Eu tento, tento e tento … mas não consigo! Sempre crio expectativas antes dos meus voos! E aqui não foi diferente! Seria a minha primeira viagem na primeira classe do B787-900 da British Airways e o começo de uma super viagem para o Vietnã que há muito tempo eu queria fazer!
Felizmente tudo correu bem, muito bem eu diria! O voo foi excelente e a tripulação super simpática e eficiente. Vem comigo nesse review cheio de fotos ver como foi a minha experiência!
Check-in para o Voo da British Airways
Como eu queria aproveitar a experiência ao máximo, nós chegamos (eu estava viajando com um amigo) bem cedo no aeroporto! E como já estávamos no meio de julho, o clima já era de férias de verão. Havia até um DJ se apresentando no terminal.
Depois de uma paradinha para tirar uma foto do DJ seguimos direto para a First Wing, o espaço no Terminal 5 dedicado ao check-in dos passageiros da primeira classe e portadores dos cartões Gold e acima no Executive Club, o programa de fidelidade da British Airways.
O check-in for super rápido e de lá seguimos para raio x, que aliás é conectado à First Wing e normalmente não tem muita fila. Inclusive, para a supresa de muitos, até os funcionários do aeroporto que trabalham ali são simpáticos.
E por ser fim de tarde, numa sexta-feira e verão, o raio x estava sem fila alguma. Em questão de minutos já estávamos a caminho do lounge e aqui faço um parênteses. Quem já teve a oportunidade de usá-lo sabe o quão prático é o First Wing. Veja na foto abaixo que ao cruzar esse pequeno corredor o passageiro já está no lounge dos portadores de cartões Gold, sem ter que passar por todas as lojas do aeroporto!
No fim do corredor a British Airways colocou uma mesa e já neste momento o passageiro pode servir-se de champanhe, caso queira. Quando eu passei por lá havia uma funcionária recebendo as pessoas, porém em outras ocasiões já vi a mesa com as garrafas e taças, mas sem ninguém. De todas as formas, achei a iniciativa positiva.
Uma vez na sala VIP eu me dirigi ao lounge dos passageiros da primeira classe – o Concorde Room. Embora com um aspecto um pouco cançado, ainda é o melhor lounge da British Airways em Londres. E na foto abaixo, notem o pé do abajour! 😀
É possível jantar a la carte, tomar alguns coquetéis e champanhe – claro. Mas, acima de tudo, os funcionários que trabalham ali são muito simpáticos e sempre dispostos a bater um papo com você. Basta você começar a conversa!
Detalhes do Voo da British Airways para Kuala Lumpur
Rota: Londres – Kuala Lumpur
Aeronave: B787-900
Poltrona: 1A
Horário de Partida: 21:10h
Horário de Chegada: 17:00h
Duração: 12:50h
Embarque do Voo da British Airways para Kuala Lumpur
O embarque aconteceu no horário previsto e todas as prioridades foram respeitas. Assim que chegamos na porta da aeronave um dos comissários nos levou até os nossos assentos, o que é parte do procedimento da British Airways.
Algumas pessoas acham isso completamente desnecessário, já eu particularmente gosto. Na minha opinião é um mimo dedicado aos passageiros da primeira classe e isso faz com que a experiência como um todo seja mais especial.
Agora tem um detalhe importante. Como você já deve ter notado, temos sempre dois comissários na porta da aeronave e se alguém na sua frente também for um passageiro da primeira classe, um dos comissários irá levar essa pessoa ao seu assento. Sendo assim, não haverá ninguém disponível para te levar, pois a porta não pode ser deixada sozinha! Eu já li tantas reclamações sobre isso, mas me parece que as pessoas não entendem!
Assim que começamos a taxiar e preparar para a decolagem fomos presenteados com umm lindíssimo pôr do sol!
Primeira Classe do B787-900 da British Airways
O B787-900, ao contrário das demais aeronaves da frota da Bristh Airways que têm quatorze assentos na primeira classe, tem apenas oito. Isso faz com que a “experiência” do passageiro seja muito melhor.
Alguns minutos despois de chegarmos aos nossos assentos, a comissária que era responsável por nos atender durante o voo nos serviou uma taça de champanhe e o mix de amendoins e castanhas aquecidos. O champanhe servido era a Laurent Perrier Grand Siècle.
Logo na sequência a comissária trouxe o amenity kit (falo mais sobre ele abaixo) e a toalhinha quente.
