O Aeroporto Internacional de Florianópolis recebeu do Conselho Internacional de Aeroportos uma nova certificação inédita nos aeroportos brasileiros: Airport Carbon Accreditation (ACA) Nível 4. Esse reconhecimento demonstra que o aeroporto tem alcançado, de forma consistente, uma redução nas emissões de gases de efeito estufa.
Aqui você encontra:
Floripa Airport
Atualmente, o Floripa Airport é o único aeroporto brasileiro a atingir o nível 4 da certificação. Em uma escala de 1 a 5, o nível 4 comprova que o aeroporto já atingiu a redução consistente das emissões de gases de efeito estufa – GEE (nível 2), além de ter consolidado o engajamento de parceiros que atuam no sítio aeroportuário (nível 3).
Dessa maneira, fica evidente o compromisso de Florianópolis em ser Net Zero até 2040 (nível 4), ou seja, aproximar-se de zerar o saldo líquido de emissões de gases de efeito estufa. Além disso, essa meta está totalmente alinhada com o Acordo de Paris e o Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC).
Redução da Pegada de Carbono
A pegada de carbono corresponde à quantidade total de gases de efeito estufa emitidos direta ou indiretamente por uma pessoa, empresa, evento ou produto ao longo de seu ciclo de vida. Para ilustrar esse impacto, em 2023, a pegada de carbono do Floripa Airport foi de 377 toneladas de CO². Já em 2024, esse número caiu para 199 toneladas. Portanto, para atingir o Net Zero em 2040, o aeroporto precisará reduzir ainda mais suas emissões, chegando a um máximo de 111 toneladas anuais.
Trabalho do Floripa Airport
Esse avanço é resultado de um trabalho contínuo e rigoroso realizado pela concessionária Zurich Airport Brasil. Em outras palavras, a empresa tem investido no rastreamento e monitoramento de 30 categorias de fontes de emissão de gases de efeito estufa. Esses itens incluem desde o deslocamento dos colaboradores até o aeroporto até a escolha de produtos e fornecedores com menor pegada de carbono, sem esquecer das emissões geradas para manter as aeronaves em solo.
O monitoramento ocorre por meio de um software desenvolvido internamente pela operadora, o Carbon Flow. Vale destacar que esse sistema, criado 100% pelos colaboradores da Zurich Airport Brasil, já foi premiado em 2021 com a “Green Airport Recognition”, na Conferência Anual do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe (ACI-LAC), no México.
Com base nesse monitoramento, a empresa passou a desenvolver soluções inovadoras para reduzir a pegada de carbono. Entre essas iniciativas, destaca-se o projeto 400 Hertz e PCA, que fornece energia limpa para aeronaves em solo. Como resultado, a implementação do sistema, utilizado por todas as companhias aéreas que operam no aeroporto, evitou a emissão de 2.734,7 toneladas de gases de efeito estufa entre março e dezembro de 2024. Para se ter uma ideia do impacto, essa redução equivale ao sequestro de CO² realizado por 21.036 árvores da Mata Atlântica.
Segundo Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil, “a conquista é extraordinária e demonstra o engajamento de diversas áreas da empresa na gestão sustentável de suas ações. Esse reconhecimento é motivo de orgulho e demonstra que estamos no caminho certo com nossas estratégias ESG”.

Ricardo Gesse, CEO Zurich Airport Brasil | Créditos: Imprensa Zurich Airport Brasil
Certificação
Para alcançar essa certificação, o Floripa Airport passou por duas revisões internacionais. Primeiramente, uma verificação independente foi realizada por uma empresa de Portugal, contratada pelo aeroporto conforme as normas da organização internacional de aeroportos. Além disso, houve a revisão da própria organização, que utilizou um sistema exclusivo para rastrear as emissões de CO² nos aeroportos ao redor do mundo.
“Parabenizamos a Zurich Airport Brasil por esta importante conquista. A acreditação do Floripa Airport no Nível 4 – Transformação do programa ACI Airport Carbon Accreditation demonstra um forte comprometimento com a sustentabilidade e mitigação das mudanças climáticas. Sem dúvida, este marco posiciona o Floripa Airport como referência no Brasil e na região, impulsionando a transição para uma indústria aeroportuária mais sustentável”, afirmou Rafael Echevarne, diretor-geral de ACI-LAC.
Por fim, é importante ressaltar que o ACI Airport Carbon Accreditation é o único programa global de certificação para o gerenciamento de carbono aprovado para aeroportos. Assim, o reconhecimento reforça ainda mais o compromisso do Floripa Airport com a sustentabilidade e o combate às mudanças climáticas.
Tome Nota
O Floripa Airport vai além de um terminal de embarque – é um espaço inovador, sustentável e cheio de novidades. Com certificações de referência, áreas de convivência e um compromisso ambiental sólido, ele se consolida como um dos aeroportos mais modernos e acolhedores do Brasil.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.