Recentemente a revista Exame publicou um artigo segundo o qual este é o momento ideal para se comprar e talvez até gastar milhas. Será mesmo?
Segundo o artigo, as companhias aéreas têm oferecido excelentes incentivos para os membros dos seus programas de pontos acumularem e gastarem as suas milhas. Este estímulo vem do fato de que os programas de pontos se tornaram a tábua de salvação das cias aéreas enquanto seus aviões não podem voar.
A IAG, dona da British Airways e Iberia, por exemplo, vendeu quase 1 bilhão de dólares em pontos para a American Express. Seguramente, movimento similar aconteceu no Brasil com a LATAM e o Banco Itaú, só para ficar num único exemplo nacional.
Incentivos para Acúmulos de Pontos
Quando olhamos os incentivos para acúmulo de milhas, o Brasil é um ponto fora da curva e falo isso baseado no que vejo no Reino Unido. Até agora, a British Airways foi bem tímida nas suas campanhas para incentivar os seus clientes a acumularem pontos.
O máximo que tivemos foram Avios em dobro para quem comprasse passagens por um dado período de tempo e alguns pontos extras aqui e ali em compras online. Todavia, isso não é nada comparado com:
Bumerangue TAP Miles&GO e Livelo com bônus de até 133%
Reativação de milhas Smiles com até 300% de bônus
Até 95% de bônus na transferência de pontos para o LATAM Pass
Isso claramente motiva os clientes a acumularem cada vez mais pontos, e eu me incluo nessa lista. Obviamente há um risco, pois não se sabe quando a vida voltará ao normal. Porém, no meu caso em particular, eu estou preparado para correr esse risco premeditado e “engordei” meu saldo de pontos. Acima de tudo, porque acredito que cedo ou tarde teremos alguma normalidade.
Incentivo para o Uso dos Pontos
Se eu volto no exemplo acima do Brasil e do Reino Unido, temos uma inversão de papéis. Afinal de contas, alguém viu alguma promoção realmente agressiva da Smiles, TudoAzul ou Latam Pass para a emissão de passagens?
Enquanto isso, a British Airways fez uma campanha global inédita onde os clientes poderiam emitir voos intercontinentais em todas as cabines com 50% de desconto na quantidade de pontos normalmente necessária. Obviamente, a British Airways tem lá seus motivos para uma campanha assim.
Primeiro que reduziu o passivo de Avios em seu balanço num momento em que espaço nas aeronaves não é problema. Mas, acima de tudo, como a empresa cobra taxas exorbitantes, ela usou de uma campanha para gerar caixa. No fim das contas, uniu o útil ao agradável!
Este é o Momento para Acumular e Gastar Pontos?
Aqui eu divido a análise em duas partes. Primeiro vamos olhar o acúmulo.
Antes de mais nada, vem uma análise pessoal que cada um deve fazer. Você está otimista e acha que mais cedo ou mais tarde a covid-19 vai dar uma trégua? A resposta a essa pergunta pode te ajudar a decidir sobre o que fazer com o seu cofre de milhas.
Muitos de nossos leitores têm procurado engordar suas poupanças de milhas em programas estrangeiros por os considerar mais estáveis que os tupiniquins. Também não é para menos, pois a famosa tabela dinâmica mundo afora não parece ser tão dinâmica quanto as nacionais.
Com Latam Pass, Smiles e TudoAzul, para a maioria dos mortais, é impossível saber quanto custará uma passagem amanhã. Ou seja, com a constante ameaça de uma inflação galopante, acumular pontos se torna ainda mais arriscado.
Se acumular milhas e pontos no Brasil nos deixa em uma sinuca de bico, gastar as tais milhas e pontos não é muito diferente. Com o abre e fecha de fronteiras e o carimbo em nossas testas, será que teremos a chance de voar para algum lugar além mar num futuro próximo?
Some-se a isso as políticas de cancelamento e remarcação de voos pouco amigáveis a que estamos sujeitos com o trio nacional. O TudoAzul, por exemplo, em certas ocasiões chega a agir como se nem houvesse pandemia.
Enfim, 650 palavras depois eu não consegui responder integralmente a pergunta que eu mesmo formulei. Mas acho que, para o cenário brasileiro, a situação é um pouco melhor para acumular que para gastar.
Como a resposta está incompleta, eu devolvo a pergunta para vocês – será esse o momento de se acumular e gastar milhas?
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, esses são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.