Brasileiros podem continuar fazendo viagens internacionais para países do Mercosul e vizinhos com o RG antigo, desde que o documento esteja em bom estado e tenha sido emitido há menos de 10 anos. A partir de 2024, o novo modelo de Carteira de Identidade Nacional (CIN) traz validade definida e será obrigatório em todo o Brasil até 2032, garantindo maior segurança e padronização.
Antes de embarcar em uma viagem, seja nacional ou internacional, verificar a validade dos documentos é uma etapa crucial para evitar problemas – principalmente os documentos de identificação, como RG ou passaporte.
No entanto, a partir de 2024, o governo brasileiro começou a expedir o novo modelo de identidade de carteira nacional que vai substituir no mercado o antigo RG. Com isso, surge dúvida: será que o antigo ainda será aceito em países como os do Mercosul?
Viagens Internacionais com RG Antigo
A resposta é sim, ele ainda será válido.
Alguns países permitem a entrada de brasileiros sem passaportes, como é o caso dos países do Mercosul (Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Venezuela) e outros vizinhos que não fazem parte deste bloco, tais como Chile, Colômbia e Equador.
Porém, aqui vale ficar atento à primeira grande dúvida de muitos novos viajantes: apesar de não ter uma data de validade, esses países podem sim barrar a sua entrada caso ele tenha mais de 10 anos. O que pode ocorrer em toda e qualquer etapa de fiscalização, no momento do embarque até a passagem pela imigração.
Se você não quer ter nenhum tipo de dor de cabeça com isso, o melhor mesmo é usar o passaporte, mesmo em destinos onde ele não seja obrigatório. Ou atualizar o seu RG bem antes da viagem.
Regra Vai Mudar
Apesar do modelo antigo do RG não ter uma data de validade específica, já que até então não havia uma lei que obrigasse o portador a fazer isso, recomendava-se a atualização do mesmo a cada 10 anos. Porém, como já relatamos aqui, para viagens internacionais, essa regra não era válida.
No entanto, agora, a partir de 2024 com a emissão do novo modelo, isso será uma exigência em todo o território nacional.
Com a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), o governo pretende unificar o modelo desse documento em todo o país e ter novos dispositivos de segurança. Todos aqueles que ainda tiverem o modelo tradicional, deverão atualizar o documento até o ano de 2032, quando deixará de ser aceito.
As novas regras para validade da CIN são:
- 5 anos de validade para crianças de 0 a 12 anos incompletos
- 10 anos de validade para pessoas de 12 a 60 anos incompletos
- validade indeterminada para idosos acima dos 60 anos
Para Saber Mais
Para conferir outros destinos que publicamos no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.