Praga tem enfrentado sérios desafios com o turismo de massa, fenômeno agravado pelo aumento de voos diretos e pelo crescimento expressivo de turistas vindos da Coreia do Sul e Taiwan. Em resposta, a cidade implementou medidas como restrições ao pub crawl, controle de e-scooters e campanhas para atrair turistas com perfil mais cultural, buscando equilibrar os benefícios econômicos com a qualidade de vida dos moradores.
Estive na cidade de Praga recentemente e tive a sorte de pegar dias sem grandes tumultos. Mas estes estão cada vez mais escassos. A realidade é que a cidade, a exemplo do que ocorre na Itália, vem sofrendo sérias consequências em decorrência do overtourism, ou turismo em massa, procurando maneiras de lidar com os problemas decorrentes.
O leste europeu, de modo geral, tem chamado a atenção de muitos turistas nos últimos tempos. E posso dizer por experiência própria: não sem razão, há cidades simplesmente deslumbrantes, cujo custo não é tão absurdamente caro como Paris, por exemplo. Praga é um exemplo disso, desde o Orloj, o Relógio Astronômico, passando pelo Castelo, incluindo a Klementinum, uma biblioteca fantástica, particularmente pra mim um das atrações mais belas que visitei!
Como a Itália, Espanha, Grécia e vários outros países, a República Tcheca vem tentando achar uma solução para a difícil equação: overtourism X benefícios econômicos locais.
Em todo o ano de 2023, mais de 22 milhões de hóspedes foram acomodados em estabelecimentos de alojamento coletivo inquiridos na Chéquia, o que representa um aumento de 13,5% em termos homólogos. O número de dormidas aumentou 10,7% para um total de 56 milhões de dormidas. Em 2023, o número de hóspedes acomodados atingiu pela primeira vez valores como no ano pré-COVID de 2019; no entanto, o número de pernoites ainda estava atrasado.
E cada vez mais chegam turistas à Praga, devido à diversas facilidades como, por exemplo, a introdução de voos diretos de/para Seul e Taipei, o que contribuiu significativamente para esse aumento de turistas à cidade. O total de turistas oriundos da Coreia do Sul teve um aumento de 287%. Já o número daqueles que partiram de Taiwan, teve um crescimento de 1.091%.
Medidas Tomadas
Na tentativa de, ao menos, atenuar os efeitos deste turismo em massa, a administração de Praga tem tomado diversas medidas, como:
Pub Crawl
A capital tcheca decidiu não permitir que os conhecidos pub crawl (também chamados de bar tour, bar crawl or bar-hopping), que é o ato de visitar vários pubs ou bares num único passeio, ocorram entre 22h e 6h.
A alegação da população é que o barulho que estas “visitas” produzem está comprometendo a paz e a saúde mental dos habitantes. Sem falar no rastro de lixo e sujeira que estes turistas deixam espalhados pela cidade. E até mesmo de turistas que não vêm à cidade com este objetivo. Sem dúvida, este é um duro golpe, tanto para os organizadores como para os pubs e bares.
Estacionamento e Utilização de e-Scooter
Em uma tentativa de combater o excesso de ruído e o turismo de massa no centro da capital tcheca, a prefeita de Praga, Terezie Radoměřská, apresentou uma proposta que proíbe a entrada noturna da maioria dos veículos em grande parte da Cidade Velha de Praga – a cidade de Praga votará em breve. Os vereadores de Praga também estão discutindo restringir – e regulamentar melhor – o uso de e-scooters compartilhadas na capital.
Turistas Selecionados
No amo passado, a administração de Praga investiu 8,25 milhões de coroas checas, criando uma campanha com o objetivo de atrair especificamente turistas com uma mentalidade cultural. Ou seja, o alvo foi investir em pontos culturais a fim de atrair visitantes que não se encaixem no perfil daqueles que fazem uso excessivo de álcool. Os moradores da região central da cidade aprovaram em grande escala esta ação.
Para atenuar o problema, alguns especialistas preferem não usar o termo overtourism, ou “excesso de turismo”. No lugar disso, eles afirmam que apenas alguns lugares como, por exemplo, o centro histórico da Cidade Velha de Praga, são afetados por este problema. Será?
Para Saber Mais
Para ler publicações do Pontos pra Voar sobre outros destinos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.