Ao realizar algumas pesquisas hoje no site do programa TudoAzul, constatei que o programa reajustou a quantidade de pontos necessária para realizar upgrade de cabine.
Upgrade de Cabine
A possibilidade de fazer upgrade de cabine, isto é, da classe econômica para a econômica extra e também para a classe executiva no programa TudoAzul, utilizando pontos do programa, é um recurso muito vantajoso para nós viajantes.
Afinal, nem sempre dispomos da quantidade de pontos necessária para realizar a emissão já na cabine de classe executiva.
Assim, a possibilidade de no balcão, quando do check-in, postular, mediante disponibilidade, um upgrade, é sempre bem-vinda.
Pois bem, a quantidade de pontos necessária para realizar o upgrade para a classe executiva variava de 50.000 a 70.000, a depender do status do cliente, sendo o pedido feito no balcão de embarque em Campinas.
Nos casos em que eu embarquei em Porto Alegre, minha cidade, nunca foi possível, sendo obrigado a solicitar diretamente no balcão em Campinas, quando em conexão.
Todavia, na data de hoje, descobri que o programa, sem aviso-prévio, reajustou a quantidade de pontos necessária para o upgrade.
Como Ficou com o Reajuste
A partir de agora, como você pode conferir nos prints abaixo, os valores, atualizados em 26.05.22, com vigência a contar de 25.06.22, começam em 80.000 e vão até 120.000, a depender do status do passageiro, sendo que para os clientes diamante o valor exigido é o menor:
Então, considerando que, antes da mudança, eram necessários 50.000 pontos para os clientes com status diamante, e agora são necessários 80.000 pontos, verifica-se que o programa reajustou em 60% a quantidade de pontos para o upgrade de cabine, sendo o reajuste ainda maior para aqueles com status inferior ou sem status. É notório que o percentual de reajuste foi pesado.
Tome Nota
Como visto, o programa TudoAzul realizou um reajuste na quantidade de milhas necessárias para o upgrade de cabine.
Se tomarmos como exemplo a quantidade de milhas necessárias para o upgrade por parte dos clientes com status diamante, verificamos que o reajuste foi da ordem de 60%, e, pior, sem que esta medida fosse previamente anunciada aos seus clientes, o que se lamenta.
Esta medida vem, infelizmente, em linha com as prejudiciais alterações e reajustes que os programas de fidelidade mundo afora vem tomando nos últimos meses, reflexo da inegável inflação nos bilhetes pagantes e com milhas, em um cenário pós-pandemia, em que a demanda é gigante e as companhias buscam recuperar o prejuízo acumulado durante a pandemia.
Lamentavelmente, somos nós, clientes dos programas, que estamos “pagando esta conta”.
Aliás, neste contexto, cabe a seguinte indagação: estaria o mundo das milhas entrando no intitulado “inverno das milhas” (por analogia ao inverno cripto, das criptomoedas, cenário em que há um período mais longo de desvalorização dos ativos – no caso das nossas milhas)?
E você, leitor, o que achou da mudança? Ainda acha vantajosa a opção disponibilizada pelo programa?
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.