Perder o passaporte durante uma viagem no exterior é uma grande dor de cabeça, e infelizmente isso pode acontecer com qualquer um e por isso é importante saber o que fazer caso você passe por esse perrengue.
A primeira coisa é tentar manter a calma. A situação é estressante, mas tem solução e quando estamos calmos resolvemos as coisas com mais clareza. Não desejamos isso para ninguém, mas se acontecer após ler este artigo você estará pronto para saber o que fazer.
Aqui você encontra:
Sair com Passaporte ou com a Cópia?
Essa é uma dúvida de muitos viajantes. As autoridades consulares orientam que devemos sempre estar com o passaporte original em viagem ao exterior. O motivo é que, caso sejam abordados, a autoridade local pode não aceitar a cópia, não importando se é autenticada ou não, o que pode se tornar um grande problema.
Algumas pessoas se sentem mais seguras andando com a cópia e deixando o original no hotel e outras não desgrudam do documento. Eu me incluo no segundo time, mesmo assim sempre tenho uma cópia do passaporte no celular e levo cópia colorida impressa nas minhas viagens. Anota essa dica que será muito importante caso perder o seu passaporte no exterior. Além da cópia das páginas com os seus dados pessoais, caso tenha algum visto, tire também cópia das páginas com os vistos.
Perdi meu Passaporte – E Agora?
Independente do motivo, seja perda ou roubo, a primeira coisa a se fazer é registrar um boletim de ocorrência. Nessa hora, aquela cópia no celular ou impressa será bastante útil para fornecer os dados do documento.
O segundo passo é verificar o posto consular do Brasil mais perto de onde você esteja. Nesse link do Ministério das Relações Exteriores você encontra o consulado mais próximo de você.
Caso seu retorno esteja próximo e seja direto para o Brasil, sem escalas ou conexões, você poderá solicitar uma ARB – Autorização de Retorno ao Brasil. Esse documento é gratuito e na maioria dos casos fica pronto na hora. Assim você poderá retornar e tirar um novo passaporte ao chegar.
Agora, se você for ficar mais tempo no exterior ou ainda se o seu roteiro inclua visita a outros países vocês terá que solicitar um novo passaporte no consulado mais próximo.
Tenha em mente que a perda de passaportes e outros documentos não caracteriza emergência, uma vez que não configura risco à vida ou à segurança de cidadão brasileiro. Assim, todo pedido de novo passaporte deverá ser feito durante o horário de expediente, e não por meio do plantão consular.
O solicitante terá que pagar uma taxa para e emissão de um novo passaporte e terá que voltar para buscar o documento que geralmente não fica pronto na hora. Importante lembrar que será um novo passaporte. Caso o seu roteiro inclua outro país que exija visto de entrada que estava no passaporte perdido, você terá ainda que procurar o posto consular daquele país para providenciar um novo visto.
Certamente esse é um perrengue que ninguém que experimentar, por isso a melhor coisa é cuidar bem do seu passaporte durante toda a viagem. Se preferir andar com ele o tempo todo tenha sempre o documento junto a você, caso prefira deixar no hotel certifique-se que o cofre seja seguro.
E você? Já perdeu seu passaporte em uma viagem? Conseguiu tirar outro com facilidade? Conta pra gente a sua experiência.
Para Saber Mais
Para ler outros artigos sobre viagens publicados pelo Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.