O Nubank alcançou um marco histórico ao receber a aprovação do OCC para formar o Nubank, N.A., um banco nacional nos Estados Unidos. Sob liderança de Cristina Junqueira e Roberto Campos Neto, a instituição terá 18 meses para iniciar operações plenas, com hubs em Miami, São Francisco, Virgínia e Carolina do Norte.
O Nubank atingiu um marco histórico em sua estratégia global. No dia 29 de janeiro de 2026, a instituição recebeu a aprovação do OCC (Office of the Comptroller of the Currency) para formar o Nubank, N.A., um banco nacional nos Estados Unidos.
Este passo permite que o Nu opere sob uma estrutura federal abrangente, facilitando o lançamento de contas de depósito, empréstimos e custódia de ativos digitais, sendo um grande passo para a companhia em termos de expansão global.
A operação americana será liderada pela cofundadora Cristina Junqueira, e contará com Roberto Campos Neto (ex-presidente do Banco Central) como presidente do Conselho de Administração.
Possíveis impactos para o bolso do viajante
Procurada pela reportagem, a assessoria do Nubank informou que, por enquanto, não há detalhes de como a autorização no mercado americano pode impactar os milheiros e viajantes. Mas podemos especular, talvez?
Afinal, ter uma licença própria nos EUA pode mudar o jogo, como ofertar contas correntes americanas, garantidas pelo FDIC, permitir depósitos, pagamentos de contas locais, investimentos em ativos digitais, custos operacionais ainda menores e um câmbio mais competitivo.
Com o Nubank operando como um banco nacional pleno nos EUA, uma das expectativas é que ele facilite o acesso de brasileiros de alta renda a cartões de crédito americanos, por exemplo. Para quem acumula milhas, os cartões americanos oferecem bônus mais interessantes e parcerias mais diretas com programas que não temos no Brasil.
Concorrência com Inter e Nomad?
O movimento pode colocar o roxinho em uma rota de concorrência maior com outros bancos que também visam o mercado americano, como o Inter e a Nomad. A diferença é que o Nubank está buscando uma licença de banco nacional, o que lhe dá uma estrutura federal abrangente e muito mais poder de fogo para oferecer produtos de crédito, e não apenas contas de pagamento.
O banco agora entra em uma fase de organização de 12 meses para capitalização, com previsão de abertura oficial em até 18 meses. Estrategicamente, o Nu planeja estabelecer hubs em Miami, São Francisco, Virgínia e Carolina do Norte.
Para saber mais
Para ler outros notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.




