Quem viaja de avião já deve ter passado pelo incômodo de retirar seu notebook e outros dispositivos da mala ao passar pelo raio-x no aeroporto. Mas por que será que temos que passar por isso?
Aqui você encontra:
Notebook Fora da Mala
O Mundo Mudou
O ataque terrorista às torres gêmeas, nos EUA, em 11 de setembro 2001 foi um divisor de águas sobretudo para a segurança em aeroportos e aeronaves de transporte de civis. Até aquele momento, as restrições a itens de bagagem eram mínimas, a ponto de se permitir facas ou lâminas de barbear de cerca de 10 centímetros.
Aliás, estas foram as armas usadas pelos terroristas para tomar o controle dos aviões que sequestraram. Uma investigação descobriu que para alguns deles o alerta do detector de metais chegou a disparar, mas logo foram liberados.
Pós 11 de Setembro
Dali em diante o que se viu foi uma revolução na segurança. Se antes os processos eram pensados para não atrapalhar a operação das companhias aéreas, agora um programa federal nos EUA passaria a fazer a busca e o confisco de qualquer objeto potencialmente perigoso.
Mas o que isso tem a ver com nossos gadgets?
Raio-x: O Vilão
As radiações eletromagnéticas de alta frequência, ou raio-x, não conseguem penetrar com eficiência os aparelhos eletrônicos que usamos no dia a dia. Por esta razão, podem servir para ocultar não só objetos nocivos, como ilícitos.
Logo, é solicitado aos passageiros que apresentem seus aparelhos fora de bolsas e malas, para que se obtenha melhor imagem do interior dos objetos. Assim, evita-se que longas filas se formem sempre que houver a necessidade de averiguar mais a fundo um dispositivo, tornando o processo mais rápido e seguro.
Agora, conta pra gente. Você já sabia ou suspeitava?
Para Saber Mais
Para ler outros artigos sobre viagens que publicamos no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.