Mesmo com poucos feriados no segundo semestre de 2025, ainda dá para viajar com planejamento inteligente. Veja como encaixar escapadas de fim de semana, aproveitar o home office e descobrir destinos incríveis no Brasil com pouco tempo e dinheiro.
Olhar para o calendário do segundo semestre pode ser meio desanimador para aqueles que não possuem férias programadas e contavam com os feriadões para ter uns dias de descanso – isso porque a maioria dos dias de folga caem aos finais de semana! Mas nada de desanimar!
Com um pouco de planejamento e escolhas certeiras, é possível encaixar algumas escapadas para destinos incríveis sem precisar de muitos dias. Neste artigo, reunimos estratégias práticas e destinos que funcionam bem em viagens curtas, com excelentes opções para quem quer aproveitar melhor o segundo semestre!
Encurte o Tempo, Mas não a Experiência
Não é preciso ter uma semana inteira para curtir uma boa experiência e sim avaliar bem as possibilidades. Como, por exemplo, levar em consideração o tipo de transporte a ser utilizado e priorizar destinos que não exigem conexões longas ou longos deslocamentos, de forma geral.
É lógico que, pensando em períodos curtos, as escapadas de fim de semana serão as principais estratégias de quem vai querer tirar uns dias de descanso. Mas, se o viajante conseguir tirar um dia a mais de folga como segunda ou sexta-feira, ou sair mais cedo do trabalho, fica ainda melhor.
Destinos que podem ser explorados em “escapadas” como essa, são:
- Cidades históricas, como Tiradentes, Paraty ou São João del-Rei
- Experiências de natureza, trilhas, cachoeiras, como Bueno Brandão, Brotas ou Gonçalves
- Roteiros gastronômicos e vinícolas como Bento Gonçalves, São Roque, Vale dos Vinhedos
Explore Destinos Próximos de Casa
Às vezes a gente sai do Brasil, mas não conhece nem a esquina de casa (e isso é muito comum em cidades enormes como São Paulo). Por isso, busque por lugares que você nunca visitou e que estejam, no máximo, a 3h de distância de onde reside – são excelentes opções de bate e volta e você pode se surpreender!
Alguns exemplos partindo de:
- De São Paulo: Brotas, Cunha, Atibaia, Campos do Jordão
- Do Rio de Janeiro: Petrópolis, Arraial do Cabo, Lumiar
- De BH: Ouro Preto, Lavras Novas, Serra do Cipó
- De Recife: Porto de Galinhas, Praia dos Carneiros
- De Porto Alegre: Gramado, Cambará do Sul, Vale dos Vinhedos
Programe-se para os Eventos
Os eventos e festivais que prometem agitar o segundo semestre são uma ótima oportunidade de viajar e conhecer outros lugares, mesmo que por apenas um fim de semana.
São Paulo por si só receberá inúmeros: The Town, Oktoberfest, Expoflora (em Holambra, ótima para bate e volta), entre muitos outros. No Rio, o Rock In Rio vai agitar a capital carioca em setembro, enquanto Blumenau se prepara para um mês inteiro de Oktoberfest, e o Natal Luz em Gramado já começa em novembro.
Ou seja, dá para se programar com bastante antecedência!
Meses de Baixa Temporada
Setembro, outubro e novembro são bons meses para quem quer viajar economizando um pouco mais, afinal, na maioria dos destinos essa época é considerada “fora de temporada”, de clima agradável, atrações menos cheias e preços mais competitivos.
Em setembro já sopram os ventos da primavera, enquanto novembro ainda escapa daquela correria do fim de ano. Alguns destinos ideais, podem ser:
- Chapada dos Veadeiros (GO)
- Alter do Chão (PA)
- Florianópolis (SC), fora da alta temporada
- Serra Gaúcha (RS), com clima de primavera
Use a Flexibilidade do Home Office
A última dica é utilizar a flexibilidade do home office! Seja no modelo híbrido de trabalho ou 100% em casa, se você tem a possibilidade de trabalhar de forma remota, use isso a seu favor.
Que tal fazer a sexta-feira de home office direto de uma pousada tranquila nas montanhas ou à beira-mar? Algumas hospedagens já oferecem pacotes com bom Wi-Fi, mesa de trabalho, silêncio e uma vista de tirar o fôlego.
Para Saber Mais
Para conferir outros destinos que publicamos no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





