O azeite é ingrediente de destaque na culinária mediterrânea. Conheça uma visita guiada de Oleoturismo na Oro Bailén, na Espanha, que vale a pena ser feita – opinião de quem esteve lá!
Aqui você encontra:
História
Até 2002 a família Gálvez-González tinha a fabricação de tijolos como ramo principal de negócio. Porém, naquela época, havia uma lacuna na produção de azeite virgem. Foi ai então que surgiu a ideia de desenvolver uma nova linha de azeites, de excelência, de primeira qualidade. Mas o propósito ia além – era necessário compreender este derivado da azeitona que, por séculos, fazia parte da cultura mediterrânea. Aliás, esta é exatamente uma marca clássica da culinária desta região.
A família, então, iniciou um empreendimento que, além de novo, era fascinante para todos eles! Eles vieram a se transformar em produtores de azeitonas, passando por todos os processos até chegar à venda ao consumidor final. E acredite, os processos são diversos mesmo!
Hoje a terceira geração da família continua ligada à produção de azeite. Em 1999 a família Gálvez-Gónzalez adquiriu as suas 2 explorações de olival, “La Casa del Agua ” e “Los Juncales”, sendo a primeira uma área rural à beira da estrada A4, onde está instalada a moagem de azeite e a segunda, uma área de montanha – a Serra Morena. Em 2005 nasceu a GALGÓN 99, produtora, engarrafadora e comercializadora de azeite virgem extra, que utiliza as azeitonas produzidas nos olivais da própria família.
Filosofia da Oro Bailén
A filosofia da Oro Bailén está firmada no profissionalismo e na consequente alta qualidade. Tanto é que seu gestor, José Gálvez, diplomou-se em Estudos Empresariais pela Universidade de Jaén. Além disso, formou-se como Técnico de Azeites e Sucos, realizando mestrado em Olivicultura e Elaiotécnica. Depois, no ano de 2005 conquistou o título de Especialista em Prova de Azeites Virgens.
Tudo isso faz com que a Oro Bailén seja mais do que um projeto empresarial. Ela transformou-se numa filosofia de vida que visa não só vender um produto, mas também informar, promover e construir as excelências de um produto tão conhecido. ao longo da história, mas cujas excelências como azeite e alimento saudável são tão desconhecidas, bem como os seus diferentes tipos de variedades para desfrutar, unir e saborear um verdadeiro sumo de fruta como o azeite virgem extra 100% natural.
O Processo de Produção
Na fase inicial o fruto colhido passa por uma rigorosa seleção. Depois que o suco é extraído, passa pela fase de engarrafamento até chegar à fase de comercialização propriamente dita.
Cada tipo de azeitona produz um suco diferente. E para cada tipo de suco, o processo é igualmente diferente.
Achei bastante interessante saber que, as azeitonas que não cumprirem os requisitos de seleção, são separadas e aproveitadas. São utilizadas para a produção de um azeite de segunda linha. Este azeite é comercializado por um preço inferior a vários estabelecimentos.
Localização
A características da localização em que as azeitonas são plantadas determina, em muito, sua qualidade e diferencial. A Oro Bailén encontra-se na província de Jaén, na localidade de Villanueva de la Reina.
Esta é uma região extraordinária porque forma uma fronteira natural entre o planalto castelhano e o vale do Guadalquivir. A região possui áreas de floresta mediterrânea de um valor ecológico enorme, contendo uma grande variedade de flora e fauna.
O clima da região é, em grande parte, determinado pela característica peculiar do Vale do Guadalquivir. Aberto ao oceano, o vale permite que as massas de nuvens, impulsionadas por ventos dominantes, entrem e atravessem o corredor no sentido Oeste para Leste. O resultado disso é a formação de chuvas significativas durante a primavera e o outono.
Minha Experiência
Quando fiz o roteiro pela Andaluzia queria fazer uma surpresa para meu marido. Ele simplesmente ama azeites. Então queria fazer uma visita guiada de Oleoturismo. Depois de pesquisar várias opções, optei pela Oro Bailén. E foi uma excelente escolha!
Fizemos a parada no caminho de Granada para Valência. De Granada até a Oro Bailén levou cerca de 1h25. Chegamos na hora marcada.
Havíamos apenas nós dois e outra pessoa neste horário. A especialista que nos conduziu, apesar do pouco tempo que tinha na empresa, tinha um conhecimento muito bom de todo o processo.
Fomos em setembro, período de entre safra. Então a empresa não estava produzindo. Não sei dizer se isso foi bom ou ruim porque, apesar de não vermos tudo funcionando, tivemos o privilégio de visitar com detalhes os bastidores das várias etapas do processo.
Confesso que não fazia a mínima ideia de como um azeite era produzido! Achava que levava muito tempo em alta temperatura até que ficasse pronto!! Então, pra mim foi uma surpresa saber que todo o processo acontece só com máquinas, sem altas temperaturas e bem rapidamente. Entre a colheita e o engarrafamento são necessárias apenas algumas horas! Aliás, para que sua qualidade seja mantida, o processo todo não pode passar de poucas horas.
Depois de visitarmos toda a fábrica, tivemos um período de degustação e explicação sobre os vários tipos de azeite que a Oro Bailén oferece. Incrível como eles se diferem um de outro!
No final, claro, acabamos comprando vários exemplares dos diversos tipos de azeites, um vinagre de Jerez e, até mesmo, uma geleia de azeite! Não conhecíamos, mas gostamos muito!!
Informações Sobre a Visita Guiada
- As visitas guiadas são oferecidas em Espanhol e Inglês.
- Elas são diárias de 2ª a 6ª. Aos finais de semana, são feitas mediante solicitação.
- É solicitado que os visitantes façam seu agendamento com antecedência. O agendamento é através de um formulário que você encontra clicando aqui.
Se você deseja mais informações sobra a Oro Bailén, pode visitar aqui o seu site.
Tome Nota
Na lojinha da Oro Bailén é possível encontrar garrafinhas de azeite com 100 ml excelentes para presentear. Tem até uns kits com 2 ou 3 tipos diferentes de azeite que são super fofos!
Valeu muito a pena realizar esta visita guiada de Oleoturismo Oro Bailén! Recomendo muito!
Para Saber Mais
Para ler mais publicações sobre destinos que publicamos no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.