O Brasil tem destinos super diversificados, para os mais variados gostos. A capital do Amazonas, por exemplo, é uma cidade que nem todos incluem em seus roteiros, mas que certamente vale sua visita. Neste artigo mostramos as principais atrações e quando visitar Manaus.
Aqui você encontra:
A Cidade de Manaus
Manaus é a capital do famoso e mundialmente conhecido estado do Amazonas. É o principal centro financeiro de toda a região norte do país, assim como sua cidade mais populosa, com mais de 2 milhões de habitantes (conforme o censo de 2022).
Fica localizada na parte central da maior floresta tropical do mundo.
Manaus abriga a sede do INPA, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia que é o centro mais importante de estudos científicos do bioma amazônico, além de assuntos internacionais de sustentabilidade.
A cidade localiza-se exatamente na união dos rios Negro e Solimões (que aliás é um espetáculo lindo de se ver!) e abriga o lindíssimo Teatro Amazonas, que é tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como Patrimônio Histórico Nacional.
A fundação da cidade de Manaus deu-se no ano de 1669, época em que era conhecida como a Paris dos Trópicos, isso durante o ciclo da borracha, tamanho o luxo de sua arquitetura europeia. Isso acabou atraindo muitos investimentos de fora, além de imigrantes de todas as partes do mundo. Como consequência Manaus passou a ser muito conhecida, exercendo grande influência tanto aqui como lá fora, tanto do ponto de vista cultural e ambiental, como no econômico.
Desenvolvimento Econômico
Conforme informa o Sistema de Contas Regionais divulgado pelo IBGE, a cidade ocupa o 5º lugar na classificação do PIB, Produto Interno Bruto brasileiro. (Apenas relembrando: o PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos, servindo como parâmetro para medir o desempenho da economia de uma cidade/país). O PIB de Manaus é de R$ 91,8 bilhões, o que representa 1,2% de todo o PIB nacional e 19,19% de toda a região norte do país.
Várias grandes empresas escolheram Manaus como sua sede como, por exemplo: a Samsung do Brasil, a Petróleo Sabbá, dentre outras.
Desenvolvimento Humano
O IDHM, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal é composto por três indicadores: longevidade, educação e renda. Atualmente o IDHM de Manaus é de 0,737 – isso numa escala de 0 a 1, sendo 0 o mais baixo e 1 o mais alto. Seu maior crescimento tem se dado na área da Educação, Longevidade e, por último, Renda.
Quando Visitar Manaus
Manaus é uma cidade para se visitar em qualquer época do ano. Mas é necessário obter algumas informações sobre o que esperar em cada época.
Entre Dezembro e Fevereiro
Você encontrará a volta das chuvas. Porém, o nível das águas ainda demorarão um pouco para subir. Se desejar passear de canoa, por exemplo, será possível visitar apenas os igarapés perenes.
Entre Março e Maio
O degelo dos andes peruanos causam um aumento no volume das águas e o nível dos rios, em consequência, começa a subir. Em pouco tempo cada vez mais partes da floresta ficam inundadas.
Em Maio
Manaus recebe um evento muito importante: o Festival Amazonas de Ópera, que oferece grande espetáculos!
Entre Junho e Agosto
É a época mais aproveitável, caso você deseje fazer um cruzeiro ou ainda se hospedar num hotel de selva. Embora as chuvas, nesta época, sejam relativamente poucas, o nível das águas dos rios ainda está alto. Isso propicia, por exemplo, passeios de exploração da floresta em canoas.
Entre Setembro e Novembro
As águas começam a baixar, porque começa o período menos chuvoso e o número de áreas inundadas da floresta fica cada vez menor. No mês de Outubro os passeios de canoa começam a ser substituídos por caminhadas.
Agora que já conhecemos um pouco mais sobre a cidade de Manaus, vamos às suas atrações – que não são poucas!
Principais Atrações em Manaus
São várias as atrações que a cidade de Manaus oferece e tudo dependerá de seu estilo e gosto. Porém, há três delas que todo turista deveria visitar:
Teatro Amazonas

Atrações em Manaus – Teatro Amazona
Sem dúvida, esse é o principal ponto turístico de Manaus. É seu cartão postal, além de ser um dos mais importantes teatros do país. Sem falar em sua beleza arquitetônica!
Inaugurado em 31 de dezembro de 1896, o Teatro Amazonas mantem viva grande parte da história da áurea época do ciclo da borracha. Por ter sido tombado como Patrimônio Histórico Nacional, o edifício mantem parte da decoração e arquitetura originais. Seu estilo é classificado como renascentista, mas com detalhes ecléticos.
Logo no primeiro olhar uma coisa já chama nossa atenção: sua cúpula, que é composta por 36 mil peças, nas cores da bandeira do Brasil e foram importadas da França. Aliás, grande parte do material utilizado na sua construção foi importada da Europa como, por exemplo: da Itália foram importados 198 lustres e o mármore Carrara das escadas; da Escócia foram importadas as paredes de aço.