E quanto a cabine em si, eu gostei bastante! Os tons de marrom ficaram muito bons – parabéns para quem os escolheu. E eu falo isso, pois é bem diferente da cabine das demais aeronaves da frota de longo alcance da British Airways.
Eu achei o assento bastante confortável. Começando por essa luz tipo abajur que fica do lado da janela – eu a acho super elegante. Ela dá um tom bem especial na cabine durante a noite quando todas as outras luzes estão apagadas.
Logo abaixo do abajur ficam os controles do assento e das demais luzes da cabine. Além do abajur, tem-se ainda a luz principal no teto e uma luz de leitura do lado – veja a foto abaixo.
O assento tem bastante espaço para se guardar objetos pessoais. Começando pelo lado esquerdo, entre a poltrona e a janela, há um compartimento do lado de onde ficam as revistas. Além de ser perfeito para se deixar uma garrafa de água, por exemplo, ali estão as tomadas e entradas USB.
Como se vê nas fotos, há bastante espaço para que os cabos fiquem dentro do compartimento. Fica aí também a entrada para os pontos do fone de ouvido.
Nas fotos acima vê-se o compartimento fechado e depois aberto. Inclusive, nesse compartimento fica o controle remoto do sistema de entretenimento.
E na parte superior, entre a janela e o assento há um outro compartimento para se guardar objetos pessoais. E esse compartimento vem com um espelho – idea para dar um “tapa” no look antes da aterrisagem!
Nas fotos acima temos o compartimento fechado e aberto. Existe ainda um tipo de porta casacos que fica do lado do assento, que eu mostro nas fotos abaixo. Ele não é largo, mas tem espaço o suficiente para se colocar um casaco e uma calça pendurados.
Perto do descanso para os pés há também um outro compartimento. Ele é grande o suficiente para se colocar sapatos e até mesmo uma bolsa dentro.
Quando chega a hora de dormir a tripulação prepara a cama para o passageiro. O mattress pad deixa o assento bem confortável e eu consegui dormir por umas seis horas – talvez por causa do champanhe na cabeça? 😀
Se olharmos para as super classe executivas que existem por aí – QSuites, por exemplo, o que falta neste assento da British Airways é uma porta. No entanto, para mim … repito … para mim, isso não fez falta nenhuma. Estando na poltrona 1A eu não tinha contanto visual com nenhum outro passageiro. Portanto, minha privacidade estava garantida!
Kit de Amenidades da Primeira Classe da British Airways
O kit de amenidades da primeira classe é muito bom. Acho que um dos melhores que eu já vi e vem com os seguintes produtos:
- Caneta
- Escova e pasta de dentes
- Pente
- Creme para os olhos ultra smart pro-collagen
- Hidratante ultra smart pro-collagen matrix
- Lenços para o rosto
- Barbeador
- Gel de barbear
- Desodorante
- Hidratante para os lábios
- Meias
- Máscara de dormir
- Plug para os ouvidos
Além disso, a British Airways oferece pijama e chinelos.
Serviço de Bordo da Primeira Classe da British Airways
Ainda antes da decolagem a tripulação distribuiu o menus e alguns minutos depois anotaram nossos pedidos. Na primeira página do menu há uma apresentação sobre a o cardápio. Na sequência vem o menu da jantar.
E depois o do café da manhã e as bebidas não alcóolicas.
Menu com as champanhes e os vinhos (três brancos e três tintos) e vinho de sobremesa.
E por último outras bebidas alcóolicas.
Assim que o serviço começou o primeiro prato a ser servido foram os canapés.
Para o jantar eu optei pela sopa de milho para a entrada e estava deliciosa!
E o carneiro como prato principal. Infelizmente eu deixei de lado a sobremesa.
A British Airways está servindo um vinho espumante britânico – isso mesmo, você não leu errado – que está fazendo bastante sucesso. Eu provei e gostei.
Quando faltava uns 90 minutos para chegarmos em Kuala Lumpur a tripulação serviu o café da manhã. Comecei com um suco e chá.
Na sequência foram servidos os pães.
E por último o tradicional English Breakfast. Aliás, quem viaja sempre com a British Airways já deve ter dado conta que se tem algo que eles dificilmente erram é o café da manhã. Está sempre perfeito.
