Como é do conhecimento de todos, hoje em dia temos listas para tudo o que se imagina. Basta pesquisar no Google que se encontra listas dos melhores e piores em virtualmente qualquer coisa! E seguindo essa linha, o site Ceoworld Magazine publicou uma lista com a 20 empreas aéreas com as melhores tripulações de cabine do mundo.
Como qualquer outra lista, é sempre bom ficar com um pé atrás ao se ver a classificação. Afinal de contas, os critérios usados para se chegar aos resultados desejados nem sempre são os melhores. Mas de qualquer forma, essas listas servem como uma boa referência.
Mas antes de olhar a lista, vamos explorar o assunto um pouco. Eu particularmente acho que as tripulações têm um tremendo impacto na percepção dos passageiros em relação à experiência do voo como um todo.
É óbvio que a tripulação não tem como influenciar no tipo de assento, no entretenimento disponível ou nas refeições oferecidas. No entanto, um sorriso no momento do embarque ou durante o serviço de bordo fazem uma grande diferença na percepção que nós, passageiros, teremos da empresa A ou B no final da viagem.
Isso se torna ainda mais relevante se considerarmos as cabines premium, primeira classe e executiva, onde o número de passageiros é menor, permitindo assim um maior contato com a tripulação. Eu, sempre que tenho a oportunidade, procuro interagir com a tripulação, pois acredito que assim recebo um serviço melhor e eles, por sua vez, se distraem um pouco deixando o trabalho menos monótono.
As Melhores Tripulações de Cabine
A lista leva em consideração simpatia, entusiasmo, eficiência e atenção, que são elementos fundamentais em qualquer área onde se trabalha diretamente com o público. Bem … e quanto aos resultados temos:
- Singapore Airlines, Singapura
- Garuda Indonesia, Indonésia
- ANA All Nippon Airlines, Japão
- Thai Airways, Tailândia
- EVA Airways, Taiwan
- Cathay Pacific, Hong Kong
- Hainan Airlines, China
- Japan Airlines, Japão
- Qatar Airways, Qatar
- China Airlines, Taiwan
- Philippine Airlines, Filipinas
- Austrian Airlines, Austria
- British Airways, Reino Unido
- Asiana Airlines, Coréia do Sul
- Bangkok Airways, Tailândia
- Lufthansa, Alemanha
- Flynas, Saudi Arabia
- AirAsia, Malásia
- Emirates, Emirados Árabes Unidos
- Fiji Airways, Fiji
Conclusão
O que você achou dos resultados? Concorda?
Eu não me surpreendi de ver as principais empresas asiáticas na frente. Afinal de contas, o foco dado no requisito “customer service” na Ásia é muito grande e vai além de empresas áreas. Na minha experiência, é possível encontrar os mesmos níveis de atenção e serviço em hotéis e restaurantes, por exemplo.