessibilidade.
Os equipamentos das atrações são adaptados, garantindo segurança e conforto. Como exemplo podemos citar equipamentos para a prática de rapel, rafting, flutuação em rios, dentre várias outras atividades em contato direto com a natureza.
A infraestrutura das opções turísticas também é acessível, incluindo piso tátil, calçadas mais largas, sinalização adequada, rampas de acesso, além de banheiros adaptados.
O que Ver em Bonito
As opções são diversas, mas vamos citar aqui 2 delas:
- Abismo Anhumas
Fica a 23 km do centro de Bonito e é uma referência no quesito acessibilidade. Os visitantes começam percorrendo uma trilha suspensa até a base de apoio. Ali o visitante recebe todo o equipamento adequado e, depois, é levado ao deck de descida para, enfim, iniciar o rapel.
Fora isso, os visitantes podem passear de bote dentro da caverna, sendo que o percurso todo é acompanhado por um monitor, apto para dar todo o suporte e apoio necessário aos participantes da atividade. A descida até estas águas super cristalinas é de 72 metros, o que equivale a um prédio de 26 andares! O processo é feito através de um sistema de elevação, com uma base e dois cabos de aço, além de um motor elétrico, exigindo, desta forma, o mínimo de esforço do visitante.
- Nascente Azul
Essa atração turística fica por volta de 29 km de distância de Bonito. Sua estrutura conta com carro de apoio, cadeira anfíbia, rampas de acesso e profissionais preparados para atender todas as pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida.
O passeio tem início com um trilha de 300 m que atende plenamente às normas de segurança e acessibilidade, além de ser repleta de paisagens lindíssimas. Depois os participantes percorrem uma passarela suspensa com uma cadeira anfíbia, até o deck de flutuação. O equipamento possui várias posições de encosto, com flutuabilidade e estabilidade ideais para o banho de rio, além de possuir pneus mais largos do que os das cadeiras de rodas tradicionais, facilitando, assim, o seu deslocamento. Durante todo o tempo da atividade, os participantes contam com a presença de instrutores capacitados para atender às necessidades das pessoas com deficiências e mobilidade reduzida.
Para Saber Mais
Para ler publicações do Pontos pra Voar sobre outros destinos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.