De acordo com um artigo publicado no Simple Flying, o governo português tem planos de privatizar a TAP no primeiro semestre de 2023 e trabalha com a hipótese dos grupos Lufthansa ou Air France – KLM serem os compradores.
O governo português ainda deverá definir qual será o percentual da empresa a ser privatizado e isso pode ter um impacto direto no interesse da Lufthansa pelo negócio, pois a cia alemã não vê com bons olhos dividir o comando de empresas com governos. Isso foi deixado bem claro no processo de privatização da ITA Airways.
O grupo IAG, dono da British Airways e Iberia, também tem interesse no negócio. Porém, devido à proximidade do hubs de Madri e Lisboa, há preocupações em Portugal que no médio prazo Lisboa venha a perder relevância, com os voos intercontinentais sendo transferidos para a capital espanhola.
Além disso, a aquisição da TAP pela IAG enfrentaria muitos obstáculos para conseguir uma aprovação por parte das autoridades da União Europeia, devido ao domínio que o grupo teria nas rotas para a América do Sul.
Futuro do TAP Miles&Go
Independente de quem comprar a TAP, o que causa preocupação para muitos viajantes brasileiros é o futuro do TAP Miles&Go.
Pelo histórico do grupo Lufthansa até hoje, todas as empresas adquiridas acabam tendo os seus programas de fidelidade descontinuados e absorvidos pelo Miles & More, que definitivamente não é um dos programas de fidelidade mais atrativos.
Porém, se o casamento acontecer com o grupo Air France – KLM, fica difícil opinar qual será o futuro do TAP Miles&Go, pois Air France – KLM não compraram nenhuma empresa aérea desde a sua fusão. De qualquer forma, se o Miles&Go acabar sendo absorvido pelo Flying Blue, outra vez sairemos perdendo já que o programa também não é muito interessante.
Mas, dada a sua posição no mercado brasileiro, talvez tenhamos o TAP Miles&Go independente, seja nas mãos da Lufthansa ou da Air France – KLM. Só o tempo dirá.
Alianças Aéreas
Se o Grupo Lufthansa assumir o controle da TAP, nada muda no que diz respeito às alianças aéreas, pois ambas as empresas estão na Star Alliance.
Já se o grupo vencedor for Air France – KLM, a TAP deverá dar adeus à Star Alliance e migrar para a Sky Team.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias sobre empresas aéreas, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.