Como o B787-900 tem somente oito assentos na primeira classe, a British Airways coloca apenas dois comissários para atender os passageiros. Eu já observei que eles normalmente se organizam de duas maneiras diferentes. Em uma delas os comissários dividem o trabalho entre preparar os pratos e as bebidas na galley e atender os passageiros.
Uma outra forma, que foi o que fizeram nesse voo, tem-se um comissário atendendo os passageiros enquanto o outro trabalha somente na galley. E aqui vem o único inconveniente que tivemos no voo, o serviço de jantar demorou umas três horas! E olha que a comissária não parou um minuto sequer. Eu mal conseguia ficar de olhos abertos no final do jantar …. e estava meio “chapado”! 😀
Eu imagino que a demora no jantar tenha sido por causa da maneira como elas dividiram o trabalho, pois no voo da volta os dois comissários preparavam os pratos e serviam os passageiros. O serviço foi bem mais rápido e em uma hora e meia já estava tudo terminado!
Entretenimento de Bordo no B787-900 da British Airways
Eu gostei do tamanho da tela e achei bem confortável para assistir à programação mesmo quando o assento está na posição horizontal. E nesse momento é possível usar o controle remoto que fica dentro de um dos compartimentos que eu mostrei acima.
O controle remoto não é muito grande, mas atende bem às necessidades dos passageiros. Além disso, temos os fones de ouvido, que eu achei bons – não sou um expert no assunto – mas na minha opinião eliminam bastante o ruído.
No que diz respeito à programação, eu encontrei uma boa variedade de filmes, música e programas de televisão. Você encontrará o suficiente para te manter ocupado durante todo o voo.
Como Reservar
Você pode comprar um bilhete diretamente no site da British Airways clicando aqui. 😉
É possível também reservar usando pontos do Executive Club, o programa de milhagens da British Airways, ou ainda pontos Multiplus da LATAM ou por fim pontos de qualquer outra empresa da aliança Oneworld.
Eu reservei os bilhetes (com quase um ano de antecedência) usando Avios, os pontos do Executive Club, um voucher 2-4-1 e um outro voucher para upgrade que se consegue ao atingir 2.5 mil Tier Points em um ano.
Explicando – o voucher 2-4-1 está ligado ao cartão de crédito American Express em parceria com a British Airways. Ao se gastar 10 mil libras em um ano, consegue-se o voucher e com ele é possível emitir duas passagens usando milhas para apenas uma pessoa e pagando-se os impostos e taxas para os dois passageiros.
Já o voucher de upgrade permite que você faça o upgrade para duas pessoas (ida e volta) em uma classe acima daquela que você reservou. Em suma, eu gastei £900 libras (R$4.5 mil) em taxas e impostos e 180 mil Avios e voei ida e volta com um amigo em primeira classe. Para mim, um excelente negócio!
Algumas Palavras
Muitos blogueiros, inclusive brasileiros, costumam dizer que a primeira classe da British Airways é a melhor executiva do mundo. Minha opinião? Sim e não!
Se você é uma pessoa que viaja de primeira classe constantemente com as melhores empresas aéreas do mundo, com certeza você irá compartilhar essa opinião com os blogueiros. Agora, se você é como eu, que viaja de primeira classe uma ou duas vezes por ano, você irá curtir … e bastante … a primeira classe da British Airways. Eu a considero imbatível na relação custo benefício!
Uma viagem como essa minha para Kuala Lumpur, que dura mais de 12 horas, é ideal para você curtir o produto. Afinal de contas, você quer estar acordado para aproveitar os mimos. Então, você tem umas três horas depois da decolagem e umas quatro horas antes de chegar na Malásia para provar de tudo e ainda teve tempo de dormir umas cinco horas!
Quanto ao voo em si, eu gostei bastante da primeira classe do B787-900. Quero voar de novo assim que for possível. A cabine com apenas oito assentos, deixa tudo muito mais privativo e especial.
Como muito sabem, infelizmente a British Airways é bem famosa pela inconsistência da tripulação. Ótimos ou medianos, mas nós tivemos sorte e nesse voo as duas comissárias que cuidaram da primeira classe eram excelentes. Ambas muito simpáticas. Tivemos um jantar bastante demorado, é verdade, mas mesmo assim elas não deixaram de sorrir e brincar com os passageiros sempre que alguém fazia uma piada!
Para Saber Mais
- Clique aqui para ler outros reviews de voos.
- Clicando aqui você tem mais informações sobre a British Airways.