Se você chegou até aqui é por está buscando dicas do que fazer em Sófia, certo? Estive na cidade por quatro dias e posso dizer que definitivamente valeu a pena a visita.
Além disso, são grandes as chances de você se surpreender com o que irá se deparar. Embora pequena, a capital búlgara tem muita história para compartilhar com seus visitantes. Basta ficar de olhos abertos!
Catedral de Alexandre Nevsky
Ponto obrigatório no seu roteiro por Sófia, não tem como deixar de visitar! É a igreja ortodoxa mais importante da cidade e tem muita história para contar.
Embora a mais importante, não é a mais antiga da cidade. Em estilo neo-bizantino, a catedral foi construída entre 1882 e 1912 em homenagem aos 200 mil soldados russos que morreram lutando pela independência da Bulgária na guerra entre a Rússia e a Turquia (1877 – 1878).
Para quem, como eu, gosta da arquitetura das igrejas ortodoxas, a catedral de Alexandre Nevsky é um presente aos olhos.
Perto da igreja há um mercado de pulgas que também vale a visita. Você verá coisas no mínimo interessantes à venda.
Mercado Central de Sófia
Como toda cidade, Sófia tem o seu mercado. Para ser honesto não tem nada de muito tentador e não espere ver o festival de cores que se vê em alguns mercados pelo mundo.
Não é um item obrigatório no roteiro. Porém, se você passar pela frente, não custa nada entrar!
Museu de Arte Socialista
O Museu de Arte Socialista fica meio afastado e você precisará de metrô ou táxi para chegar lá. Para falar a verdade, o local é meio decadente. Então, não crie expectativas!
No pequeno espaço você encontrará, ao ar livre, muitas esculturas da era comunista. Com o fim do domínio soviético e a volta do país à democracia, as esculturas foram removidas de pontos estratégicos da cidade e “expostas” em um único local.
Não deixe de visitar a exposição de posters. É no mínimo fascinante ver como o comunismo era apresentado em diversas partes do mundo.
Igreja de Santa Sófia
A igreja de Santa Sófia, ou Sveta Sofia Church, é uma das igrejas mais antigas da capital búlgara que, inclusive, empresta seu nome à cidade. No subsolo da igreja há os restos de um cemitério que também vale a visita.
A igreja está bem próxima da Catedral de Alexandre Nevsky e dá para combinar as duas no roteiro.
Do lado da igreja você encontrará o túmulo do soldado desconhecido e a chama eterna.
Igreja dos Sete Santos de Sófia
A igreja ortodoxa dos Sete Santos foi criada entre 1901 e 1902 como resultado da conversão de uma antiga mesquita que foi construída por volta de 1528.
Museu de História de Sófia
Não deixe de visitar o Museu de História de Sófia, mas já adianto que é tudo muito simples. Entretanto, ao final da visita você terá uma boa idéia dos costumes e tradições do povo búlgaro.
Aqui eu me deparei com esta senhora (foto abaixo) que estava trabalhando nos seus bordados e assim que viu que eu estava perdido veio até mim e, num inglês perfeito, me direcionou para onde eu queria ir.
Aliás, você irá notar que em todos os museus as pessoas de mais idade falam inglês perfeitamente. Talvez uma herança da era comunista?
Museu de História Nacional da Bulgária
O Museu de História Nacional da Bulgária fica fora do centro da cidade e você precisará de um táxi para chegar até lá, que aliás é super barato em Sófia.
A coleção do museu é interessante, mas o espetáculo maior fica por conta do prédio que era um escritório da época comunista!
Igreja Santa Dedelya
A igreja data de 1863 e, na minha opinião, o mais interessante são os murais.
Igreja Boyana
A igreja Boyana fica literalmente no meio do nada. Você irá precisar de um táxi para chegar até lá. A propósito, uma boa idéia é combinar a igreja com o Museu de História Nacional da Bulgária, pois ambos ficam mais ou menos do mesmo lado da cidade.
Além de estar no Lonely Planet, o pessoal do hotel recomendou a visita várias vezes, mas…
O site, como Patrimônio Histórico da Unesco, tem sua importância. No entanto, não espere muito. É uma igreja super pequena e não é permitido tirar fotos no seu interior. A importância da igreja vem do fato de ser uma das melhores representações de arte medieval na Bulgária.
Por último, é preciso reservar com antecedência e seja pontual, do contrário você vai para o fim da fila!
Ruínas Romanas
Sófia foi construída sobre as ruínas de edificações da época do Império Romano e você encontrará vestígios disso por toda parte. Porém, é no centro da cidade que você verá os principais sítios arqueológicos. Não tem como não ver!
Restaurantes e Bares
Eu não costumo escrever sobre restaurantes, pois são coisas que vem e vão num piscar de olhos. Todavia, eu estive em três restaurantes que me surpreenderam.
O primeiro deles se chama Cosmos e eu diria que a experiência em si é … digamos … interessante! A comida é boa, mas o show que vem junto é a melhor parte. Agora, prepare o bolso!
O melhor jantar que tive em Sófia foi neste restaurante chamado Bagri. Quase tudo que está no cardápio vem da fazenda do próprio restaurante. Não é tão caro quanto o Cosmos e a experiência gastronômica é excelente!
E por último, em termos de restaurantes, eu ainda recomendaria o Made in Blue. O mais simples (e barato) dos três, mas com um menu igualmente delicioso.
Para finalizar, um roof top bar!O Sense é bem localizado e perfeito para se tomar uma bebida no fim do dia e apreciar o pôr do sol refletindo sobre a Catedral Alexandre Nevsky.
Algumas Palavras
Como eu disse no início, vale a pena visitar Sófia. É óbvio que, para os leitores do Brasil, não compensa viajar para a Europa exclusivamente para conhecer a capital búlgara. O ideal é combinar o tour pela cidade com uma visita para outras capitais da região, como Bucareste, por exemplo.
Sófia é barata no que diz respeito a hospedagem, transporte e restaurantes. Além disso, fiquei com a impressão de ser uma cidade segura.
No que diz respeito ao idioma, todos falam inglês nas atrações turísticas, museus e restaurantes.
Para Saber Mais
Clique aqui para ler sobre outros destinos em nosso site.
Aqui você pode ser a minha avaliação do hotel onde eu me hospedei.
Eu usei um guia de viagens da Lonely Planet para navegar pela cidade – confira uma sugestão aqui.