Existem cabines de primeira classe e cabines de primeira classe, mas o The Apartment da Etihad Airways, como é chamada a sua primeira classe, em seus aviões A380, é seguramente um dos melhores produtos do mercado. Talvez o melhor?
Recentemente, eu fiz um voo, também de primeira classe, no A380 da Qatar Airways e achei que a experiência havia sido ótima. No entanto, o The Apartment foi ainda melhor! Vem comigo conferir neste review como foi a minha viagem no assento 3K, em um voo entre Londres e Abu Dhabi, com pontos AAdvantage.
Aqui você encontra:
Check in
Eu cheguei no Terminal 4 do Aeroporto de Heathrow, o mais exótico no que tange empresas aéreas, por volta das 07:30h. Fui até o balcão dedicado aos passageiros da primeira classe da Etihad Airways e em poucos minutos estava com o meu cartão de embarque em mãos, já que não havia ninguém na fila.
Como eu estava viajando apenas com bagagem de mão, a funcionária pediu para vê-las e na sequência colocou uma etiqueta em cada. Feito isso, ela me passou os detalhes do Fast Track e qual sala VIP utilizar, exclusiva da Etihad Airways, em frente ao portão de embarque número 10.
Sala VIP
A sala VIP da Etihad Airways no Terminal 4 é própria e dedicada exclusivamente aos seus passageiros de primeira classe, executiva e aqueles com status elegíveis no seu programa de fidelidade. A sala não é grande e nem tão luxuosa.
O lounge abre às 06:00h da manhã e fecha por volta das 22:00h. Ou seja, tempo suficiente para atender aos passageiros dos quatro voos diários da empresa na capital britânica. Infelizmente, não consegui tirar fotos do espaço, pois quando cheguei o mesmo estava totalmente cheio.
O lounge tem uma área para serviço de refeições a la carte e outros ambientes com poltronas e até mesmo uma pequena sala kids. A falta de luxo, comparado com o que se tem em Abu Dhabi, por exemplo, é compensada pela atenção da equipe.
A funcionária que estava na porta foi muito simpática comigo, explicando detalhes do lounge, horário que eu deveria sair e caso eu tivesse alguma dúvida poderia procura-la. Acho, no entanto, que isso tinha mais a ver com o número do assento no meu cartão de embarque, pois toda essa generosidade de informações não foi passada aos três passageiros que estavam na minha frente.
Quando o horário de embarque do EY012 estava próximo, um funcionário, que acredito ser o gerente, foi a cada um dos passageiros perguntando se foram bem atendidos e se precisavam de algo antes de partir.
Detalhes do Voo
- Número do Voo: EY012
- Rota: Londres – Abu Dhabi
- Aeronave: Airbus A380
- Poltrona: 3k
- Horário de Partida: 09:00
- Horário de Chegada: 20:00
- Duração do Voo: 07h00min
Nota: Os horários de partida e chegada acima estão em hora local.
Embarque
O embarque começou exatamente no horário marcado e haviam duas pontes conectadas à aeronave. Uma no deck principal, dedicada aos passageiros de classe econômica, e outra no deck superior, para os viajantes de primeira classe e executiva.
O embarque foi super tranquilo e assim que cheguei na porta da aeronave uma das comissárias me levou até o meu assento, informando que em poucos minutos estaria de volta com a minha bebida de boas-vindas.
Primeira Classe do A380 da Etihad Airways
Layout da Cabine
O deck principal do A380 é dedicado exclusivamente à classe econômica, já o andar superior no A380 da Etihad Airways tem a frente reservada para a primeira classe e a parte traseira para a executiva.
Como pode ser visto no mapa de assentos abaixo, após a cabine da primeira classe há um lounge para os passageiros socializarem. Diferentemente da Qatar e Emirates, não há um comissário para atender as pessoas.
Antes de passarmos à primeira classe, veja que há a famosa The Residence. São dois assentos, com banheiro individual e chuveiro e uma cama de casal. Isso é conforto e luxo a bordo levado ao limite!
Entretanto, os assentos normais da primeira classe do A380 da Etihad Airways não deixam muita coisa a desejar nos quesitos luxo e conforto. Na minha opinião, os apartamentos com terminação A e K são os melhores, pois ficam do lado da janela.
