Após receber autorizações das autoridades regulatórias da Malásia e de Singapura, Malaysia Airlines e Singapore Airlines formalizaram uma parceria de joint business que permite a implementação gradual de voos com compartilhamento de receitas, produtos tarifários conjuntos, coordenação de horários e acordos corporativos entre os dois mercados.
A Malaysia Airlines Berhad e a Singapore Airlines confirmaram hoje (29) a formalização de sua parceria de joint business, após a aprovação da Autoridade de Aviação Civil da Malásia (CAAM), concedida em janeiro deste ano, e da Competition and Consumer Commission of Singapore, que deu aval em julho de 2025. O anúncio foi feito em comunicado conjunto das duas companhias.
As autorizações permitem que as empresas iniciem, de forma gradual, a implementação de atividades comerciais conjuntas entre a Malásia e Singapura. Entre as medidas citadas estão voos com compartilhamento de receitas entre os dois países, produtos tarifários conjuntos, coordenação de horários de voos e acordos corporativos integrados para viagens nos dois mercados. Segundo as companhias, novos detalhes serão divulgados conforme as iniciativas forem implementadas.
O diretor-geral do Malaysia Aviation Group, Datuk Captain Izham bin Ismail, afirmou que a formalização da parceria ocorre após a obtenção das aprovações regulatórias.
“Esta colaboração reúne frequências complementares e horários alinhados, permitindo uma conectividade mais profunda entre a Malásia e Singapura. Ao longo do tempo, reforça a posição competitiva da Malaysia Airlines, aumentando a escala, a relevância e a resiliência da rede nos principais mercados.”
O CEO da Singapore Airlines, Goh Choon Phong, também celebrou o acordo, que caracterizou como colaboração “win-win”.
“Nossa colaboração vantajosa para ambas as partes fortalece as operações de ambas as operadoras, ao mesmo tempo que oferece maior valor aos clientes em nossas redes combinadas. Isso também reforça os laços interpessoais e comerciais profundos e de longa data entre Singapura e Malásia, apoiando o crescimento econômico e a conectividade que beneficiarão ambas as nações.”
Acordos de codeshare
Desde a assinatura do acordo inicial, em outubro de 2019, MAB e SIA ampliaram gradualmente suas operações de codeshare. Atualmente, a Singapore Airlines compartilha voos operados pela Malaysia Airlines entre Kuala Lumpur e Singapura, Londres (Heathrow) e 15 destinos domésticos na Malásia.
Já a Malaysia Airlines compartilha voos da Singapore Airlines entre Singapura e Kuala Lumpur e Penang, além de rotas entre Singapura e cidades como Barcelona, Bruxelas, Cidade do Cabo, Copenhague, Istambul, Joanesburgo, Londres (Heathrow), Roma e Zurique.
Programas de fidelidade
Em fevereiro de 2024, as duas companhias passaram a permitir a participação cruzada entre os programas de fidelidade Enrich e KrisFlyer. Desde então, passageiros podem acumular pontos ou milhas em voos selecionados operados pelas duas empresas, de acordo com a classe tarifária adquirida.
A partir de agora, membros do Enrich podem acumular pontos em voos da Singapore Airlines partindo de Singapura para destinos como Barcelona, Bruxelas, Cidade do Cabo, Copenhague, Istambul, Joanesburgo, Kuala Lumpur, Londres, Penang, Roma e Zurique. Já membros do KrisFlyer podem acumular milhas em voos da Malaysia Airlines partindo de Kuala Lumpur para 17 destinos, incluindo Londres, Singapura e diversas cidades domésticas na Malásia.
O resgate de passagens com pontos ou milhas também está disponível em rotas específicas entre os dois países e para destinos internacionais selecionados, nas classes econômica e executiva.
Para saber mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente sobre a Singapore Airlines, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





