De museus dedicados ao macarrão instantâneo no Japão a exposições submersas no México, os museus mais inusitados do mundo surpreendem ao transformar temas improváveis – como banheiros, comida queimada e corações partidos – em experiências culturais, educativas e emocionantes. Com propostas que variam do lúdico ao reflexivo, esses espaços oferecem uma nova forma de ver o mundo e prometem diversão e descobertas para todas as idades.
Você sabia que existe um museu do macarrão instantâneo? E o do banheiro? Você deve estar pensando “Hã? Que?”, mas é verdade. Eles existem!
Visitar um destes museus pode trazer uma experiência totalmente nova durante uma viagem, vendo o mundo sobre uma nova perspectiva e, claro, muita diversão para adultos e crianças.
Conheça quais são os museus mais inusitados do mundo e quem sabe você os inclua em um roteiro da sua próxima viagem.
Museu do Macarrão Instantâneo (CupNoodles Museum)

Museus inusitados no mundo | Cup Noodles Museum | Créditos: Divulgação
O CupNoodles Museum possui duas unidades, em Yokohama e Ikeda, Osaka, no Japão, onde nasceu a invenção culinária de Momofuku Ando. Boa parte do museu conta a história do empresário que também fundou a Nissin e trazem uma evolução da linha do tempo, receitas e curiosidades dessa indústria que revolucionou o mundo.
Há um túnel inteiramente decorado com as embalagens do produto ao longo do tempo, uma mini oficina que recria o cenário onde Ando fez o primeiro experimento e experiências virtuais. O visitante também irá experimentar sabores diferentes, de determinadas regiões, e até “fabricar” o seu próprio macarrão instantâneo.
Museu do Banheiro (Sulabh International Museum of Toilets)

Museus inusitados no mundo | Museu dos Banheiros | Créditos: Divulgação
O Museu do Banheiro, conhecido como Sulabh International Museum of Toilets, é uma das atrações mais peculiares e educativas da Índia. Localizado em Nova Délhi, ele foi fundado pelo ativista social Dr. Bindeshwar Pathak, com o objetivo de conscientizar sobre a importância do saneamento básico e destacar a evolução histórica dos banheiros ao longo dos séculos.
O acervo inclui artefatos e réplicas que retratam práticas sanitárias desde 3.000 a.C., passando por civilizações antigas até os sistemas modernos. Além disso, o museu explora questões sociais relacionadas ao saneamento, como higiene, saúde pública e o impacto do acesso inadequado a banheiros no mundo contemporâneo.
Museu dos Relacionamentos Quebrados (Museum of Broken Relationships)

Museus inusitados no mundo | Museu dos relacionamentos quebrados | Créditos: Divulgação
Se tem algum lugar que você pode encontrar um coração partido, é no Museu dos Relacionamentos Quebrados, na Croácia. O local é um repositório de objetos doados por pessoas que desejaram compartilhar memórias e simbolismos de relacionamentos passados. Cada item exposto é acompanhado por um texto que narra a história por trás dele, variando de experiências emocionantes e românticas a relatos tristes ou até cômicos, tornando a visita uma jornada pela complexidade das emoções humanas.
Entre os objetos em exibição estão cartas, fotografias, roupas e itens inusitados, como um machado usado para destruir móveis após uma separação. O museu tem reconhecimento internacional e possui exposições itinerantes que viajam pelo mundo, levando suas histórias de amor e perda a novos públicos.
Museu de Comidas Queimadas (Burnt Food Museum)

Museus inusitados no mundo | Museu da Comida Queimada | Créditos: Divulgação
O Museu da Comida Queimada, localizado em Massachusetts, nos Estados Unidos, é uma homenagem irreverente e criativa aos “desastres culinários”. Ele foi fundado por Deborah Henson-Conant, e tem como objetivo transformas erros na cozinha em uma experiência cultural e humorística.
O acervo inclui uma coleção inusitada de alimentos queimados, como torradas carbonizadas, biscoitos deformados e panelas arruinadas, todos acompanhados de histórias que destacam as tentativas (e fracassos) de seus criadores.
Além das exposições, o museu também promove reflexões sobre a relação emocional que as pessoas têm com a comida e os desafios de cozinhar, mostrando que errar faz parte do processo criativo e pode ser fonte de aprendizado e diversão.
Eu poderia facilmente ter enviado para eles a panela que torrei com salsichas depois de esquecê-las no fogo.
Museu Debaixo d’Água (Museu Subaquático de Arte)

Museus inusitados no mundo | Museu submerso | Créditos: Brasileiros em Cancún
O MUSA é composto por mais de 500 esculturas submersas, feitas de materiais ecológicos, que se encontram a uma profundidade de 3 a 6 metros abaixo da superfície do mar. Ele também tem um papel importante na proteção dos recifes de corais, proporcionando um habitat artificial que atrai peixes e outros organismos marinhos.
Para Saber Mais
Para conferir outros destinos que publicamos no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