Entre os assentos há uma divisória que pode ser baixada, permitindo um maior contato com o outro passageiro. Além disso, nos assentos 3K e 4K, por exemplo, quando a cama está arrumada, as duas pessoas podem se deitar lado a lado, já que a divisória pode ser recolhida totalmente. Porém, ela não pega toda a altura do corpo, pois da cintura para baixo ainda há uma divisão.
Assentos
Ao chegar na aeronave e virar à esquerda, foi com esta vista que eu me deparei. Para os geeks de cabines premium como eu, o começo da experiência não poderia ter sido melhor!
Ficou claro de onde saiu a inspiração para o nome The Apartment, pois com as portas fechadas tem-se um mini apartamento com cama, poltrona, televisão, mini bar e outras amenidades só para si. Agora vamos lá esmiuçar os detalhes do meu assento, o 3K!
A comissária me acompanhou até o meu apartamento e disse que em seguida voltaria com a minha bebida de boas-vindas a bordo. Como a cabine não tem bins sobre os assentos para a bagagem de mão, a área reservada para isso fica embaixo do assento cama. Há espaço para uma mala de mão e uma mochila.
O apartamento consiste de uma poltrona que reclina e na sua frente outro assento que vira cama, sendo possível inclusive receber um convidado durante a refeição. A poltrona, assim como a cama, são de couro e bem confortáveis.
Como o não eu já tinha, contei uma estorinha que na Qatar podemos levar o travesseiro para casa no fim do voo, mas aqui não teve jeito! O travesseirinho não é seu no final da viagem!
Do lado direito do assento, tem-se os comandos da poltrona, tanto na parte externa, quanto um pequeno controle digital, como pode ser visto na imagem abaixo. Atenção para o sinal de “do not disturb” que uma vez ativado com a porta fechada, indica para a tripulação que o passageiro não quer ser incomodado. Por fim, do lado do controle tem um pequeno porta trecos.
Os controles incluem os comandos para abrir e fechar as persianas. E, falando nelas, para quem gosta de viajar na janela, aqui cada passageiro tem três delas para o seu total deleite!
Logo do lado da poltrona, mais um porta trecos para guardarmos o passaporte, carteira ou telefone. O perigo aqui é esquecê-los a bordo no momento do desembarque.
E logo abaixo do porta trechos o passageiro tem à sua disposição um mini bar, com umas bebidinhas sem álcool. Basicamente, refrigerantes e água com e sem gás para serem consumidos sem a necessidade de ter que chamar alguém da tripulação.
Como acesso fácil, fica o controle remoto da TV e também uma entrada HMDI e duas USB, além do ponto para o phone de ouvido, que falo mais abaixo. Maior praticidade, impossível.
Acima do mini bar, temos mais espaços porta trecos e dessa vez com espelhos, que é onde a tripulação deixa o quite de amenidades. Portanto, se você precisa de espelhos para dar um tapa no look antes de descida, não precisa nem ir ao toalete! Abaixo desse guarda-volumes fica a tomada.
Abaixo do porta trecos onde fica o quite de amenidades e do lado do mine bar há um compartimento onde a tripulação guarda o forro da cama.
Do lado dele tem uma espécie de bandeja que pode ser usada para colocar copos quando se está deitando assistindo TV, ou até mesmo tirando um cochilo. Quer mais praticidade que isso?
A mesa, de excelente tamanho e suficiente para duas pessoas fazerem suas refeições juntas, fica do lado esquerdo do assento, sob o apoio de braço.
Prometo que é o último! Do lado do compartimento onde fica o kit de amenidades com o espelho, há outro porta trecos. No final das contas, falta treco para tanto porta.
Do lado da porta há ainda um mini armário para casacos que, na foto acima, é o compartimento onde está o número do assento.
Antes de passarmos a falar da cama, veja como fica o apartamento quando a porta de acesso ao corredor e a divisória entre os assentos estão fechados.
Cama
A cama da primeira classe do A380 da Etihad Airways é provavelmente a mais confortável que eu já experimentei em um avião. Ela é totalmente independente do assento e, quando não está sendo usada é um banco para receber um convidado, sendo que metade dela é o encosto.
No momento em que se decide tirar uma soneca, ainda que dormir em um voo como esse seja quase um pecado, a tripulação se livra do passageiro! Mandado-o dar uma voltinha ou escovar os dentes e ao retornar voilà! Tudo arrumado.
