O aeroporto de Guarulhos acaba de ganhar um espaço coworking oferecido pela Urban Coworking Airport. O espaço tem 350 metros quadrados com capacidade para atender até 80 pessoas ao mesmo tempo e fica antes da área de segurança no mezanino do Terminal 2, ou seja, mesmo quem não está viajando pode usar a sala.
O espaço oferece os seguintes serviços:
- Coworking – espaço de trabalho oferecendo mesas e acesso à internet.
- Chuveiros
- Salas de reuniões – as salas têm capacidade para atender entre 4 e 35 pessoas.
- Impressoras e scanners
A sala oferece também as seguintes opções de alimentação:
- Agua mineral, café expresso, chá, brigadeiro e balas gratuitos.
- Máquinas que vendem cervejas, refrigerantes e salgadinhos.
- Serviços de café da manhã, coffee break e happy hour
- Menu delivery (O site não dá maiores detalhes, mas eu imagino que aqui a pessoa tem a possibilidade de pedir refeições de qualquer restaurante que se encontra no aeroporto e as mesmas são entregues no espaço coworking.)
O Aeroporto de Guarulhos recebe cerca de 250 mil pessoas por dia entre passageiros, funcionários e visitantes e a Urban Coworking espera receber entre 150 e 200 clientes por dia.
O site da Urban Coworking diz que esse é o primeiro coworking espaço em um aeroporto nas américas e me parece uma boa idéia, principalmente porque espaços como esse estão se tornando cada vez mais comuns em todas as grandes cidades. Pelo que li no Jornais Virtuais, nos últimos 30 meses, as áreas locadas para espaços de trabalho compartilhados, os coworkings, cresceram 348% em São Paulo e 342% no Rio de Janeiro. Ou seja, era questão de tempo até alguém abrir um desses espaços no Aeroporto de Guarulhos.
Agora os preços – a primeira hora custa R$50 e cada hora adicional sai por R$40. Estão disponíveis ainda planos mensais para pessoa física e jurídica. Na minha opinião os valores estão razoáveis se considerarmos que o espaço será usado principalmente por pessoas jurídicas.