A capacidade de seu salão de espetáculos é de até 684 pessoas que ficam distribuídas entre a plateia e seus três pavimentos de camarotes. Seu teto côncavo é belíssimo, apresentando quatro telas pintadas em Paris pela famosa Casa Carpezot. Já no seu centro é possível admirar um majestoso lustre de bronze francês.
Não deixe de observar as máscaras presentes nas colunas da plateia – elas homenageiam dramaturgos e compositores como Rossini, Mozart e Verdi.
Já o local onde aconteciam os grandes eventos sociais da época, o Salão Nobre, apresenta um destaque que merece sua atenção: uma pintura no teto feita em 1899 pelo artista Domenic de Angelis, tendo sido intitulada como A glorificação das Bellas Artes da Amazônia.
O Teatro Amazonas possui ainda um Museu que abriga peças que ajudam o visitante a compreender um pouco mais de sua história. Por exemplo, existem diversas maquetes de óperas do compositor alemão Richard Wagner que foram concebidas pelo cenógrafo e designer inglês Ashley Martin-Davis especialmente para as montagens do Festival Amazonas de Ópera.
Já passaram pelos palcos do Teatro Amazonas artistas renomados como o tenor José Carreras, Heitor Villa-Lobos, Milton Nascimento, dentre outros.
Horário de Funcionamento: De terça a sábado, das 9h00 às 17h00; domingos e feriados das 9h00 às 13h00
Mais informações sobre o Teatro Amazonas como, por exemplo, sua programação, podem ser obtidas aqui.
Encontro das Águas do Rio Negro com o Rio Solimões

Atrações em Manaus – Encontro das águas do Rio Negro com o Rio Solimões
Esse é um passeio que todo turista não pode deixar de realizar. Eu me lembro que fiquei fascinada olhando para o momento do encontro dos dois rios e, ao mesmo tempo, intrigada tentando entender porque as águas não se misturavam! Hoje, apesar de entender a razão, não vou me aventurar a explicar o fenômeno. Vou recorrer à explicação do Portal da Amazônia:
De acordo com estudos, o principal fator é sua composição química, temperatura e velocidade dos dois. O Rio Negro carrega uma grande quantidade de matéria orgânica desde sua nascente na Colômbia (o que dá o tom escuro à sua água), corre a cerca de 2 km/h com uma temperatura de 28 °C.
Já o Solimões, que nasce nos Andes peruanos e tem uma água de aspecto barroso, devido a uma carga de sedimentos vindos da erosão de solos de origem vulcânica, faz o percurso em uma velocidade aproximada de 4 a 6 km/h a uma temperatura de 22°C.
Outro ponto a ser avaliado é o grau de acidez entre os dois rios, no qual o Rio Negro apresenta um elevado grau de acidez, com 3,8 a 4,9 nível de pH devido à grande quantidade de ácidos orgânicos vindo da decomposição vegetal.
Visite o site do Portal da Amazônia para saber um pouco mais deste encontro de rios
Creio que agora ficou clara a razão deste incrível fenômeno!
É fácil contratar o passeio. Você percorrerá cerca de 40 minutos de barco até o local do encontro. No trajeto são feitas algumas paradas para os turistas tirarem fotos e ouvirem algumas explicações. Vale muito a pena!
O site Amazonas e Mais fornece um contato para contratar o passeio. Saiba mais detalhes clicando aqui.
Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Atrações em Manaus – Mercado Municipal Adolpho Lisboa
Obviamente eu jamais deixaria de mencionar um mercado municipal em qualquer roteiro! Sou apaixonada por eles porque são retrato da vida real dos habitantes locais.
O Mercado Adolpho Lisboa é uma verdadeira relíquia e guarda traços da época áurea da borracha. Construído 13 anos antes do Teatro Amazonas, sua fachada revela a beleza única das estruturas de ferro fundido em estilo art-nouveau. Neste ano o mercado completou 130 anos.
O mercado passou por uma longa reforma que durou 7 anos, tendo sido reaberto em 2013. O pavilhão principal foi elaborado especialmente para os turistas, com suas bancas que vendem desde comidas típicas até artesanatos e produtos diversos.
O melhor horário para se visitar o mercado é na parte da manhã, onde a luz revela toda sua beleza arquitetônica.
Não deixe de visitar o Pavilhão dos Peixes, onde você encontrará aqueles enormes peixes amazônicos recém-pescados.
Endereço: R. dos Barés, 46 – Centro
Horário de Funcionamento: De segunda a sábado, das 6h00 às 17h00. Domingos e feriados, das 6h0 às 12h00.
Para Saber Mais
Para ler publicações do Pontos pra Voar sobre outros destinos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.