Mais um toque de praticidade! Como se vê na foto abaixo, há alguns controles do apartamento, de fácil acesso quando se está deitado. E falando em praticidade, a tela pode ser girada para que seja possível curtir um filme com mais conforto.
Por fim, um pequeno toque de gentileza da tripulação que deixa um pequeno texto que, neste caso, não poderia ser melhor! Retrata fielmente o sentimento de não querer dormir para aproveitar ao máximo a experiência.
Banheiro
O banheiro não chega a ser algo gigante como o da primeira classe da Qatar Airways, mas ainda assim é maior que o de qualquer outra cabine de primeira classe que já voei.
Os produtos no toalete são da mesma linha do amenity kit, isto é, Acqua di Parma. O banheiro estava em perfeito estado todas as vezes que eu o usei.
Para os passageiros da primeira classe, existem dois toaletes na parte dianteira, lado direito da cabine. Um deles tem chuveiro, caso o passageiro queira lavar o bundalelê a bordo!
Logo no início do voo a tripulação pergunta aos passageiros quem gostaria de tomar banho, para que eles tenham tempo de preparar tudo e também criar uma lista de espera.
Kit de Amenidades
O kit de amenidades distribuído aos passageiros é da linha Acqua di Parma e vem em uma bolsa bem elegante que, seguramente, pode ser usada para outras finalidades. Ou, um prato cheio para os colecionadores.
O kit de amenidades vem com os seguintes produtos:
- Escova e creme dental
- Protetor labial
- Hidratante
- Álcool em gel
- Máscara
- Meias
- Lenço umedecido
- Plug para os ouvidos
Além disso, os passageiros recebem um par de chinelos e pijamas, que são extremamente confortáveis e vem numa sacola com a marca da Etihad.
Lounge a Bordo
Entre a primeira classe e a executiva, há um pequeno lounge para os passageiros socializarem e que fica disponível basicamente durante o voo todo.
Diferentemente do que acontece na Emirates e Qatar Airways, o bar não tem um garçom e cabe aos passageiros se servirem das bebidas disponíveis.
O lounge acomoda até seis pessoas sentados. Sua capacidade é limitada pea quantidade de cintos de segurança disponíveis.
Serviço de Bordo
Se o hard product é um espetáculo, o soft é ainda melhor. Alimentação, bebidas e, acima de tudo, a atenção da tripulação é excelente. Pelo menos nos dois voos que fiz, Londres – Abu Dhabi – Londres, o serviço foi consistente e do mesmo nível.
Assim que cheguei e me instalei em meu assento, a comissária que iria cuidar de mim durante o voo, a Chiara, trouxe o drink de boas-vindas, a toalha umedecida e azeitonas.
O cardápio, a carta de vinhos e o voucher para conexão à internet já estavam no assento e pouco depois do drink, outra comissária veio anotar as minhas opções para o almoço e lanche antes da chegada em Abu Dhabi. Me informaram ainda, que eu poderia almoçar a qualquer momento, ou seja, o serviço é a la carte.
Haviam cinco opções de prato principal e as mesmas poderiam ser pedidas como lanche, antes da chegada em Abu Dhabi, como porções menores, que estavam disponíveis na parte Lounge and Grill.
Além da champanhe, estavam disponíveis quatro tipos de vinho branco e tinto, vinhos de sobremesa e outras bebidas como cerveja, refrigerantes e alguns tipos de coquetéis que a tripulação prepara sob demanda.
Ficou interessado em maiores detalhes da carta de vinhos? Sugiro, então, ler este artigo.
Almoço
O serviço do almoço começou com um três porções de aperitivos e mais champanhe, claro!
Na sequência, ele, o caviar. Mesmo que você não seja fã de tal iguaria, ela faz parte do ritual de qualquer primeira classe e deve ser provada. Afinal de contas, uma viagem de primeira classe é para se provar aquilo que não temos sempre, certo?
Uma vez encerrada a degustação da iguaria, fui servido com um sorbet de mexerica para limpar o paladar e me preparar para a comilança que ainda estava por vir! E quando digo comilança, estou falando sério!
Como não poderia deixar de ser, eu escolhi o mezze como entrada e estava divino! Aliás, não tem como voar com as empresas do Oriente Médio e não escolher o mezze como entrada no momento das refeições.
Como prato principal eu escolhi o carneiro com arroz. Acho que não poderia ter feito melhor escolha, pois estava saborosíssimo! A carne estava muito macia e o cozimento no ponto certo.
