O aeródromo Roberto da Cunha, em Guaíba, está se destacando como uma potencial alternativa para o Aeroporto Internacional Salgado Filho. Com a autorização do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o aeródromo avança nos projetos complementares necessários para finalizar a licença de instalação emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), com o início das obras previsto para outubro.
A conclusão das obras está prevista para o final de 2025 até meados de 2026. Após essa etapa, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) deve homologar o início das operações comerciais no novo aeródromo. Isso permitirá que Guaíba ofereça suporte em situações de suspensão das operações do Salgado Filho ou até mesmo funcione de forma rotineira, seguindo o exemplo de outras capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba.
O prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, ressalta a importância do projeto, desenvolvido em parceria com a AeroCITI, empresa responsável pelo investimento. Maranata afirmou que o projeto colocará o estado em outro patamar e que deve ser prioritário, sem que a cidade abra mão dele.
O AeroCITI – Aero Centro Integrado de Tecnologia e Inovação – é um complexo industrial aeronáutico inovador que segue os conceitos de “Aerotrópole Sustentável”. O complexo incluirá uma fábrica de aeronaves, hub de inovação, núcleo de combustível sustentável, centro logístico, centro de manutenção, abastecimento de combustível, FBO, centro de formação, instalações industriais e diversos serviços de apoio.
O Aeródromo de Guaíba estará localizado na Avenida Ismael Chaves Barcellos, dentro do Distrito Industrial de Guaíba, com acesso também pela Estrada do Conde, a apenas 20 km por rodovia e 6 km por via marítima de Porto Alegre. O local abrange mais de 530 hectares, estrategicamente posicionados próximo à BR 116, facilitando o acesso e a movimentação de cargas e pessoas ao longo do Sul ao Norte do país.
O desenvolvimento do aeródromo Roberto da Cunha representa um marco significativo para a aviação e logística no Rio Grande do Sul. Com sua infraestrutura avançada e localização estratégica, promete ser uma peça-chave na melhoria do transporte aéreo na região, além de fomentar a inovação e a sustentabilidade através do complexo AeroCITI.
Para Saber Mais
Para ler publicações do Pontos pra Voar sobre outros destinos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos diretores.