O Click to Pay, tecnologia que permite pagamentos rápidos e seguros sem cadastro prévio, é apontado pela Mastercard Brasil como tendência em 2025, com expectativa de adesão de grandes bancos e expansão para transações de débito. Contudo, estudo da GMattos revela que apenas 3,4% das lojas adotam o sistema, indicando desafios na adaptação dos diversos atores do mercado.
Mastercard Brasil Aposta no Click to Pay em 2025
O Click to Pay é uma tecnologia criada e mantida pelas bandeiras que armazena os dados dos cartões de crédito e débito de forma criptografada. A partir dela, é possível ao seu cliente finalizar compras em poucos cliques e sem a necessidade de cadastros. De acordo com o presidente da Mastercard no Brasil, Marcelo Tangioni, 2025 será um ano de expansão para o Click to Pay no Brasil

Marcelo Tangioni, CEO da Mastercard Brasil (Mastercard Brasil | Divulgação)
O CEO da Mastercard Brasil aposta da adesão dos grandes atores do sistema bancário e de pagamento para expandir essa nova forma de pagamento, que na sua visão melhorará a experiência do usuário.
“Existe uma expectativa que os grandes bancos embarquem suas bases para serem aceitas dentro do Click to Pay. Isso dispensa o cliente de fazer seu cadastro e vai melhorar muito a experiência do consumidor”, afirmou em entrevista ao Valor.
Até o presente momento, o Click to Pay está disponível apenas para a função crédito, mas acredita-se que com o avanço e a popularização desse recurso, o pagamento também seja aceito para o modo débito. De acordo com o Valor Econômico, a Visa já começou a testar também para modalidade de pagamento, que envolve uma etapa a mais de autenticação.
“O débito tem uma necessidade a mais, que é a camada de autenticação. Entendemos conversando com o mercado que isso é necessário”, explicou recentemente ao Valor o vice-presidente de produtos e inovação, Fernando Amaral.
Conforme apontou estudo da consultoria GMattos, apenas 3,4% das lojas monitoradas contam com a comodidade do Click to Pay, o que contrasta com o otimismo da Mastercard Brasil. O levantamento destacou que “o desafio para o tracionamento do Click to Pay é expressivo, dada a necessidade de adaptação de todos os atores envolvidos no arranjo bandeira, bancos, credenciadoras, lojistas e o consumidor. Um dos fatores críticos é a inclusão da opção específica Click to Pay no check-out”.
A julgar pela acentuada curva de adoção do PIX, que já atinge mais de 60% da população brasileira segundo o Banco Central, as bandeiras podem seguir otimistas. Resta saber qual será a receptividade dos consumidores de um mercado que projeta cerca de R$ 225 bilhões em vendas neste ano, conforme projeta Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm)
Com informações de O Valor Econômico.
Para Saber Mais
Neste link você encontra outras promoções para acúmulo de pontos.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, esses são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.