Em toda a experiência, chama atenção a arrumação da mesa e como a tripulação é meticulosa na disposição dos pratos e entrega do serviço! Acho que teria uma negativa como resposta, pedi vinagre balsâmico para acompanhar o pão e … eis que me trouxeram!
A festança gastronômica encerrou-se com, obviamente, a sobremesa. Igualmente deliciosa! Arrisco a dizer que esta foi uma das melhores sobremesas que já comi a bordo de um voo.
Lanche
Pouco antes da chegada em Abu Dhabi eu fiz uma última refeição. Não que eu estava com fome, mas pelo bem dos queridos leitores, tive que solicita-la para poder fazer as fotos!
A carne está ótima e os tomatinho … ah os tomatinhos, deliciosos! Só deixei o alho de lado, pois não sou um grande fã! Minutos antes da chegada em Abu Dhabi, recebi um último mimo da tripulação com a toalha umedecida e uma calorosa despedida de toda a tripulação!
Entretenimento a Bordo
O sistema de entretenimento abordo mantêm o alto nível de toda a experiência na primeira classe do A380 da Etihad Airways. A tela é de excelente tamanho, com ótima definição e o sistema como um todo responde rapidamente aos comandos.
No que diz respeito às opções de entretenimento, asseguro que ninguém fica entediado a bordo. A quantidade de filmes, séries, documentários e música é imensa e, sem dúvida, tem algo para todos os gostos!
Os fones de ouvido são de excelente qualidade e fazem um ótimo trabalho eliminando os ruídos da cabine. Além disso, a Etihad oferece acesso gratuito à internet para os passageiros viajando na primeira classe.
Basta usar o voucher fornecido, momentos após a decolagem. Note que é oferecido apenas 1 voucher por passageiro, suficiente para conectar somente 1 aparelho. Ou seja, é preciso escolher entre o celular ou o laptop, caso o objetivo seja trabalhar a bordo. Agora, cá entre nós, trabalhar com uma experiência dessas é um pecado!
Como Reservar
Além de comprar os bilhetes diretamente no site da Etihad Airways para voar na primeira classe do A380, é possível fazer a emissão com milhas do seu programa de fidelidade ou então com milhas AAdvantage, que é a melhor opção para os leitores brasileiros.
Ao contrário do que muitos dizem no Instagram, infelizmente, não é fácil conseguir essa experiência. Atualmente, a Etihad tem liberado os assentos para serem emitidos com milhas apenas 1 mês antes da data da viagem. Para quem está no Brasil, será preciso ainda providenciar um voo de posicionamento, além de organizar o retorno para casa.
A primeira classe está disponível entre Abu Dhabi e Londres e partir do final do mês de abril também nos voos da empresa para Nova York, com a consequente redução de disponibilidade nos voos para Londres.
Assim que o Valdeci publicou a disponibilidade em nossos grupos de emissões, eu pedi ajuda ao grande amigo Davi Castro que conseguiu nos garantir os voos. Partindo de Londres são necessárias 62.500 milhas, mais US$ 308 em taxas.
Se considerarmos a geração de pontos no programa Esfera a R$ 35 o milheiro, com as taxas de embarque, estamos falando de um investimento ao redor de R$ 5.881,00. Já se a viagem começar em Abu Dhabi, as taxas caem para apenas US$ 34.
No final das contas, cabe a cada um fazer as contas e avaliar se vale a pena tal investimento para uma experiência como essa!
Tome Nota
Embora o review acima seja no trecho Londres – Abu Dhabi, eu também fiz a volta para Londres na mesma cabine. Ainda que limitado a apenas duas experiências, o serviço me pareceu extremamente consistente, com tripulações bem treinadas e simpáticas. Se você é apaixonado por cabines premium, não deixe de curtir uma viagem assim antes que a Etihad Airways tire seus A380 de operação, decretando assim o fim desta fantástica primeira classe.
Enquanto no voo da ida eu fiquei aos cuidados da Chiara, na volta a Mariana e a Andressa cuidaram muitíssimo bem de mim e não deixaram meu copo vazio em momento algum.
A rota Londres – Abu Dhabi – Londres tem apenas 7 horas e digo que ficamos triste no final, pois deixamos a aeronave com um gostinho de quero mais. Na minha opinião, o serviço é simplesmente flawless!
Para Saber Mais
Para ler outros reviews de voos publicados no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.